A Crise de 1929

Com certeza, a maior depressão econômica de toda a História da humanidade, foi a Crise de 1929, que por longo período causou altas taxas de desemprego, grandes quedas de produção e do PIB em diversos países. A produção Industrial teve uma queda quase insustentável e com  reflexos altamente negativos nas bolsas de valores, motivando a desvalorização das ações do mercado financeiro, deixando o governo aturdido e sem saber como sair da crise.

Brasil

Brasil

O dia 24 de Outubro de 1929, ficou marcado na História da Economia Mundial, como a ¨ Quinta Feira Negra¨ , quando acionistas, perderam do dia para a noite, grandes somas em dinheiro com a queda da bolsa de valores de NY. Aumentou assim a inflação, o fechamento de empresas, e com isso veio o aumento drástico do desemprego. Os dias 28 e 29, foram considerados dias ¨negros¨ para a economia mundial. Os efeitos da crise se espalharam por tudo o mundo sendo mais atingidos os EUA, Alemanha, Austrália, França, Itália, Inglaterra e o Canadá. O Brasil e a Argentina, países pouco industrializados, ao contrário, desenvolveram suas indústrias.

Econômico

Econômico

A Rússia, país socialista, como estava fechado para o mundo capitalista, praticamente não sofreu nenhuma influencia negativa e nem positiva da Crise de 1929. Os efeitos negativos da recessão mundial só começaram a perder terreno a partir de l933, quando EUA e Alemanha, através do Plano New Deal juntamente com medidas de ajuda social. A partir de então, a maioria dos países europeus, de grande cultura Industrial e atingidos pela recessão econômica que se debruçou sobre o mundo, passaram à recuperação lenta e gradativa de suas economias, acompanhando o processo lento da reestruturação da economia mundial como um todo, tendo em vista os reflexos da primeira guerra mundial que havia destruído a economia européia.

Crise de 1929

Crise de 1929

Uma das causas da Crise de 1929 foi, sem dúvida, o abalo que os países europeus sofreram com a primeira guerra mundial uma vez que tiveram seus países derrotados e enfraquecidos economicamente,, ao contrários dos EUA que expandiam sua economia e sua produção de forma extraordinária, gerando grande prosperidade e acumulo de produção agrícola, que por sua vez, com o restabelecimento do economia da Europa pós guerra, não tiveram para quem vender sua produção. Em meio à crise mundial e com mais mercadorias para vender do que compradores para suas mercadorias os preços desabaram e foi o caos. Quebradeira de bancos e bolsa de valores, e a incapacidade dos fazendeiros de pagar suas contas, mais a indústria, que reduziu em 70% sua produção e a taxa de desemprego que atingiu o índice de 25%, com uma deflação de 25% nos preços dos produtos e de 50% nos produtos agrícolas. A reversão se deu com o tempo e muita luta, portanto, quando se sentir em crise, desolado, frustrado economicamente, não esqueça de que nada é pior do que os efeitos de uma guerra mundial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.