9 de Julho

No dia 9 de julho do ano de 1932 tinha inicio no Brasil um conflito contra o governo do então presidente Getúlio Vargas. Esta revolução foi o ultimo grande conflito com o uso de armas que ocorreu em nosso país, e felizmente durou um curto período de três meses, mas deixou grandes marcas históricas. Ocorrido na grande metrópole de São Paulo este conflito armado teve o intuito de derrubar Getúlio, que mantinha um governo provisório, e com isso promover a implantação de uma constituição que trouxesse inovações pertinentes aos interesses do povo. A força policial daquela época tinha muito claro o sentido de dever para com sua terra natal e dessa forma lutou bravamente nesta batalha que se chamou de “Revolução Constitucional”.

9 de Julho

9 de Julho

E tais policiais lutavam por seus próprios ideais em cumprimento do seu dever, sem que as divergências quanto aos pontos de vista não os isentavam de suas obrigações profissionais. Oficialmente o numero de mortos contabilizados foi de 934, mas em números extra oficiais as vitimas fatais contabilizadas foram 2.200. A crise de 1929 teve influencias que repercutiram na explosão da Revolução Constitucional no dia 9 de julho de 1932, afinal um processo como este não se dá do dia para a noite e os rebeldes que se aventuraram nesta empreitada sabiam exatamente o que desejavam conquistar, e forma em busca de seus ideais, retomar o poder em protesto ao sistema ditador que se impunha, e com isso se levantavam muitas questões pertinentes, verdadeiras lições de cidadania.

Feriado

Feriado

Segundo dados históricos os paulistanos enfrentaram a situação de conflito com um pequeno contingente, cerca de 40 mil contra 100 mil homens, soldados. Sendo assim a cidade de São Paulo se viu cercada em uma situação diferente do que era previsto, pois alguns estados que seriam parceiros nesta luta haviam recuado no ultimo momento. Crimes violentos, homens exilados e muita destruição fazem parte desta história, e São Paulo foi vencido pelos militares. Este confronto que faz parte da história do Brasil é comemorado anualmente no estado de São Paulo, onde são lembrados os bravos que lutaram pela democracia em nosso país, bem como todas as conquistas decorrentes da Revolução Constitucional.

Hospital

Hospital

No ano de 1997 o feriado do dia 9 de julho foi transformado em lei, sem duvida esta é uma das muitas leis de importância política, mas somente aos funcionários públicos do estado, com ressalva para os que tem trabalho duro em setores como a saúde, por exemplo, pois são considerados como serviços essenciais, então devem permanecer funcionando, o mesmo acontece com setores ligados as segurança publica. No caso de pessoas que trabalham em empresas privadas a data é tida como ponto facultativo, cabendo aos proprietários dos estabelecimentos permitir aos seus empregados o direito de optar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.