64 Anos das Bombas de Hiroshima e Nagasaki

No inicio do mês de agosto completou 64 anos dos ataques com bombas nucleares na cidade de Hiroshima e de Nagasaki, ambos no ano de 1945. O Prefeito da cidade de Hiroshima realizou um ato solene no Parque Memorial da Paz, construido em memória das vitimas das bombas, e onde estiveram reunidas milhares de pessoas, relembrando a data numa cerimonia genuína. No mesmo horário em que foi lançada a peimeira bomba foi feito 1m de silêncio, relembrando o momento exato em que o piloto do avião de guerra dos Estados Unidos lançou a bomba, matando milhares de pessoas. Na oportunidade da cerimonia, o Prefeito Tadatoshi Akiba fez um discurso em que exigiu que o mundo una as suas forças e tome uma posição urgente para abolir definitivamente as armas nucleares até o ano de 2020. Tadatoshi Akiba é também  Presidente da organização denominada “Prefeitos pela Paz” que agrega mais de 3mil cidades originarias de 134 diferentes países, e que tem como objetivo principal lutar pelo fim das armas nucleares no mundo.

64 Anos

Bombas

Taro Aso, primeiro ministro do Japão também esteve presente na cerimonia e assinou um termo em que reconhece oficialmente que 306 japoneses ainda sofrem doenças originadas da radiação, portanto são consideradas ainda como vítimas da bomba atômica. Naquele ano o Japão sofreu dois ataques com bombas atomicas, o de Hiroshima e o de Nagasaki, com 3 dias de diferença entre o primeiro e o segundo e um total de 140 mil mortos que chegaram a 268 mil nos anos seguintes devido aos terríveis efeitos residuais da radiação.

64 Anos

64 Anos

A data tem repercursão mundial e Ban Ki-moon, secretário geral da ONU também se manifestou através do programa de TV da Organização, conclamando o mundo ao desarmamento, e alertando sobre o perigo catastrófico que as armas de destruição em massa representam. Barack Obama também se pronunciou a respeito e o Senhor Presidente dos Estados Unidos deve presidir uma reunião do Conselho de Segurança da ONU que tratará sobre o desarmamento nuclear. O Presidente Obama traz uma nova força ao assunto ao se aproximar do presidente Dmitri Medvedev da Russia depois que assumiu a Casa Branca, e mostrando ao mundo uma posição bem diversa do seu antecessor George Bush.

64 Anos das Bombas de Hirochima e Nagasaki

64 Anos das Bombas de Hiroshima e Nagasaki

A pauta da reunião deve tratar também da proposta apresentada pela ONU no ano passado para o desarmamento nuclear mundial, que tem 5 pontos basicos, entre eles retomar o Tratado para a proibição de Testes Nucleares já em vigor e que não é cumprido. A data relembra os dois terriveis ataques sofrido por aquela população no maior e único ataque nuclear desfechado contra civis no mundo. O evento ficou conhecido como “holocausto”, um capítulo muito triste da história do mundo moderno, onde o homem usa o conhecimento e a tecnologia contra o próprio homem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.