Melhores Filmes De Tribunal: TOP 10

Filme norte-americano que foi aos cinemas dos Estados Unidos no ano de 1996. Dirigido por Gregory Hoblit e estrelado por Richard Gere, Edward Norton e Laura Linney. Conta história do advogado de defesa, Martin Vail (Gere), que defende o coroinha, Aaron Stampler (Norton), acusado de assassinato do arcebispo católico.

Martin Vail é um proeminente advogado de Chicago que ama o centro das atenções do público e faz tudo o que pode para conseguir clientes com altos salários. Certo dia observa a reportagem da prisão de Aaron Stampler, jovem coroinha com gagueira grave acusado de assassinar o amado arcebispo Rushman.

Vail está interessado em principal na publicidade que o caso vai trazer. Durante as reuniões na cadeia do condado com Aaron, Vail passa a acreditar que o cliente é inocente, para grande desgosto do Ministério Público.

Como o julgamento do assassinato começa, Vail descobre que os líderes cívicos poderosos, incluindo o corrupto promotor John Shaughnessy, perderam milhões de dólares em bens imobiliários devido à decisão do arcebispo não desenvolver em certas terras da igreja.

O arcebispo recebeu inúmeras ameaças de morte. Vail faz uma busca no apartamento dele e encontrou fita de vídeo de Stampler sendo forçado a realizar ato sexual com outro coroinha e uma garota chamada Linda. Vail está agora no beco sem saída! Apresentar a evidência fará Stampler ser mais simpático para o júri, mas também daria ao cliente um motivo para o assassinato.

No clímax, Vail coloca Stampler no banco das testemunhas e questiona de modo suave sobre as relações problemáticas com o arcebispo. Stampler se revela em audiência pública. Ele é subjugado por comissários do tribunal e volta para a cela.

Na cena final, Vail visita Stampler, que diz não se lembrar de nada do que aconteceu no tribunal, mas aos poucos revela os atos criminosos.

Melhores Filmes De Tribunal: TOP 10

Melhores Filmes De Tribunal: TOP 10

2-Questão De Honra – A FEW GOOD MAN (1992)

O advogado militar Kaffee defende marinheiros acusados de assassinato, eles afirmam que estavam agindo sob as ordens oficiais.

Filme de drama de mistério lançado no ano de 1992, direção de Rob Reiner, estrelado por Tom Cruise, Jack Nicholson e Demi Moore. Adaptado para o cinema por Aaron Sorkin. A metragem gira em torno da corte marcial de dois fuzileiros navais dos EUA acusados do assassinato do colega da marinha.

O roteirista Aaron Sorkin teve a inspiração para dramatizar a partir de uma conversa com a irmã Deborah, que tinha se formado na Boston University Law School e se inscreveu para temporada de três anos como advogada do Corpo da Marinha dos Estados Unidos.

Ela estava indo para Guantánamo no sentido de defender grupo de fuzileiros navais que chegaram perto de matar colega Marinha em trote ordenado por oficial superior.

Sorkin tomou essa informação e escreveu grande parte da história em guardanapos no Palace da Broadway. Voltou para casa no sentido de esvaziar os bolsos dos guardanapos e transportar para computador, formando a base.

Em 1988, Sorkin vendeu os direitos do filme para o produtor David Brown antes da estreia, em um acordo com prováveis “seis dígitos”. A metragem teve orçamento de produção de 33 milhões dólares.

Indicações do Oscar: Melhor Filme; Melhor Ator Coadjuvante (Jack Nicholson), Melhor Mixagem de Som (Kevin O’CONNELL, Rick Kline e Robert Eber).

Indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme (Drama), Melhor Diretor (Rob Reiner), Melhor Ator (Tom Cruise), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Nicholson), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin).

O filme estreou em 11 de dezembro de 1992, em 1.925 cinemas. Arrecadou 15.517.468 dólares no primeiro fim de semana. No geral teve arrecadação de 141.340.178 dólares nos EUA e 95.159.822 dólar nos mercados internacionais.

O filme foi um grande sucesso entre os críticos e na bilheteria.  Peter Travers da revista Rolling Stone disse: “As performances são excelentes, direção com maestria garantia, suspense de fusão e caráter para criar um filme que vibra com energia de modo literal”.

Richard Schickel da Revista Times disse ser filme “bem feito, que não desperdiça palavras ou imagens em contar uma história convencional, mas convincente”.

Todd McCarthy da Revista Variety conseguiu prever: “O mesmo fogos de artifício histriônico que prenderam o público ao teatro vai atrair os cinéfilos devido ao poder de dramática”.

Diretor: Rob Reiner;

Estrelas: Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore e Kevin Bacon.

Questão De Honra – A FEW GOOD MAN (1992)

Questão De Honra – A FEW GOOD MAN (1992)

3-Acusados (1988)

Depois que uma jovem mulher sofre um estupro brutal no bar de noite, o promotor ajuda a levar os responsáveis à justiça, incluindo os que incentivaram e aplaudiram o ataque.

Diretor: Jonathan Kaplan;

Estrelas: Kelly McGillis, Jodie Foster, Bernie Coulson e Leo Rossi.

4-O Veredicto (1982)

Um advogado vê a chance de salvar sua carreira e autoestima.

Diretor: Sidney Lumet;

Estrelas: Paul Newman, Charlotte Rampling, Jack Warden e James Mason.

5-Tempo De Matar (1996)           

Jovem advogado defende um afrodescendente acusado de assassinar dois homens que estupraram a sua filha de 10. Os fatos provocam renascimento da KKK que passa a atazanar a vida dos defensores dos negros, iniciando assim a velha problemática do reconhecimento dos diretos civis. Sandra Bullock tenta convencer o advogado que a sua ajuda é inevitável para ganhar a absorção no caso. De fato ela estava certa!

Diretor: Joel Schumacher;

Estrelas: Matthew McConaughey, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson e Kevin Spacey.

6-Meu Primo Vinny (1992)

Dois nova-iorquinos são acusados de assassinato no Alabama rural.

Diretor: Jonathan Lynn

Estrelas: Joe Pesci, Marisa Tomei, Ralph Macchio, Mitchell Whitfield

7-Advogado Do Diabo (1997)

Um advogado figurão recebe mais do que ele esperava quando descobre que seu novo chefe é o próprio Lúcifer.

Diretor: Taylor Hackford;

Estrelas: Keanu Reeves, Al Pacino, Charlize Theron e Jeffrey Jones.

8-Sleepers: A Vingança Adormecida (1996)

Depois de uma brincadeira desastrosa um grupo de meninos é enviado para um centro de detenção onde são brutalizados, mais de 10 anos depois, eles obtêm a chance de vingança.

9-Kramer VS. Kramer (1979)

Um homem recém-divorciado deve aprender a cuidar do filho por conta própria. Em seguida, precisa lutar no tribunal para manter a custódia dele.

Diretor: Robert Benton;

Estrelas: Dustin Hoffman, Meryl Streep, Jane Alexander, Justin Henry.

10-O Sol é Para Todos (1962)

Um advogado no sulista da era da Depressão defende afrodescendente contra uma acusação de estupro imerecida.

Diretor: Robert Mulligan.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.