História Que Inspirou o Filme Santuário

Sanctum: Filme 3D australiano de drama e aventura lançado no ano de 2011, dirigido pelo Alister Grierson e escrito por John Garvin e Andrew Wight. Estrelado por Richard Roxburgh, Rhys Wakefield e Ioan Gruffudd. Wight também produziu a metragem, com James Cameron como produtor executivo.

História Que Inspirou o Filme Santuário

História Que Inspirou o Filme Santuário

História Real Do Filme Santuário!

Sanctum foi inspirado poe história vivida pelo  roteirista do filme, Andrew Wight, depois da experiência de um mergulho nas cavernas da Austrália, em 1988, que resultou em treze espeleólogos presos nos sistemas subaquáticos em Nullarbor Plain, após estranha tempestade.

No filme a região é considerada como último local que ainda não foi explorado pela raça humana. Ao momento em que o ciclone tropical faz o trabalho de inundar a entrada principal, a equipe passa a lutar para poder sobreviver nas profundas cavernas.

História Real Do Filme Santuário!

História Real Do Filme Santuário!

Baseado na Gold Coast em Queensland, na Austrália, Sanctum emprega técnicas de fotografia 3D desenvolvidas para o Avatar. Todas as sequências subaquáticas ocorrem em um tanque de água no Village Road Show Studios, em Queensland.

Cavernas reais também foram filmadas na região. O mergulhador Agnes Milowka, que aparece como um casal no filme, foi afogado em uma dessas cavernas, em 27 de Fevereiro de 2011, quando ficou sem ar, supostamente. Universal Studios e Relativity Media pagou US$ 12 milhões para os direitos de distribuir a metragem nos Estados Unidos, no Canadá e em outros países estrangeiros.

Elenco: Filme Santuário

  • Richard Roxburgh como Frank McGuire
  • Ioan Gruffudd como Carl Hurley
  • Rhys Wakefield como Joshua “Josh” McGuire
  • Alice Parkinson como Victoria “Vic” Elaine
  • Daniel Wyllie como George
  • Christopher Baker como JD
  • Nicole Downs como Liz
  • Allison Cratchley como Judes
  • Cramer Caim como Luko
  • Andrew Hansen como Dex
  • John Garvin como Jim Sergeant

Bilheteria

Sanctum abriu com US$ 9,2 milhões o primeiro fim de semana, chegando ao segundo lugar, atrás de The Roommate. Pesquisas do Cinema Score indicaram um C + nas audiências. Em março de 2011, foi o décimo maior filme australiano em bilheteria internacional.

O filme recebeu críticas negativas de modo quase predominante nos EUA. Rotten Tomatoes relata que 30% de 157 críticos avaliaram de maneira positiva o filme com pontuação média de 4.5/10. O consenso afirma que “Sanctum” é fotografado com beleza e faz melhor uso da tecnologia 3-D do que a maioria das outras metragens, mas não compensa por causa roteiro e elenco sem vida”. Na classificação Metacritic conquistou 42 pontos em 100. Porém, no resto do mundo, onde ocorreu a maior parte da receita bruta, alguns comentários foram melhores.

Cavernas Que Inspiraram o Filme Santuário

Ao ver as fotos sobre as cavernas que inspiraram o filme é possível ficar impressionado com os efeitos visuais e naturais que trazem cenários parecidos com sonhos, situados na ilha ABACO, das Bahamas.

Em termos práticos o filme está baseado em eventos reais pela equipe liderada por mergulhadores que exploravam quilômetros de regiões submersas até o momento em que uma grande tempestade fez bloqueio no caminho de entrada. Para conseguir sair do local a tempo, eles tiveram que explorar duas regiões inabitáveis e ao mesmo tempo contar com a sorte.

De acordo com grande parte dos especialistas, explorar o locar requer certo nível de treinamento e coragem. Inclusive mergulhadores preparados não podem prever o que pode acontece na exploração. Por exemplo, no caso de tempestades e ciclones marítimos, diversos problemas podem acontecer no caminho.

A ilha ABACO está repleta de passagens subterrâneas que compõe vasta rede de cavernas acessíveis por quase mil entradas, conhecidas em termos geológicos como “buracos azuis”. Nos dias atuas apenas vinte por cento delas foram explorados em níveis científicos. Não representa tarefa fácil fazer a exploração por causa da inexistência de qualquer sinal de luz. Os labirintos podem ter profundidade equivalente a mais de 180 metros.

Não se pode ignorar o fato de que o ambiente tem baixo índice de oxigênio, além de ser rico em sulfeto de hidrogênio, fabricado por bactérias residentes na água salgada. O efeito gera certa nuvem tóxica aos seres humanos. Especialistas apontam que os mergulhadores não podem passar longo período perto delas porque determinadas substâncias trazem a capacidade de penetrar as protegidas roupas de mergulho e por consequência gerar delírios, náusea e até mesmo o óbito.

Resumo: O Santuário

Joshua “Josh” McGuire (Rhys Wakefield), Carl Hurley e sua namorada, Victoria “Vic” Elaine (Alice Parkinson), seguem viagem para a caverna em Nova Guiné. O pai de Josh, Frank (Richard Roxburgh), um mergulhador mestre, já estabeleceu acampamento em frente, dentro da caverna em que a equipa explora por semanas.

Ao explorar uma parte da caverna conhecida como Restrição do Diabo, Judes (Allison Cratchley) tem um problema com sua mangueira do tanque de ar. Depois de algumas mudanças ela tenta manter a máscara, mas Frank se afoga.

Enquanto Josh sobe para a superfície com Luko, Liz e JD, a caverna começa a inundar após enorme tempestade imprevista que se transforma em um ciclone, causando enchentes e inundando partes da caverna. Josh decide voltar. mas não consegue por causa dos problemas feitos pela tempestade e tornado. A tentativa de chegar à saída ao mundo da superfície acaba. Os membros da equipe começam a morrer. No final, Frank e Josh são os únicos sobreviventes.

Os dois encontram uma pequena abertura na caverna, mas decidem continuar. Mais tarde eles descobrem Carl, o traidor do grupo. Frank é gravemente ferido por Carl que perfura suas costas no contra-ataque. Josh é então convidado por Frank a aliviar sua dor, afogando-o. Assim que ele começa a perder a esperança, Josh encontra uma saída através da caverna para abrir o mar. Ele é visto rastejando para a praia na qual acaba descoberto por três pescadores.

Vale ressaltar que o filme foi baseado na Gold Coast, em Queensland, na Austrália. Sanctum emprega técnicas de fotografia 3D desenvolvidas para o filme Avatar. Todas as sequências subaquáticas ocorrem em um grande tanque de água no Village Road Show Studios, em Queensland.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.