Filme ‘’Uma Lição De Amor’’

O filme Uma Lição de Amor, cujo título original é “I am Sam” é uma produção americana de 2001, que foi lançada no Brasil no ano seguinte, em março de 2002. O drama teve o seu roteiro assinado por Jessie Nelson e Kristine Johnson.

Os produtores do filme Uma Lição de Amor foram: Claire Rudnick, Polstein, David Rubin, Richard Solomon, Michael De Luca, Marshall Herskovitz, Edward Zwick e Jessie Nelson.

Os atores principais do elenco são Sean Penn, no papel de Sam Dawson, Dakota Fanning que vive a pequena Lucy e Michele Pfeiffer, a advogada Rita.

Apesar de ser considerado um dos grandes filmes da história do cinema, não recebeu nenhum Oscar.

Sinopse Do Filme Uma Lição De Amor

O nome traduzido para o português pode até deixar dúvidas, mas no título original “I am Sam”, fica claro quem é a figura central desse drama americano. Sam Dawson é o personagem principal da trama interpretado por Sean Penn.

A história do filme Uma Lição de Amor conta sobre o personagem Sam, que é um homem com deficiência intelectual. Na prática, apesar da sua idade, ele possui algumas limitações. Principalmente, porque não age como um adulto e sim como uma criança de sete anos de idade. Essa seria a sua idade mental.

Sam não vive sozinho, ele tem uma filha chamada Lucy, que é interpretada por Dakota Fanning. A menina é fruto de uma relação que Sam teve com uma moradora de rua que ele deixou que ficasse na sua casa por alguns dias. Porém, depois de ter a filha, a mãe, a abandonou no hospital.

Porém, Lucy não ficou sozinha, Sam criou a menina e para tal contou com a ajuda de quatro amigos, todos eles também com algum tipo de deficiência.

Tudo vai indo bem até que Lucy chega em uma idade que percebe a deficiência intelectual do pai e na escola, procura não ir muito além, não aprender “demais”, pois não quer que seu pai seja menos inteligente que ela.

A Parte Dramática Do Filme

Se o filme começa leve e positivo, mostrando que é possível que uma pessoa com limitações intelectuais leve uma vida próxima do normal e ainda crie uma criança, chega o momento em que muda tudo. Começa o drama vivido por Sam, quando a guarda de sua filha é ameaçada. Isso mesmo, com sete anos de idade, Sam pode perder a guarda da filha.

O primeiro episódio é quando uma assistente social vai até a casa de Lucy e Sam e conclui que a menina não pode viver com o pai e a leva para um orfanato. A alegação é que Sam é “incapaz de cuidar da própria filha”.

Os quatro amigos de Sam, que foram fiéis a ele e ajudaram na criação de Lucy o incentivam a não aceitar a decisão da Justiça sem questionar e o convencem a buscar um advogado. Neste momento, Lucy já está sob custódia do governo em um orfanato aguardando o processo de adoção. A Justiça reinterou que Sam não é mesmo capaz de cuidar da filha.

A Luta Do Personagem Principal

Sam encontra a sua advogada, Rita, vivida por Michelle Pfeiffer. A advogada bem conceituada não aceita de cara a ajudar Sam, pois o mesmo não tem como pagá-la. Porém, para demonstrar que é uma pessoa de bons sentimentos, acaba aceitando o caso de Sam, sem que ele tenha que pagá-la.

O que começou para “fazer papel de boazinha”, esse foi o real motivo de Rita aceitar o caso, vai mudando com o passar do tempo, pois a advogado vai se envolvendo com a história do seu cliente.

Rita que na vida pessoal vive o seu drama particular, que é não conseguir se relacionar bem com o filho, acaba sendo influenciada pela relação cheia de amor entre Sam e sua filha Lucy. Ela percebe o quanto Sam se esforça por não querer perder a filha e acaba o admirando pela sua forma de conduzir essa relação.

A briga de Sam com ajuda da advogada Rita vai para os tribunais. Ele que a guarda da filha de volta enquanto a indicação é que Lucy seja adotada por pessoas “normais”. Por isso Sam precisa provar que é capaz de criar uma criança e durante esse processo tem que superar os seus próprios limites.

A Mensagem Do Filme Um Lição De Amor

O filme está bem longe de ser uma simples ficção. O drama que Sam vive é muito comum entre as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência. De cara, essas pessoas são consideradas incapazes de fazer qualquer coisa, que não são normais, quando na verdade, possuem várias habilidades.

Essa relação de Sam com a filha, o fato de ele não abrir mão de criá-la é um ponto para se repensar as relações e o diretor, apesar de se tratar de um drama, recorre a cenas bem-humoradas, que emocionam o público e facilmente arrancam lágrimas dos telespectadores.

Seann Penn, que vive Sam, o personagem principal, dispensa elogios sobre sua atuação. O ator faz o personagem apesar ao 100% real, não tem como não acreditar. Além de interpretar muito bem uma deficiente intelectual, ele o faz de um modo que nos coloca de certa forma na pele de Sam, o que emociona ainda mais e nos faz refletir.

É bem provável que a mensagem escondida por trás de cenas tão bem feitas, texto de boa qualidade, atores fazendo grandes interpretações tem uma mensagem simples, mas profunda, que quando há amor tudo é possível.

Sam é bondoso, sincero e inocente, mas sabe muito bem o que quer, cuidar da sua filha e demonstra isso todo o momento do filme que precisa convencer um tribunal de que ele é capaz de dar a Lucy tudo o que ela precisa. E Lucy está em total sintonia com o pai e deixa isso claro em uma das frases importantes do filme, a menina diz para Sam: “Tudo o que eu preciso é amor!”. Deixando claro que isso ela sempre teve de sobra.

Os filmes de hoje tem forte influência no modo de pensar das pessoas. Aqueles que são dramáticos nos emociona, os de terror nos aterroriza, o de comédia nos faz cair na risada e aqueles de  ficção científica nos transportam para outros mundos.’’Uma Lição de Amor’’ é o filme no qual falaremos.

O filme conta a história de Sam Dawson (Interpretado por Sean Penn), um deficiente mental que cuida de sua filha chamada Lucy (Interpretada por Dakota Fanning), contando com a ajuda de seus amigos.

Filme ‘’Uma Lição De Amor’’

Filme ‘’Uma Lição De Amor’’

Aos sete anos, Lucy surpreende a todos ao passar o seu pai no termo intelectual, chamando a atenção do serviço social que quer a todo custo a menina internada num lar a espera de adoção.

Com esta ameaça por perto, o pai ,vendo que a perderia, começou a lutar incansavelmente com a sua advogada Rita Harrison (Interpretada por Michele Pfeiffer). Se você se interessou pra ver como o filme irá terminar, não deixe de conferi-lo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.