Escritores da Liberdade

Para quem não sabe, Escritores da Liberdade é um belíssimo filme, lançado recentemente que tive o prazer de assistir com minha família, incluindo minha filha de treze anos. Acho importante ressaltar isso porque se trata de um filme que transmite uma linda mensagem de vida, trás temas como dignidade, valores, respeito e muitos outros assuntos que realmente necessitam ser abordados com nossos jovens atualmente.

Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade

Outra questão importante levantada pelo filme se refere aos sistemas de educação deficitários e as imensas dificuldades encontradas por professores e alunos dentro das escolas. Não podemos concordar com sistemas educacionais que se dedicam a  cumprir prazos, preencher formulários ou ainda simplesmente se preocupar em vencer conteúdos como Cultura Religiosa, mas sem a menor noção de solidadriedade, de humanidade, de igualdade, isto é absurdo, é hipocrisia, e são exatamente estas situações que são retratadas neste filme chamado Escritores da Liberdade.

Livro

Livro

O mais impressionante sobre o filme Escritores da Liberdade é que estes fatos todos aconteceram de verdade, ou seja, o filme foi inspirado na luta de uma professora que da aulas em uma escola onde os conflitos de raça, lutas entre gangues, etc., são constantes e levam muitos jovens a morte. A principal luta desta educadora está em como vencer a crise, e como mostrar a estes jovens, apesar de toda adversidade e sem o auxilio dos órgãos competentes da escola, que existe uma chance para eles além da violência, das guerras e brigas. É preciso que haja fé, que haja crença, e que esta crença nas potencialidades de cada ser humano possa ser transmitida através de um trabalho que toque os alunos em seus corações, em suas realidades, que lhes fale de suas vidas, das perdas, das dificuldades, que responda seus questionamentos íntimos e que desta forma realmente o que é visto na escola possa lhes ser útil de verdade. Chegar ao final de etapas em nossas vidas escolares deve significar bem mais do que participar de um cerimonial de formatura.

DVD

DVD

O filme Escritores da Liberdade surge do resultado de um lindo trabalho realizado por uma professora que acredita no poder transformador da educação e que fez de tudo para superar um sistema educacional que barra as realidades dos educandos, que ao invés de incluí-los os deixa a margem da sociedade, gerando cada vez mais revolta, desordem, guerras e guerrilhas, lutas de gangues, etc. Estes alunos, inicialmente considerados como os piores da escola, escreveram um livro que inspirou o filme, chamado Escritores da Liberdade, onde relatam de forma realista e comovente o modo como modificaram suas vidas tocados pelo idealismo de uma profissional que acredita em seu trabalho e ama o que faz. Embora muitos afirmem que a sabedoria vem com a idade, sempre é tempo de aprender e a educação parece ser a chave para a solução de muitos problemas da humanidade.


Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário