Cidadão Kane

Dirigido por Orson Welles em 1941, o filme Cidadão Kane é considerado um dos, se não o maior, filme já feito. Com muito drama e suspense, o longa causou um grande impacto na sociedade americana, inovando na sua produção e também na sua história. Foi o primeiro trabalho de Welles para as telonas, pois o jovem tinha apenas realizado trabalhos de sucesso no teatro e em narrações radiofônicas, ganhando destaque no cenário cultural.

O filme ganhou destaque nos Estados Unidos tanto pelas suas novas técnicas de enquadramento cinematográfico e de narração, pois o filme, além de começar com o protagonista já morto, o teto dos ambientes também era filmado. Além disso, repercussão por parte da história ajudou Welles a ganhar mais destaque com Cidadão Kane, pois o magnata de veículos de comunicação norte americano William Randolph Hearst acusou o longa de denegrir a sua imagem, pois em vários pontos da história era possível encontrar certas semelhanças entre Hearst e Kane.

Filme

Contudo, isso não impediu o filme de Orson Welles de ganhar vários prêmios, como o de Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Protagonista, Melhor Diretor, Melhor Filme, entre outros, no Oscar de 1942. Além disso, é considerado por muitos críticos de cinema, assim como pela American Film Institute, como o melhor filme de todos os tempos.

A História

O filme começa com a morte do protagonista do filme, chamado Charles Foster Kane. Assim, instigado com a morte de um dos homens mais poderosos do mundo, um jornalista começa a investigar sobre a vida dele, levando o repórter a conhecer a vida de Kane para tentar encontrar o significado da palavra Rosebud, última palavra dita pelo protagonista.

Desfecho

Assim, o jornalista começa a entrevistar pessoas ligadas com o passado de Kane e acaba colhendo depoimentos que o fazem perceber como a vida do seu personagem principal foi ruim, pois percebe que ele era um homem solitário e que desde quando era criança foi obrigado a obedecer e fazer a vontade de outros. Assim, Kane busca, por meio do seu sucesso financeiro, reescrever a sua péssima infância.

Muito Além do Cidadão Kane

O documentário feito pelo britânico Simon Hartog, exibido em 1993 pelo canal Channel 4, faz uma comparação do filme com o poder adquirido pela Rede Globo no Brasil. O documentário mostra a relação entre a mídia e a política em nosso país, destacando a influência da Globo sobre a sociedade brasileira. Além disso, há uma notável comparação do poder do fundador da emissora, Roberto Marinho, com o protagonista do filme, Charles Foster Kane.

Influencia

O filme britânico foi proíbido de circular no Brasil por ordem judicial. Entretanto, isso não impediu que a principal concorrente da Rede Globo, a Rede Record, comprasse os direitos de transmissão por 20 mil dólares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.