Estação Ferroviária

Antes da difusão dos automóveis e viagens aéreas, as estações ferroviárias, tinham grande relevância no transporte de pessoas, pois as levavam de uma cidade a outra. Com o aumento do leque de possibilidades de transporte as estações ferroviárias foram, pouco a pouco, perdendo a sua relevância e ficando esquecidas. Contudo, se observou o grande potencial turístico que as estações possuem e várias delas foram revitalizadas para receber visitas.

O Investimento do Ministério do Turismo

Com o crescimento da modalidade de turismo ferroviário, o Ministério do Turismo (MTur) investiu mais de R$ 20 milhões na recuperação de estações ferroviárias bem como na implantação de trens turísticos. Para que esses trens possam oferecer o melhor de um passeio ferroviário para os turistas os trechos da malha foram recuperados.

Estação Ferroviária

Estação Ferroviária

Passageiros

Estima-se que haja 115 locomotivas e 222 carros realizando o transporte de passageiros, um número bastante significativo quando pensamos que era um meio de transporte ocioso. Há 33 trens turísticos concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país, esses trens permitem que se estabeleça um novo caminho econômico no turismo. Além disso, esses passeios têm fortalecido alguns importantes destinos históricos do país.

Emprego e Renda

As obras focadas no turismo ferroviário tem se mostrado bastante relevantes também para a geração de emprego e renda. Atualmente, o Brasil conta com 18 ferrovias regionais que juntas representam 22 mil quilômetros quadrados passando por 19 estados. Estando presente numa porcentagem tão representativa do território nacional é natural que as estações ferroviárias representem a geração de emprego e renda. As regiões pelas quais os trens passam se tornam integradas e os trechos ferroviários deixam de ser ociosos.

Estações Ferroviárias

Passeio de Trem de Curitiba a Morretes

Um dos passeios de trem mais famosos do Brasil é o trecho de trem oferecido pela Serra Verde Express que sai de Curitiba, capital do Paraná e vai até Morretes, uma pequena cidade que está incrustada no meio da Serra do Mar. Contudo, há a versão mais extensa do passeio que vai até Paranaguá. A dica é verificar com antecedência se o trecho até Paranaguá está ativo.

Trem Caipira

Uma das novidades de São José do Rio Preto, São Paulo, é o chamado Trem Caipira. A locomotiva foi adquirida pela prefeitura do município e se tornou um dos atrativos turísticos.

Estação Ferroviária de Ceará-Mirim

Esse é um exemplo de estação que funciona como meio de transporte de estudantes que precisam se deslocar de Ceará-Mirim a Natal, no Rio Grande do Norte.

Estações Ferroviárias Desativadas

Algumas estações ferroviárias mesmo estando desativadas ainda se mantêm como pontos turísticos. Podemos citar como exemplo a estação ferroviária de Joinville, uma importante cidade de Santa Catarina. A construção é também considerada como patrimônio histórico. A estação atualmente está aberta a visitações do público com entrada gratuita.

Outros exemplos interessantes de estações que foram recuperadas para se tornar pontos turísticos é a de Rio das Flores, no Rio de Janeiro, e a de Passo Fundo, do Rio Grande do Sul. O segundo caso ainda conta com o Parque da Gare que passou por uma reforma oferecendo espaço para a prática de esportes e também para exposições de arte e cultura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.