Supletivo Online: Como Funciona

Os dados de jovens alunos da rede estadual de ensino no Brasil  que deixam a escola porque precisam trabalhar, ainda é muito significativo. E uma maneira de voltar aos bancos escolares e completar os estudos “salvando” o tempo perdido é recorrendo ao supletivo.

Há um tempo atrás, alguns supletivos prometiam a possibilidade de completar o que deveria ser feito em 4 anos, em somente 90 dias. Mas, escolas que ofereciam esse brevíssimo tempo foram cassadas pelos órgãos de educação competentes.

Agora, para concluir o ensino médio, por exemplo, é necessário completar 200 horas aula e isso só pode ser feito dentro de no mínimo 1 ano.

Na verdade, o objetivo do supletivo é esse, conseguir concluir os estudos em bem menos tempo, porém, adquirindo os conhecimentos necessários. Mas, os professores admitem que o curto tempo não é suficiente para que os alunos aprendam tudo o que deveriam aprender e que algumas informações ficam perdidas. Eles lembram que dar o mesmo conteúdo de um ano em seis meses também seria muito mais difícil para o aprendizado desse aluno. Outro detalhe é que muitas das pessoas que recorrem ao supletivo passaram uma longa temporada sem estudar e recomeçar é bem mais complicado.

Os profissionais da educação alertam que o supletivo sem dúvida nenhuma é uma boa alternativa para recuperar os anos de escola perdidos, mas de jeito nenhum, é eficiente quanto ao conteúdo. Eles aconselham ainda que pretende encarar o ensino superior, que prefira retomar a escola normal para concluir os estudos. A falta das informações que não serão dadas num curso supletivo pode afetar o desempenho do aluno a universidade.

E Quando o Supletivo é Online, à Distância

Apesar do conselho dos educadores de que buscar uma escola regular é sempre uma melhor alternativa, nem sempre isso é possível. Se o problema era falta de tempo por causa do trabalho anteriormente, que fez o aluno largar os estudos, provavelmente, o “problema” ainda existe. E mais, nem sempre, mesmo se tratando de um supletivo, algumas pessoas podem se deslocar e acompanhar as aulas, por mais que o tempo seja bem reduzido. Por isso, surge uma segunda alternativa, que é o supletivo online ou chamado de supletivo à distância.

Quanto ao conteúdo, o supletivo online terá o mesmo daquele com aulas presenciais, isto é, que o aluno é obrigado a frequentar a escola. Sendo à distância, o grande problema pode ser em relação as dúvidas. E claro, para estudar em casa é necessário disciplina. O aluno deve dedicar uma parte do dia para os estudos, organiza-se, de modo que consiga conciliar todas as atividades.

Vale lembrar que o mercado de trabalho tornou-se ainda mais competitivo e em consequência, exigente e as pessoas, em geral, estão se preparando para isso. Por isso, para enfrentar um banco de universidade é necessário ter uma boa base dos ensinos fundamental e médio. Então, aproveite que os cursos são online para comparar mais escolas e buscar aquela que consegue aplicar o melhor conteúdo possível, no prazo mais curto. É muito comum que as pessoas pensem somente no tempo e na vontade de concluir o ensino fundamental e ou médio e se esqueçam o quanto o aprendizado é importante. A melhor escola de supletivo online não é aquela mais fácil de superar ou com a carga horária menor, e sim, aquela que consegue ensinar melhor o conteúdo que fará falta mais a frente.

Tire Suas Dúvidas: Como Funciona o Supletivo Online

O supletivo online ou chamado de supletivo à distância pode suprir as suas necessidades e te preparar para o competitivo mercado de trabalho sim, desde que seja feita a escolha certa. Para qualquer tipo de trabalho são exigidos o ensino fundamental e ou médio concluído. Por isso, antes que você perca uma oportunidade pela falta do diploma, mesmo sem tempo, pode recorrer ao supletivo ministrado no computador, a versão online.

Os seus estudos, a grade de aulas, como tirar dúvidas e testes, serão passo a passo sendo combinado com a escola que você escolheu. Você pode estudar onde quiser e usando o tempo que tem sobrando, porque é como se a “escola” se adaptasse as suas necessidades.

O curso de supletivo online é reconhecido pelo Ministério da Educação, por isso, na hora de escolher a sua escola, faça questão de ver se ela está credenciada no órgão do governo federal. Os cursos que estão devidamente autorizados estão aptos a preparar os alunos para realizar os exames nas instituições de ensino que também são credenciadas e que emitirão, no caso que o aluno supere, o certificado. O diploma conseguido dessa forma tem valor legal em todo território brasileiro.

Normalmente, os cursos de supletivo online são mais procurados por adultos e alguns jovens, pessoas que passaram da idade “normal” da fase escolar. Essas pessoas, normalmente, por questões de horário de trabalho não podem frequentar a escola, mesmo que seja um supletivo.

Um detalhe importante que o aluno do supletivo deve ter em mente é que ele é o maior responsável pelo próprio sucesso ou fracasso. Ele precisa ter muita força de vontade porque a “falta” do professor diário tirando as dúvidas no momento pode ser uma barreira.

Endereços de Escolas que Disponibilizam o Curso de Supletivo Online:

  • Centro Educacional Interativo: a escola oferece tanto o curso do Ensino Fundamental, como o curso do Ensino Médio. O aluno receberá o material didático necessário para acompanhar as aulas à distância. Endereço eletrônico: http://www.supletivoacelerado.com.br/supletivo-a-distancia/
  • Instituto Universal Brasileiro: essa escola virtual atende todas as regiões brasileiras e também oferece cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para conseguir o diploma, porém, é necessário fazer a prova do EMCEEJA, no caso do Ensino Fundamental e o ENEM, no caso do Ensino Médio. Veja o endereço eletrônico: http://cursos-supletivo.institutouniversal.com.br/

Você também pode verificar na sua cidade se existe um curso Supletivo online que atenda as suas exigências ou sempre no site do Ministério da Educação para saber se os escolas estão regulamentadas.

É muito importante que a escola escolhida por você para fazer o supletivo à distância esteja regulamentada para que o certificado concedido no final do curso tenha validade em território nacional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário