Professores Criativos No Ensino Do Direito

No dia 29 de dezembro de 2011, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou oficialmente o edital do 146º Exame de Ordem. Dessa forma, está aberta mais uma temporada de estudos para quem deseja obter a aprovação no exame, o que habilita o bacharel em Direito a exercer a profissão de advogado.

Desde que o Exame de Ordem passou a ser realizado de forma unificada (a mesma prova para todos os estados), em 2010, as provas passaram a ser cada vez mais complexas, extensas e com conteúdo muito amplo, tanto no exame de primeira fase, com questões de múltipla escolha, como na segunda fase, que envolve questões discursivas. Com isso, nos últimos anos, a média de aprovação costuma ser de 15%, segundo dados da OAB.

Dessa forma, para quem pretende obter a aprovação no Exame de Ordem, não basta mais contar com o estudo recebido na faculdade. É preciso estudar muito mais, de preferência pelo menos seis horas diárias das matérias abordadas na primeira fase, ou seja, quase tudo o que foi ministrado em cinco anos de faculdade.

Como muitos bacharéis não se recordam de matérias ensinadas no início do curso e pretendem se atualizar, já que quase que diariamente ocorrem mudanças na legislação de diversas matérias, passando a procuram cada vez mais cursinhos preparatórios para o Exame de Ordem.

Professores Criativos No Ensino Do Direito

Professores Criativos No Ensino Do Direito

Assim como os cursinhos preparatórios para o vestibular, esses estabelecimentos procuram oferecer um clima descontraído para que os alunos se sintam mais relaxados e consigam entender a grande carga de conteúdo das matérias abordadas no exame, que estão cada vez mais complexas, ainda mais a partir de 2010 quando a organizadora FGV passou a realizar o exame e a cobrar muitas questões de Direito Empresarial.

Como se não bastasse a grande carga de matérias a serem abordadas, os professores precisam correr contra o tempo para explicar aos alunos a matéria antes do Exame. Os mestres têm dificuldades em conseguir animar os alunos das turmas da noite, já que a maioria vai ao curso após um longo dia de trabalho e se sente desmotivada para estudar.

Professores Criativos

Professores Criativos

Para facilitar a tarefa de explicar a matéria para esses alunos, muitos professores adotam didáticas semelhantes aos docentes de cursos pré-vestibulares, investindo em músicas, charges e tecnologia para ensinar Direito.

Professores como Sandro Caldeira, que é delegado e professor de Direito Penal e Criminal em cursinhos preparatórios, e Alexandre Mazza, professor de Direito Administrativo e Tributário da rede de cursos preparatórios LFG, chamam a atenção pela maneira descontraída que utilizam para ensinar os alunos e facilitar o aprendizado das matérias.

No caso de Caldeira, o docente procura fazer uso de métodos variados para que os alunos possam memorizar o conteúdo de maneira lúdica. A música é uma importante aliada encontrada pelo professor para facilitar a tarefa.

Ensino Do Direito

Ensino Do Direito

O professor tenta explicar o conteúdo das leis com as músicas, como forma de complemento na teoria dada em sala, com versões de músicas conhecidas. Esse mesmo recurso é utilizado por Mazza, que também faz uso de charges e tecnologia para explicar a matéria tanto para seus alunos do cursinho presencial e das suas aulas no programa “Prova Final”, exibida pela TV Justiça e em seu perfil no Twitter (@professormazza), que já conta com número recorde de 100 mil seguidores, fãs de suas versões de músicas de cantoras de axé adaptadas para memorizar pontos importantes da matéria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.