Oswald de Andrade

José Oswald de Souza de Andrade foi um escritor, poeta e dramaturgo brasileiro que nasceu na cidade de SÃO PAULO em 11 de janeiro de 1890 e morreu 22 de outubro de 1954. Filho do único de Inês Henriqueta e José Oswald Nogueira de Andrade um casal que possuia muitas cedulas de dinheiro e que fazia parte da sociedade paulista. Oswald de Andrade estudou direito na faculdade do Largo de São Francisco, e já formado vai para a Europa. Na Europa se depara com a boemia estudantil e com as idéias futuristas, lá também conhece Kamiá que vai ser a mãe de seu primeiro filho Nonê que nasce em 1914. Volta para São paulo e volta para os bancos universitários, cursa então jornalismo literário, e no ano de 1917 passa a viver maritalmente com Deise.

Oswald de Andrade

Oswald de Andrade

Nessa época conhece Mario de Andrade e defende veementemente Maffalti, pintora modernista, de uma crítica do seu contemporâneo Monteiro Lobato. Já se podia perceber seu perfil contestador e revolucionário e junto com seu amigo Mario de Andrade e outros intelectuais da época organizam aquele que será no futuro um marco na cultura brasileira, a Primeira Semana de Arte Moderna, em 1922. A partir daí seu futuro está traçado, dedica-se inteiramente a arte, a poesia e a cultura brasileira, leitor ávido, tem seu primeiro manifesto publicado no jornal “Correio da manhã” no dia 18 de março de 1924, e leva o nome de “Poesia Pau-Brasil”. No ano de 1925 esse mesmo manifesto seria usado como abertura de seu primeiro livro de poesias que leva o mesmo nome “Pau-Brasil”.

Poesias

Poesias

Mesmo depois de ter vivido tantos amores seu primeiro casamento foi com a artista plástica Tarsila do Amaral, juntos formam um casal revolucionário no cenário das artes brasileiras, respeitados pelas suas idéias e por seu trabalho, fundam um movimento em prol da criação de uma cultura brasileira própria, banindo os estrangeirismos.  Em 1929 Oswald de Andrade se separa da esposa, rompe com o amigo Mario de Andrade e apaixona-se então pela escritora Patrícia Galvão, comunista militante. Oswald funda o jornal “O Homem do Povo”, que fica em circulação até 1945, quando rompe com o PCB e termina com o jornal e com o casamento que não fora um casamento bem sucedido . Com Pagu tem seu segundo filho, Rudá.

Poemas

Poemas

Em 1936, Oswald de Andrade casa-se novamente, dessa vez com a poetisa Julieta Bárbara. Em 1944, o último e derradeiro casamento, é Maria Antonieta D’Aikmin, que vai ficar sossegar seu espírito inquieto e desejoso de amor, vivem juntos até sua morte. Oswald de Andrade marcou a literatura brasileira com livros e oportunidades, com seu espírito irreverente, inquieto, sagaz e com uma pitada de humor, deixou uma obra muito importante para a cultura brasileira. Mas a bibliografia de Oswald de Andrade é muito extensa para caber num simples artigo, ele ainda vai produzir muitos livros, manifestos, poesias e trabalhos sem fim, teve  muitos amores e amigos, enfim, uma vida intensa de alguém que passou por aqui e com certeza deixou sua marca, deixou uma mensagem de vida e de amor a vida e a liberdade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.