Ondas

O Que São Ondas?

Sempre ouvimos físicos dizendo palavras como “ondas eletro-magnéticas”, “ondas sonoras”, mas ás vezes passa em branco a real definição de ondas. Simples exemplos podem ser dados, podemos dizer que vivemos numa “poluição” de ondas, onde a todo momento somos bombardeados por ondas por todos os lados. Alguns exemplos são as ondas no mar, a luz, o som, transmissões de radio, etc. Indo um pouco mais fundo no assunto, descobrimos que nos ramos da Física e Astronomia, uma onda pode ser caraterizada como uma perturbação que se propaga num meio, transportando energia de um ponto a outro. Mas lembrando, não é possível transmitir matéria de um ponto a outro.

Ondas

Ondas

Classificações

Podemos classificar as ondas, quanto à:

– Forma: unidirecional (uma só direção), bidirecional (em um plano) e tridimensional ( em todas as direções).
– Natureza: ondas mecânicas ( que necessitam de um meio para se propagar ) e eletromagnéticas (que pode se propagar ate mesmo no vacuo ).
– Direção: transversais (direção perpendicular à direção de vibração ) e longitudinais ( a direçao coincide com a direçao da vibraçao ).

Eletromagnéticas

Eletromagméticas

Propriedades das Ondas

Vamos tentar discutir alguns exemplos de fenômenos facilmente observados por todos:

– Difração: quando uma onda contorna um orifício ou onda. Isso ocorre quando o comprimento de onda de uma onda é do mesmo tamanho que o obstaculo. Imagine um tanque cheio de agua ou até mesmo uma piscina com ondas planas sob a superfície, onde haja uma parede com orifício pequeno. Pode-se pensar que adiante desse orifício, a onda só se propaga entre os pontos das extremidade do orifício, mas o que realmente ocorre é esse orifício agirá como se fosse uma fonte de ondas, produzindo ondas circulares.
– Ressonância: quando um sistema recebe energia numa dada frequência que é a mesma frequência de sua de vibração. Um exemplo básico disso, são aqueles cantores com grandes vozes que conseguem quebrar vidros através da voz, isso não ocorre porque tem voz alta ou não, eles quebram porque a frequência da voz é a mesma da de vibração do vidro, que este não resiste e acaba quebrando.
– Interferência: é adição ou subtração na amplitude da onda quando é sobreposta por outra onda.
– Reflexão: quando uma onda é refletida por um obstaculo na direção que ela veio.
Refração: é a mudança na direção da onda quando essa onda entra em um novo meio.

Ondas Sonoras

Equação de Ondulatória

Indo para o lado matemático, onde temos os polinômios e os logaritmos, tem-se a fórmula:    V = λ.f . Em que V é a velocidade da onda (m/s), λ é o comprimento da onda (letra grega, lê-se “lambda”)  e f é a frequência da onda. Essa frequência é dada em Hertz, que podemos calcular imaginando uma dada pertubação ocorreu em momento 0 e ocorreu novamente no tempo T, esse T chamamos de periodo. Para a Fisica é o tempo gasto para percorrer o comprimento de onda. Assim, a frequência é dada por f = 1 / T.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.