Oceano Atlântico

Seria muita pretensão, querer em poucas linhas, descrever tão grandioso acidente Geográfico do nosso planeta terra e, que por suas águas navegáveis tanto contribuiu para o relacionamento entre os povos. Quantos navegadores não se orgulhariam de ter transposto o Oceano Atlântico de norte a sul, ou de sul a norte, como o fez Colombo, Cabral, Ianez e tantos outros navegadores famosos do ¨Mar Tenebroso¨, como era conhecido. Quantos mistérios guardam suas profundas e agitadas águas salgadas. Quantas riquezas escondem nas profundezas de suas águas. Quantos segredos de vidas que se perderam em suas águas misteriosas. O Oceano Atlântico, o caminho das Índias tão sonhado por Cabral, se não o levou às Índias, como era se desejo, trouxe-o até nós, americanos, separados da Europa, da Ásia e África, por suas águas límpidas.

Oceano Atlântico

Oceano Atlântico

Já no século VIII os normandos visitavam as praias da Noruega, mas até o inicio da Idade Media, só se fazia navegação costeira. A partir do Século XV, os portugueses começaram a explorar a costa África. Com o posterior conhecimento da bússola e do astrolábio, aliados ao conhecimento dos ventos, foram elementos que reunidos, vieram a facilitar as viagens de Colombo, Cabral e tantos outros destemidos navegadores que passaram a se aventurar pelas águas do Atlântico, que no inicio, era privilégio dos portugueses. Só em l640 foi estabelecida a livre navegação pelos mares, fator político que emana da potencialidade do Oceano Atlântico para a navegação.

Norte

Norte

Pois foi no seio de suas águas que se deram as primeiras ¨Grandes Navegações¨, abrindo caminho para a expansão do conhecimento e o inter-relacionamento entre as nações. Hoje, se pega um Cruzeiro no Brasil e se vai fazer turismo na europa. É a história de um gigante com mais de 106 milhões de quilômetros quadrados de superfície coberta por suas águas e com um litoral brasileiro de mais de oito mil km de extensão, o que representa um quinto da superfície terrestre. O ¨Mar de Atlas¨ para os gregos, é sem dúvida, um gigante que não está adormecido, suas águas rugem na costa do Continente Americano, da África do Sul e parte da Europa, levando as riquezas de sua fauna e oferecendo caminhos para os mais distantes recantos do mundo.

Mar

Mar

Sua forma de um grande ¨S¨, inclui águas do Mediterrâneo, Mar do Norte e Mar das Caraíbas. Sem dúvida, um grande Oceano que chegou a fazer os gregos pensarem que o Oceano Atlântico fosse um grande rio que circundava toda a terra. Desastres naturais ocorrem no Atlântico, como a Maré Vermelha, na praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, Mas isto em nada lhe é deprimente. Pelo contrário, é o Oceano de maior potencial nas comunicações intercontinentais e em suas riquezas naturais. Localizado no Hemisfério Ocidental e o segundo maior em extensão, tem seu nome derivado da palavra Atlas, uma divindade da mitologia grega. A menção mais antiga de seu nome. Encontra-se em Histórias de Heródoto, 450 a.C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.