Logaritmos

A maioria dos estudantes do ensino médio de diversas escolas quando se vêem as voltas com os logaritmos se fazem a mesma pergunta: Para que servem os logaritmos? Os conceitos de logaritmos foram desenvolvidos para tornar mais fácil e rápida a realização de contas matemáticas que envolvem radiciação, potenciação, divisão e multiplicação, especialmente aquelas com números muito grandes ou então aquelas com frações decimais pequenas demais em que se necessita de resultados absolutamente precisos.

Logaritmo

Logaritmo

Utilização dos logaritmos

Os logaritmos também são muito utilizados na química orgânica, são usados para calcular o potencial de hidrogênio – pH de uma substância ou de um composto, permitindo verificar se a substancia é neutra, básica ou acida. Os logaritmos são também muito utilizados na chamada matemática teórica, para a explicação e o desenvolvimento de conceitos matemáticos. Na física os logaritmos são utilizados por exemplo na acústica, para determinar o número de decibéis de um som, ou seja, a intensidade do som. Os logaritmos também foram e são muito utilizados na astronomia e nas cartas de navegação, e segundo os matemáticos, pode-se afirmar que a importância do desenvolvimento dos conceitos de logaritmos no início do século XVII podem ser equiparados para estas áreas como o uso do micro computador nos dias atuais.

Propriedades

Propriedades

Origem dos logaritmos

Segundo consta, foi o relojoeiro suíço Joost Bürgi quem primeiro formulou uma concepção sobre os logaritmos, sendo que em 1614 foi publicado o primeiro livro com a descrição sobre o método dos logaritmos, escrito por John Napier. Os logaritmos imediatamente foram aceitos e absorvidos pelos cientistas que atuavam especialmente no campo da astronomia, onde possibilitou a realização de cálculos antes praticamente impossíveis.  Os logaritmos também se tornaram uma ferramenta muito importante para a navegação, antes do advento da calculadora e do computador. Os logaritmos foram primeiramente chamados de “números artificiais”, posteriormente Napier criou a palavra “logaritmos”, de logos – razão, e arithmos – número, para descrever os números que indicam uma razão. No final do século XVII também foram criados os antilogarítmos, que com o passar do tempo caíram em desuso.

Natural

Natural

As tabelas de logaritmos e a atualidade

Os matemáticos construíram extensas tabelas essenciais para o cálculo dos logaritmos, que tem como base a relação que existe entre as progressões geométricas com as progressões aritméticas. No entanto, atualmente tais tabelas, que já foram o símbolo de estudantes de engenharia e outros que cursam disciplinas como cálculo I, II e II na universidade, estão em desuso, pois o computador e as calculadoras cada vez mais potentes, substituíram quase que totalmente as tabelas. Mas vale ressaltar que da mesma forma o ensino de logaritmos ainda é necessário e útil, para compor outros conceitos em outras áreas da matemática que são essenciais para a indústria, a construção civil e as ciências.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.