Geometria Analítica

Antigamente chamada de geometria cartesiana, hoje denominada de geometria das coordenadas ou geometria analítica, é uma parte da matemática através da qual podemos estabelecer as relações entre a álgebra e a geometria de modo que uma circunferência, uma reta ou qualquer outra figura podem através da geometria ter as suas propriedades estudadas. Muitas Escolas têm a cadeira de geometria analítica, mas ministram aulas sem explicar a origem nem o porquê desta parte da matemática e assim existem inúmeras pessoas que pensam ser a geometria analítica, o início daquilo que muitos chamam de matemática moderna quando na realidade este também é um conceito errado que se tem, pois que não existe matemática moderna e sim matemática reformulada de acordo com novos conceitos e métodos mais práticos que vão surgindo com novos estudos. De modo geral usamos o sistema de coordenadas cartesianas para trabalhar passando equações para planos, retas, círculos ou curvas, normalmente em duas dimensões.

Geometria Analítica

Geometria Analítica

Na realidade o inicio dos estudos de geometria analítica se deu no século XVII e quem se dedicou a isso foi o Frances, filosofo e matemático René Descartes que inventou as coordenadas cartesianas que assim foram denominadas em sua homenagem, uma grande descoberta que permitiu pudessem se representar de forma numérica muitas das propriedades geométricas. Hoje por qualquer pequeno invento as pessoas correm atrás buscando a Fama a Qualquer Preço quando em tempos antigos existiam grandes gênios que passavam despercebidos e somente ia ter o reconhecimento muito tempo depois e não raras vezes depois de mortos, pois até que as todas as teorias fossem devidamente comprovadas demandava muito tempo. Atualmente com os Avanços da Tecnologia isto é feito de maneira muito mais rápida.

Cálculo e Geometria Analítica

Cálculo e Geometria Analítica

René Descartes criou em 1637 os fundamentos para os métodos da geometria analítica e isso foi feito em seu livro Discurso do Método em um apêndice que se intitulou: Geometria. Foi neste livro que os fundamentos para o cálculo foram criados, porém somente mais tarde foram introduzidos de maneira independente por Isaac Newton. Na atualidade os livros escolares procuram explicar a geometria analítica de uma maneira bem mais simples.

Geometria Analítica e Vetores

Geometria Analítica e Vetores

Não esqueça que o que vemos hoje que esta disciplina define as formas geométricas de maneira numérica e extraindo também informação numérica desta representação sendo que o resultado também pode Sim Senhor ser uma forma ou um vetor. Na atualidade técnicas de geometria analítica desempenham papel fundamental na computação gráfica. Nossos computadores têm as telas com modelos da estrutura do plano cartesiano com um número finito de pontos e isso sempre é mencionado quando estamos escolhendo as configurações da tela. Se aumentarmos o numero de pontos teremos melhor qualidade de imagem no monitor e também melhor impressão das imagens. Podemos ver o quanto à geometria analítica está integrada aos Avanços Tecnológicos da atualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.