Diferença Entre Especialização, Mestrado e Doutorado

Quem finaliza o ensino médio, na maioria das vezes, pensa em se especializar em determinado assunto que gosta para que, no futuro, tenha um bom emprego e um salário maior. E, quem tem determinação e garra, irá passar durante os períodos do curso que escolheu com facilidade.

Saiba Mais

Saiba Mais

E, nesse meio onde há vários tipos de cursos, alguns confundem a especialização com o mestrado ou até mesmo com o doutorado. Saiba que eles são muito diferentes entre si, mas eles têm o mesmo propósito. Em ordem, é o aprimoramento de tudo o que você aprendeu na faculdade, dando mais vantagens para você na hora de procurar um emprego.

Neste artigo, vamos diferenciar cada um deles, para você que ainda não sabe como diferenciar. Então, vamos lá?

A Importância da Pós-Graduação Nos Dias de Hoje

Apesar de se formar na faculdade, algumas portas ainda se abrirem, a pós-graduação atualmente também é uma fonte para encontrar um bom emprego. E hoje, nesse mundo a frente de seu tempo, novas tecnologias e novos jeitos de se fazer algo, a pós-graduação virou quase que obrigação para quem quer encarar novos desafios. Entretanto, depois da formatura e com o diploma em sua posse, muitas pessoas tentam buscar esse aprimoramento, mas nem sempre conseguem achar uma que seja a altura do curso formado.

E, a pós-Graduação Oferece Dois Subtipos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. Vamos Explica-los Agora.

*Lato Sensu

Neste tipo de pós-graduação, geralmente são os cursos de especialização e a maior parte dos MBA’s que estão disponibilizados no Brasil estão enquadrados nesse subtipo.

*Stricto Sensu

Neste tipo, o mestrado e o doutorado se encaixam perfeitamente. E, obviamente, são os mais completos e preparatórios, sendo também os mais criteriosos e rígidos. Além de mestrado e doutorado, há ainda o pós-doutorado.

Exemplificações de Especialização, Mestrado e Doutorado.

Confira Agora Uma Breve Descrição de Especialização, Mestrado e Doutorado. Veja:

Especialização

No subtipo do Lato Sensu, a única opção de pós graduação são os cursos de especialização, como os MBAs.  Geralmente, eles são ministrados mediante pagamento do aluno. As especializações duram, em média, 360 horas. Ele é somente indicado para melhorar (ou aperfeiçoar) o aluno em sua vida profissional, com um objetivo, somente. Para que ele consiga, no final, o seu diploma, é preciso que cada um dos alunos apresente um TCC (sigla de Trabalho de Conclusão de Curso) ou uma monografia. Sobre os MBAs, há dois tipos: o MBA Junior e o MBA. O MBA júnior foi feito exclusivamente para os que acabaram de concluir a faculdade e querem um pouco mais de especialização. Já o MBA foi feito principalmente pra aqueles que já tenham certa noção de sua profissão, mas querem aprofundar os conhecimentos assim mesmo, mais na área de gestão de uma empresa.

MBA

MBA é a sigla de Mestrado em Administração de Negócios (Master in Bussines Administration) poderia ser considerado mestrado, pelo seu nome. Mas não É. Segundo o Conselho Nacional de Educação o MBA é uma especialização, por o mesmo não passar pela avaliação da CAPES.

Mestrado

O mestrado já é diferente. Ele é um curso para quem quer ser um mestre (professor) em alguma área, mas não um professor de uma escola comum, e sim de universidades, faculdades e outras instituições de ensino superior.

Para que consiga receber o seu diploma, o aluno deve defender uma tese e deve mostra-la para a banca de acordo com a instituição que ele estuda. Para que isso ocorra, ele deve pesquisar e pesquisar ainda mais. Se o sinal for positivo e o aluno for aprovado pela banca, ele se torna um mestre na área de sua escolha. Mas, antes de tudo isso, você deve ser aceito pela instituição. E, para isso, eles analisam o seu currículo escolar, detalhe por detalhe.

Doutorado

Já no doutorado, as coisas são um pouco mais difíceis, já que o aluno precisa intensificar as pesquisas, mas num âmbito muito mais profundo e detalhado, muito mais trabalhosas e difíceis do que as exigidas nos cursos de mestrado. Isso porque o trabalho que você deverá apresentado deve ser uma ideia original e exclusiva sua, algo de sua autoria. E, depois, você terá que apresentar as suas conclusões sobre a área que você escolheu.

Doutorado

Doutorado

Então, sobre o mestrado e o doutorado, digamos que o ele é somente para a defesa de uma tese, que será aceita ou não perante uma decisão da banca. Se o aval positivo for dado, o aluno vira um mestre, podendo exercer a sua profissão em instituições de faculdade, universidades, enfim, que sejam de ensino superior.

Já no doutorado, a tese deve ser feita pelas suas próprias mãos, toda moldada, pesquisada, investigada, enfim. No doutorado, você deve dar o melhor de si, para alcançar o objetivo que é pegar o seu diploma. Enfim, na parte final o processo é semelhante ao mestrado, já que você deverá ter o seu trabalho verificado pela banca. E, se for aprovado, você será doutor na área que escolheu.

As Bolsas Oferecidas pelo Governo

Dependendo de qual estudo escolher, você pode cursá-lo em universidades públicas e também particulares. É de escolha do aluno. Para isso, o governo incentiva dando descontos e até mesmo bolsas. Apesar das instituições privadas, a estaduais e federais são muito mais visadas e procuradas, e não é á toa: Os candidatos veem nas universidades públicas qualidade de ensino e excelência. Isso é fato. As universidades públicas do Brasil são, em sua maioria, muito boas quando o assunto é ensinar.

Entre os incentivos do governo, podemos destacar aqui o Pro Uni, que vem realizando o sonho de vários estudantes que não tem condições de arcar com as despesas de uma faculdade particular. Ela pode, de acordo com a nota do aluno, oferecer bolsas de 50% a até mesmo 100% no curso que escolher. Logicamente que a última opção é a mais cobiçada.

Os cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado estão aí para dar a chance aos alunos de ser o que quiserem, para que possam transmitir a outros os seus conhecimentos, se desejar lecionar em alguma instituição depois de cursar o mestrado, por exemplo.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.