Cursinhos comunitários, o caminho dos estudantes carentes para a Universidade

Curso Comunitário é a solução e a esperança para aqueles que desejam ingressar na universidade

O ensino público no Brasil revela as suas baixas estatísticas de eficácia ao comprovarmos através dos índices de aprovações nas universidades públicas, preenchidos pela sua grande maioria por estudantes das classes A e B, alunos de escolas e cursinhos particulares com uma boa preparação intelectual para enfrentar vestibulares extremamente concorridos, como os da USP, UNESP e UNICAMP.
No entanto, nos últimos anos a sociedade se moveu e resolveu mudar essa situação de exclusão dos estudantes carentes, acreditando que todos os jovens, independente de sua condição financeira, merece a oportunidade de ingressar no universo acadêmico, organizando assim, os chamados cursinhos populares, com mensalidades gratuitas ou semi-gratuitas.

Cursinho

Como é feita a Seleção?

Devido ao grande número de interessados no pré-vestibular, que esbarra no restrito número de vagas, os cursinhos realizam um processo de seleção baseado em conhecimentos gerais, geralmente com uma taxa de inscrição simbólica. Aqueles que também enfrentam o processo seletivo para participar do CUJA, o Cursinho Universitário da Unifesp, são os professores, constituídos por universitários e recém-formados.
Os candidatos a ministrar as aulas, realizam uma prova teórica e prática, e se aprovados por todos os professores do CUJA, estarão aptos a ensinar para os vestibulandos disciplinas de acordo com os seus conhecimentos.

Com um material didático elaborado pelos próprios professores, as regras do cursinho popular não fogem as do curso particular, pois estes também realizam o simulado mensal e contam com um plantão para tirar as dúvidas dos alunos, comprovando nos altos índices de aprovados nos vestibulares, a eficácia e seriedade do preparatório para o vestibular.

Com uma chance de ingressar em uma universidade pública, o estudante carente resgata a sua auto-estima e sua visão de mundo, que se torna ampla ao estudar intensamente para o vestibular, e o surgimento dos cursinhos populares abrem suas portas para aqueles que não podem pagar um curso particular e acreditam nos estudos como um caminho repleto de oportunidades e conquistas.

Seleção

O CUJA

O cursinho Pré-Vestibular Jeaninne Aboulafia, o CUJA, é um curso comunitário criado no ano de 2001 pelos próprios alunos de Medicina e Biomedicina da Unifesp, para estudantes carentes que não possuem condições financeiras suficientes para pagar um preparatório particular e sonha em ingressar na universidade pública, estimulando assim, os jovens a continuarem seus estudos.
Com mensalidades gratuitas ou semi-gratuitas, o cursinho popular exige que os seus alunos realizem antes de iniciarem as aulas, um processo seletivo constituído de raciocínio lógico, devido ao número de candidatos ultrapassar o de vagas.

Com aulas ministradas por universitários e recém-formados da Unifesp, até mesmo os professores passam por um processo de seleção prático e teórico, e somente depois de aprovado, poderá dar aulas de acordo com a sua disciplina.
A comprovação da seriedade e comprometimento do cursinho está no índice de aprovados nos vestibulares, que é de aproximadamente 50% dos alunos, abrindo desta maneira, as portas da universidade para toda a sociedade, sem alguma exceção.

Dado por Alunos

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.