Educação das Crianças

Para quem trabalha em um ambiente repleto de crianças é fácil perceber o quanto esses pequenos são imensamente mais espertos e inteligentes do que nós, adultos, jamais sonhamos ser quando eramos crianças. Muito se discute hoje em dia sobre as formas de conduzir a educação das crianças. Bem, penso que em primeiro lugar é importante esclarecer quem são as pessoas responsáveis pela educação das crianças. Parece bobagem falar nisso, mas há uma grande confusão neste sentido, e talvez por isso um grande numero de crianças esteja tão sem limites. Quem afinal é o responsável pela educação das crianças, os pais, a escola, os avós, as babás, os professores? E quais os efeitos disso?

Educação das Crianças

Educação das Crianças

Quem acompanha o assunto de perto sabe de muitos relatos e queixas a respeito dos efeitos desastrosos da falta de limites estabelecidos em vários aspectos da vida das crianças, inclusive para sua saúde e integridade física. Podemos dizer que os responsáveis pela educação das crianças são os seus cuidadores, ou seja, podem ser os pais, a escola, os avós, as babás, os professores, enfim, na verdade são todos os que estão envolvidos em sua rotina, especialmente aqueles que passam mais tempo com os pequenos. O mais difícil nisso tudo é que todas estas pessoas, ou ao menos as que mais lidam com as crianças, entrem em um acordo quanto as regras a serem estabelecidas para que a educação seja efetiva e coerente.

Sobre Educação das Crianças

Sobre Educação das Crianças

Um exemplo simples disso é a questão da segurança no momento das brincadeiras, na escola é permitido e incentivado que as crianças superem desafios, compatíveis é claro, com o seu desenvolvimento e faixa etária, mas nem sempre a família concorda com isso, e tem muito medo de que a criança se machuque, etc., e proíbe a criança de realizar o mesmo tipo de atividades fora do ambiente escolar, isso gera um conflito na cabeça dos pequenos que perdem sua referencia. Este tipo de conflito, neste caso entre a família e a escola, deve ser evitado com um dialogo franco e conciliador, para que a educação das crianças possa seguir certas normas pré estabelecidas.

Educação das Crianças no Brasil

Educação das Crianças no Brasil

Estas normas podem mudar a qualquer momento, de acordo com as necessidades que forem surgindo, mas é preciso que ambos os cuidadores, os responsáveis, estejam por dentro das novas regras, assim a criança se sentirá segura em seu ambiente, ou em seus ambientes. Na verdade o maior problema referente a educação das crianças está em se chegar a um consenso de conduta, e como todos sabem, a sabedoria vem com a idade, portanto muitas vezes ao nos tornarmos avós é que percebemos quantos erros poderiam ter sido evitados com a educação e cultura dos filhos. O diálogo é importante entre todos os responsáveis, pais, avós, professores, etc., mas para a criança o mais importante é que hajam limites estabelecidos para que ela possa se sentir segura e amada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário