Dia Internacional Dos Trabalhadores

A grande maioria dos trabalhadores no dia 1º de maio aproveita para descansar e curtir o feriado com a família e poucos se perguntam o porque da comemoração da data e quando ela foi instituída. Para os curiosos pela história, podemos dizer que a data nasceu em 1889, mais precisamente em Paris, pelas mãos do Congresso Socialista.

Dia Mundial Do Trabalho

Dia Mundial Do Trabalho

Mas, não foi por acaso que os socialistas de Paris escolherem o dia 1º de maio, eles foram impulsionados pelo fato que ocorreu nesta data no ano de 1886, em Chicago, Estados Unidos.

No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, milhares de trabalhadores foram às ruas, eles exigiam melhores condições de trabalhos, como redução da jornada de 13 para 8 horas diárias, entre outras coisas. Porém, eles foram acolhidos com uma dura repreensão policial, além de efetuar prisões, trabalhadores ficaram feridos e alguns foram mortos.

O dia 1º de maio nasce como uma homenagem a esses trabalhadores que tentaram lutar pelos próprios direitos, e alguns, por isso, acabaram perdendo a vida.

Maio

Maio

Segundo relatos históricos, o 1º de maio foi comemorado pela primeira vez no Brasil, em 1895, mas a data entrou oficialmente para o calendário brasileiro, somente no ano de 1925, em setembro. A data foi instituída oficialmente, pelo então presidente, Artur Bernardes.

Dois fatos marcantes na história brasileira foram concluídos no dia 1º de maio. O primeiro deles, em 1940, quando o então presidente, Getúlio Vargas, escolheu a data para instituir o salário mínimo. A ideia inicial do projeto é que com o valor do salário mínimo, uma família poderia ter garantida moradia, saúde, alimentação, vestuário, lazer e educação.

Depois sempre em 1º de maio, no ano seguinte, 1941, foi criada a Justiça do Trabalho brasileira, para resolver os problemas que envolvessem patrão e empregado, ligado a questões judiciais, as questões do trabalho e aos direitos e deveres dos trabalhadores.

Comemoração Do Dia Internacional Do Trabalhador No Mundo

É uma data internacional e as comemorações do 1º de maio acontecem em várias países. Na França, por exemplo, muitos trabalhadores aproveitam a data para fazer protestos contra o governo. Em Paris, cerca de 200 mil pessoas chegam a participar dos movimentos.

Trabalhador

Trabalhador

Na Espanha as comemorações com festas também se dividem com as manifestações organizadas pelos sindicatos.

Na Rússia, a antiga União Soviética costuma a ser lembrada, em manifestações pelas ruas de Moscou.

Em Berlim, na Alemanha, é uma data para protestar contra o nazismo. Pessoas marcham pela cidade e por diversas vezes aconteceram conflitos entre anarquistas e manifestantes pacifistas, com a necessidade de intervenção da polícia.

Na Itália, em Roma, o Papa costuma rezar uma missa para os trabalhadores.

E no Brasil, os sindicatos fazem festa com cantores e protestos pacíficos ao mesmo tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.