Danças Folclóricas

A dança esta presente entre os povos desde o inicio da evolução humana, sendo uma das formas mais primitivas da expressão do homem.  Os povos antigos, e muitos cultivam esses costumes até os dias atuais, dançavam quando iam para a guerra, para as caçadas, dançavam para anunciar os casamentos bem sucedidos, dançavam na época das colheitas, dançavam para acalmar os deuses, haviam as danças fúnebres e as danças religiosas, enfim a dança era a forma de expressar seus sentimentos e de transmitir sua cultura religiosas e suas crenças. Nos povos antigos e indígenas as danças obedeciam rituais muito bem concebidos, que variavam de acordo com o objetivo da dança e assim era entendido por todos. Os guerreiros antes de partirem para guerra pintavam o corpo e dançavam para atrair a força dos ancestrais, no período da colheita eram as mulheres bonitas que dançavam, pois representam a fertilidade e assim cada uma das danças de um povo tinham um ritual próprio, peculiar, cheio de significados que eram compreendidos por todos.

Brasileiro

Brasileiro

Com a evolução essas danças, assim como a arte de cozinhar e os demais costumes dos povos foram sendo passados de geração em geração e chegam até nós como as danças folclóricas. Entre todos os povos do mundo existem danças folclóricas, em alguns locais elas são cultuadas com mais apreço pelo povo, em outros é esquecida. O Brasil especialmente é um país culturalmente muito rico e seu povo tem orgulho de cultuar suas tradições e de perpetuar seu folclore, seja através das festas populares, das comidas, brincadeiras, lendas, musicas popular brasileira , do artesanato e também das danças folclóricas.  Uma das características predominantes do Brasil é sua diversidade cultural, com povos de diversas origens vivendo em paz em um país tão extenso, sofrendo a influencia de diversas culturas diferentes. Esse fato favoreceu a existência de um folclore riquíssimo, onde a dança representa a alegria desses povos, suas origens e suas histórias.

Danças Folcloricas

Danças Folcloricas

A dança folclórica se enquadra perfeitamente na definição de folclore, pois trata-se de uma manifestação espontânea do povo e que é repassada através das gerações, e são dançadas nos salões, nas ruas, nas praças e até nas areias das praias. as danças folclóricas brasileiras primam pela sua imensa diversidade e riqueza de colorido e contrastes. cada uma das regiões do país possui danças folclóricas diversas que traduzem o espírito de seu povo.

Norte

Norte

Como exemplos das principais danças folclóricas no Brasil temos: Camaleão (AM), Carimbó (PA), Ciranda (AM), Dança do Maçarico (AM), Dança do Sol, Desfeiteira (AM, PA), Gambá, Serafina (AM), Cavalo Piancó (PI), Ciranda (PB, PE), Dança de S. Gonçalo (Al, BA, MA, PI, SE) – dança religiosa, Dança do Lelê (MA), Espontão (RN, PB), Frevo (PE), Maculelê (BA), Pagode de Amarante (PI), Maracatu (PE), Tambor de Crioula (MA, PI), Torém (CE), Batuque (SP, MG, ES), Cana-verde (toda a região), Catira ou Cateretê (MG, SP) – é executada exclusivamente por homens, Caxambu (MG, RJ), Ciranda (RJ), Dança de S. Gonçalo (MG, SP), Dança do Tamanduá (ES), Fandango (SP, RS. PR), Mineiro-pau (MG, RJ), Quadrilha (todos os Estados), Caninha-verde (toda a região), Maracatu – (PE,CE), Siriri (MT), Tambor (GO), Vilão (GO), Balainha (PR, SC), Pau-de-Fitas, Vilão (SC).

Essas são algumas das danças folclóricas mais populares e conhecidas do Brasil, mas existem muitas outras que ainda são dançadas nos festejos, e nos folguedos populares.

65 comentários

  1. site de bosta horrivel

  2. muito bom !!!

  3. eu gostei do site

  4. muito otimo esse texto mt mt mt mt mt mt mt mt

  5. amei e´ massa de brincar

  6. gostei de algumas coisas

  7. nao tinha oque eu quero , mais eu gostei

  8. eeeeeeeeeuuuuuuuuu odiei esse site

  9. Eu não gostei desse sate

  10. odiei esse site. é uma bela porcaria

  11. vai toma no cú isso é uma merda

  12. as daanças flocloricas sao demais e uma maravilha

  13. danças flocloricas sao demais

  14. eeeeeuuuu adorei o site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>