Dança Sensual

Historicamente o tango é uma mistura de diversos ritmos que surge em fins do século XIX, nos subúrbio de Buenos Aires, e sempre foi associado aos ambiente de bordéis, cabarés, ambientes tipicamente masculinos. Quem é amante da boa musica e de dança de salão, com certeza sabe reconhecer o valor e glamour de um belo tango que além de ser uma dança sensual, tem em suas belas letras um amor passional, apaixonado e normalmente disposto a loucuras.

Dança Sensual

Curso

É bastante comum que atualmente muitos jovens nem mesmo conheçam um belo tango, mas para quem é nascido na década de 60 e 70 com certeza deve ter escutado estas musicas que eram muito apreciados por seus pais , avós, etc. Mas mesmo que desconhecido por jovens e ainda que não faça parte das musicas que fazem sucesso em seu universo, o tango é uma dança sensual que chama a atenção de qualquer pessoa por sua exuberância e jogo de sedução.

Dança Sensual

Dança Sensual

Uma demonstração muito inteligente disto foi abordada em um dos muitos bons filmes que abordam a musica e a dança como fator de inclusão. Vem Dançar, com Antonio Banderas, é um belo filme em que ele é um professor voluntário que busca chamar a atenção de seus alunos adolescentes e rebeldes a partir do fascínio exercido pelo poder de sedução de um belo casal dançando tango, explorando corpos que se tocam, se cruzam e demostram tamanho desejo um pelo outro, num romântico jogo de conquista. Seduzidos pelo som do tango e por essa dança sensual os alunos do professor Pierre são levados a novas perspectivas, percebendo que não há limites nem fronteiras quando se tem muita dedicação e vontade de vencer, num belo filme que usa a musica e a dança em uma harmonia perfeita para nos transmitir uma bela mensagem de vida onde fronteiras são quebradas sem a menor violência.

Seria muito bom que as escolas pudessem contar com aulas dança dos mais diversos estilos, pois assim estariam trabalhando vários aspectos relevantes da educação ao mesmo tempo. Uma dança sensual como o tango, por exemplo, pode levar as crianças a interagir de forma equilibrada, desenvolve noções de tempo e espaço, ritmo, postura, etc., nos mostra também que a conquista pode ser sutil e envolvente, sem apelos exacerbados, e além disso ao estudar a história do tango estaremos levando um imenso universo cultural aos alunos, já que são vários os itens que envolvem o tango, tanto na letra da musica quanto na dança sensual. Muitos tangos, em suas letras, nos trazem relatos de um grave amor, recheado de paixão e sensualidade, questões que podem ser exploradas em sala de aula com habilidade pelos professores. Devemos lidar com a realidade dos nossos alunos, com a diversidade cultural, e assim é com a musica, que eles conheçam rap, tecno, rock, rip-rop e tango também. Porque não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>