Dança do Ventre

A dança do ventre é uma dança muito antiga e sua origem ainda hoje não é definitivamente estabelecida, havendo a contribuição para a sua forma como a conhecemos hoje. Há uma forte corrente de historiadores que defendem que a origem da dança do ventre é grega, onde faria parte dos rituais religiosos, outra corrente defende que a dança do ventre é originaria do Egito, discussões a parte a verdade é que essa dança com todas as suas variantes era utilizada em rituais das cerimônias da cultura religiosa e das festividades de diversos povos, e todos eles contribuíram para essa dança, que continua a se desenvolver até os nossos dias, sempre com inovações e movimentos novos.

A dança do ventre é uma dança sensual essencialmente feminina, e somente mulheres dançam-na. Em paises como a Arábia saudita a dança do ventre tinha uma simbologia muito forte, sendo considerada uma dança sagrada e por isso os homens não podiam assistir as suas mulheres dançarem. Entretanto com o passar do tempo a dança do ventre saiu dos palácios orientais e encantou o mundo ocidental, pela sua beleza e sensualidade, mais precisamente no início desse século ela foi apresentada na cidade de Chicago, como a “danse du ventre” que traduzindo do francês para o português seria a dança do ventre. Hoje mulheres do mundo inteiro aprendem em academias e escolas de dança os segredos desta arte milenar, própria da cultura dos povos que a cultivaram ao longo dos séculos.

Aula Dança do Ventre

Aula Dança do Ventre

ndependente das diferenças de cultura e das fronteiras existentes entre muitas civilizações, e apesar de receber a influencia de todos esses povos onde foi cultuada nesse tempo, a dança do ventre tem uma personalidade própria, um estilo único e próprio, inigualável e que a identifica e diferencia de todas as outras formas de expressão musical através da dança. A dança do ventre tem uma mística muito forte e é comumente associada com a religião e a simbologia erótica, estando também relacionada com cultos da fertilidade e uma grande gama de símbolos e referencias. Essa diversidade de valores e simbologia tão rica fez com que ela fosse tanto amada como desprezada, havendo por muito tempo muito preconceito com relação a pratica da dança do ventre pelas mulheres ocidentais.

Enfim a dança do ventre é uma dança muito sensual, desenvolvida de acordo com o corpo feminino, e a beleza da mulher fica muito evidente através desta dança, onde os movimentos mais pronunciados são com o abdômen, bumbum, braços e também com o pescoço, sendo tradicionalmente executada por mulheres com os pés descalços e vestidos coloridos e muito sensuais. Dançarinas da dança do ventre nos países de origem e nas festas tradicionais também utilizam animais, especialmente a cobra, que é muito rica em simbologia, estando ligada a elementos de magia. Utilizam também espadas, candelabros e véus, todos esses apetrechos conferem um ar de mistério que torna a dança do ventre ainda mais sedutora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.