Vidro

Finalidades

O vidro é um material sólido não cristalino. Os vidros são geralmente frágeis e, muitas vezes oticamente transparentes. O vidro é comumente utilizado em janelas, garrafas e óculos; exemplos de materiais vítreos incluem o vidro soda-cal, vidro de borosilicato, acrílico, vidro de açúcar, a Moscóvia vidro oxinitreto de alumínio e. O prazo de vidro desenvolvido no final do Império Romano. Foi no centro vidreiro romano de Trier, agora na Alemanha que o termo vidro se originou, provavelmente a partir de uma palavra germânica para uma substância transparente e brilhante.

Porta

Estritamente falando, o vidro é definido como um produto inorgânico de fusão que foi resfriado através de seu processo de transição de vidro para o estado sólido, sem sólido. Muitos copos contêm sílica como seu principal componente no vidro.

O Nome

O termo “vidro” é, no entanto, muitas vezes, alargado a todos os sólidos amorfos, incluindo plásticos, resinas ou outros isentos de sílica amorfa. Além disso, além de técnicas tradicionais de fusão, por qualquer outro meio de preparação são considerados, tais como implantação de íons, e o método sol-gel. Comumente, a ciência física lida apenas com sólidos inorgânicos amorfos, enquanto os plásticos e produtos orgânicos são similares abrangidas pela ciência de polímeros, biologia e outras disciplinas científicas.

Vidro

O vidro desempenha um papel essencial na ciência e na indústria. As propriedades ópticas e físicas do vidro tornaram-no adequado para aplicações como vidro plano, recipiente de vidro, material de óptica e optoeletrônica, equipamento de laboratório, isolante térmico (lã de vidro), o reforço de fibras (vidro, plástico reforçado com fibra de vidro de concreto armado), e arte.

Janelas

Composição e Propriedades

Existem três classes de componentes para vidros de óxido de: formadores de rede, intermediários, e modificadores. Os formadores de rede (silício, boro, germânio) formam uma rede altamente reticulada de ligações químicas. Os intermediários (titânio, alumínio, zircônio, berílio, magnésio, zinco) podem atuar como formadores de ambos os modificadores de rede e, de acordo com a composição do vidro. Os modificadores (cálcio, chumbo, lítio, sódio e potássio), alteram a estrutura da rede, eles geralmente estão presentes como íons, compensados de perto por átomos de oxigênio não-ponte, unidos por uma ligação covalente com a rede de vidro e segurando uma carga negativa para compensar para o íon positivo próximo. Alguns elementos podem desempenhar múltiplos papéis, por exemplo, O chumbo pode atuar como uma rede antiga (substituindo Si4 PB4 + +), ou como um modificador.

Os íons de metal alcalino são pequenos e móveis, a sua presença no vidro permite um grau de condutividade elétrica, especialmente no estado fundido ou em temperatura elevada. Sua mobilidade porém diminui a resistência química do vidro, permitindo a lixiviação pela água e facilitar a corrosão. Íons terrosos, com suas duas cargas positivas e exigência de dois não-ponte íons de oxigênio para compensar a sua carga, são muito menos móveis próprios e também impedir a difusão de outros íons, em especial os álcalis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.