Tragédia Marca Abertura das Olimpíadas de Vancouver

Dia 12 de fevereiro deveria ser um dia de muitas festividades e alegria em Vancouver, com os espetáculos programados para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de Vancouver, mas um acidente que tirou a vida do atleta de luge Nodar Kumaritashvili, causou comoção em todos os participantes dos jogos de Vancouver e no público.

Brasil

O Acidente de Nodar Kumaritashvili

Nodar Kumaritashvili era um atleta nascido na cidade de Borjomi, na Geórgia no dia 25 de novembro do ano de 1988 e falecido no Canadá, na cidade de Whistler, no dia 12 de fevereiro de 2010, com 21 anos. Nodar era um atleta profissional, piloto de luger, uma espécie de trenó muito rápido. O acidente de Nodar aconteceu algumas horas antes da cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, enquanto o piloto treinava na pista oficial para a disputa individual masculina de luge. Segundo membros da Comitê Olímpico Internacional o piloto descia em uma velocidade de cerca de 145 quilometros por hora e perdeu o controle na curva chamada de curva de Thunderbird, que significa pássaro do trovão, a última do circuito, e acabou batendo com o trenó na mureta, quando seu corpo se projetou e ele bateu com a cabeça num poste de ferro ao lado da pista, que serve para sustentar a sua cobertura. O trenó e a sua viseira seguiram descendo a pista, e o piloto foi atendido imediatamente ainda no local, logo depois foi levado ao centro médico e transferido de helicóptero, mas não resistiu a violência do impacto e faleceu. O COI organizou uma pequena cerimonia funebre para o atleta ainda no Canadá, com a participação de toda a delegação georgiana, logo depois o caixão foi embarcado num avião com destino a capital da geórgia, onde a família aguarda.

Sede

Mudanças na Pista

Logo após o acidente surgiram duvidas quanto a segurança da pista,  devido ao seu traçado e a grande velocidade que os pilotos atingem, e levando em conta que já houveram 12 acidentes na mesma pista, todos os demais sem consequencias graves. Técnicos do COI percorreram a pista e resolveram realizar uma elevação na parede da saída da curva de numero 16 e também no perfil do gelo, para prevenir o risco de novos acidentes e aumentar a segurança, mas os técnicos  da Federação Internacional de Luge percorreram todo o traçado e afirmam que o acidente que tirou a vida do ateta Nodar foi causado por erro humano.

Tragédia Marca Abertura das Olimpíadas de Vancouver

Outros Acidentes

Nodar Kumaritashvili foi o quarto atleta a perder a vida nos jogos olimpicos de inverno desde sua criação. No ano de 1964, na IX edição do evento, realizados na Austria perderam a vida Ross Milne esquiador e Kazimierz Kay-Skrzypeski também piloto de luge, e no ano de 1992, nas paraolimpiadas de inverno realizadas na França, morreu o atleta suíço Nicolas Bochatay, esquiador.

Os jogos Olimpicos de Inverno de Vancouver sguiram conforme a programação, e o atleta vem sendo lembrado e homenageado em varias ocasiões solenes durante o evento, pois a sua morte abalou sua delegação, os demais atletas e toda a Comissão Organizadora, além do público que acompanha o evento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.