Suriname, o Vizinho Hostil

No dia de Natal os jornais brasileiros traziam a notícia de um ataque sofrido por cerca de 200 brasileiros no país vizinho do Suriname. Segundo as primeiras notícias haveriam além de muitos feridos diversos mortos, no entanto as investigações até agora dão conta somente de pessoas feridas e nenhum corpo foi encontrado.

Capital

O ataque aos brasileiros

Cerca de 200 pessoas, quase todas brasileiras foram atacadas na cidade de Albina, no Suriname, país que faz fronteira com o norte do Brasil. Albina fica a 150 Km de Paramaribo, capital daquele país e para onde foram transferidos 81 brasileiros que estão feridos. Segundo relatos das vítimas um grupo de marrons, povo local descendente de escravos, atacou os brasileiros com machados e facões, agredindo barbaramente homens, mulheres e crianças, inclusive havendo relatos de estrupos de mulheres e mortes de pessoas. Além dos brasileiros, chineses que moram no local também foram vítimas da violência, foram agredidos e tiveram lojas e comércios saqueados e até destruidos pelo fogo. A imprensa não divulga a existencia de mortos, no entanto varias testemunhas e inclusive o padre José vergilio afirmaram que houveram no minimo 7 mortes, no entanto nenhum corpo foi encontrado até o momento. A embaixada brasileira e a polícia local seguem investigando, e apesar do clima tenso no local a segurança parece restabelecida.

Suriname Americana

O que provocou o ataque

Em uma festa local, com mais de mil pessoas um brasileiro e um marrom teriam brigado resultando na morte do surinamês. Este fato teria sido o pivo da revolta, mas segundo varias testemunhas o ataque já estava programado havia mais tempo, pois os marrons estão descontentes com a presença dos brasileiros no garimpo local. São mais de dois mil brasileiros que moram na cidade de Albino, que faz fronteira com a Guiana Francesa, onde a maioria deles trabalha no garimpo, atividade que é considerada ilegal. O clima entre os estrangeiros e o povo surinamês não é amistoso, e as brigas e agressões são comuns, como os brasileiros na sua maioria estão no país de forma clandestina, não podem procurar ajuda das autoridades.

Suriname, o Vizinho Hostil

A República do Suriname

O Suriname é um pequeno país ao norte do Brasil, que faz fronteira com a Guiana, com a Guiana Francesa, com o Brasil e com o Oceano Atlântico. O Suriname foi colônia dos Paises Baixos até 1975, data de sua independencia, passou pela ditadura e hoje vive num regime democrático. Se destaca entre outras coisas pela sua baixa densidade demografica, a maior parte de seu território é coberto por florestas e seu clima é quente e úmido. É um país pobre e sua principal atividade economica é a extração mineral, onde destaca-se a extração e o beneficiamento de bauxita, utilizao na produção do alumínio. A população do país caracteriza-se pela missigenação de diverssos grupos raciais e culturais, especialmente os imigrantes indianos, crioulos, javaneses, amerindios, chineses e brancos. A lingua neerlandesa ou holandesa é a lingua oficial do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.