Superinteressante

Este é o nome de uma importante revista brasileira, de edição mensal e que se dedica mais especificamente à publicação de curiosidades científicas e culturais, publicada desde 1987 pela renomada Editora Abril que adquiriu os direitos desta revista que era de origem espanhola e se denominava “Muy Interesante”. Os planos da editora eram de seguir a publicação no formato integral fazendo apenas as traduções, o que já acontecia na França, Itália e Alemanha. Mas este processo não foi possível em função dos fotolitos de tamanho diferente, então a editora passou a realizar suas próprias reportagens para a revista, que de lá só trouxe o nome. Hoje o processo se inverteu, e a Superinteressante é uma exportadora de matérias à filiais estrangeiras.

Revista

O Começo

As primeiras edições da “Super”, como é hoje popularmente conhecida a Superinteressante, eram revistinhas com apenas 20 páginas que tinham sua distribuição em conjunto com outras revistas desta editora. Ao final do mês de setembro surgia a edição de número um, trazendo na capa a matéria “Supercondutores”, cuja edição se esgotou rapidamente. A estréia da revista nas bancas surpreendeu com uma adesão de 5 mil assinantes no seu primeiro dia.

A Evolução

No ano de 1995 a revista teve algumas reformas em seu projeto gráfico, ganhando a partir de então diversos prêmios internacionais. Em 1998, para comemoras uma década de publicação, a Super investe no lançamento de um CD contendo grande parte das matérias publicadas, e a idéia fez tanto sucesso que foi reutilizada nos seus 15 anos de publicação. A partir de então anualmente passou a ser lançada uma coleção completa com as edições do período. A coleção conta com um software para a visualização das reportagens.

Reformas

O Site

No ano de 2007 surge a idéia de abrir gratuitamente, através da internet, o conteúdo da Superinteressante, nasceu assim o site da revista, onde podem ser encontradas todas as suas edições, da primeira até a última, que podem ser consultadas em seu site oficial sem custo algum.

Todas Edições

Inovações

Após muitos anos de publicações exclusivas nas áreas das ciências exatas e das ciências biológicas, a Superinteressante se dedica a publicação de artigos sobre ciências humanas e ciências sociais. Esta iniciativa teve repercussões positivas e negativas, pois surgiram muitos novos leitores, mas ao mesmo tempo, leitores pioneiros não gostaram da novidade, pois abriu-se o leque para assuntos considerados como especulativos ou de caráter religioso. O mercado brasileiro se expande neste período e surgem assim novas publicações de outras editoras. Mas a Super, ainda assim, ampliou a tiragem, que nos dias atuais ultrapassa os 400 mil exemplares ao mês, sendo desta forma a 3ª maior revista publicada pela Editora Abril, tendo a sua frente a revista Veja e a revista Cláudia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.