Rosto Típico Português

Portugal

Portugal, tendo como nome original “República Portuguesa”, é um país localizado na região sudoeste da Europa, mais precisamente na Península Ibérica – região cercada por água em quase todos os lados, exceto ao que é ligado ao continente, formada por cinco países, sendo eles Gibraltar, Portugal, Espanha, Andorra e pequena parte da França. – Seu território também é constituído por arquipélagos do Atlântico Norte. O território português tem uma área de mais de noventa quilômetros quadrados, e faz fronteira em sua parte leste e norte com a Espanha, e sul e oeste com o Oceano Atlântico.

Portugal é um dos países que se encontram na lista dos Países Soberanos. Esses países são os que contem certas qualificações específicas, como território e governo definidos, população estável e permanente e capacidade de se relacionar de forma pacífica e positiva com outros países.

O povoamento de Portugal se deu desde a época pré-histórica, sendo realizado majoritariamente pelos povos celtas, lusitanos e galaicos. Alguns anos depois, os povos germânicos acabaram por colonizar o país. Desse modo, até o ano de 1910, o país se encontrava em um regime monárquico, sendo posto abaixo por uma revolução. Daí em diante foi adotado um regime parlamentarista, porém, a Primeira República Portuguesa teve como marco várias instabilidades, fazendo com que um regime militar ditatorial fosse instaurado. A Democracia Representativa foi iniciada em1974, através de uma revolução que ficou conhecida como “Revolução dos Cravos”.

Nos dias de hoje, Portugal é um país considerado desenvolvido. Ele possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) bem elevado. Além disso, o país também está na décima nona posição em um ranking de qualidade de vida. Isso se dá porque ele conta com um excelente sistema de saúde, sendo um dos melhores de todo o mundo. Ele também é reconhecido pela ONU como uma das nações mais pacíficas e globalizadas do planeta. Portugal também é membro da União Europeia e da Organização das Nações Unidas.

O idioma oficial de Portugal – assim como o do Brasil – é o português, contando com mais de duzentos falantes nativos. Isso contribui para que ele seja o terceiro idioma mais falado em todo o mundo. A respeito de leis, a constituição portuguesa preza pela liberdade religiosa e pela igualdade de tratamento entre as mesmas, e ainda assim, cerca de oitenta por cento dos portugueses se considera católica.

Os Portugueses e a Sua Cultura

Os portugueses contam com uma composição étnica que faz com que eles tenham uma baixa diferenciação entre eles mesmos. A base dessa composição é majoritariamente consolidada na Europa Paleolítica, mas também existiram migrações na Idade do Cobre, Bronze e Ferro, o que contribuiu ainda mais para a composição do país. Essa base genética continua a mesma nos últimos quatro mil anos pelo menos, e as leves mudanças que ocorreram foram acarretadas pela imigração dos povos para o país.

Sobre as migrações, as que foram mais significativas para a construção da identidade portuguesa, foram as dos povos romanos, celtas, mouras e germânicos. Além deles, a influência de países vizinhos também foram de bastante relevância, e ainda as relações com os países no qual colonizava, como Brasil, África e o Índico. Essas influências citadas foram as mais antigas. As mais modernas estão mais ligadas as processos migratórios que aconteceram do final do século XX em diante, chegando até os dias atuais, sendo bem observada a entrada dos ciganos em Portugal. Com todas esses povos citados, é possível entender o fato de Portugal ser considerado um bom receptor de imigrantes.

Os principais povos imigrantes em Portugal nos dias de hoje são aqueles nativos de suas antigas colônias, e também de países como a Ucrânia e a China. Assim sendo, esses povos contribuíram de forma direta na consolidação da cultura do país,  em itens como a música, a dança e o teatro.

As músicas em um panorama geral são bastante diversificadas, sendo que as mais tradicionais buscam relatar a historia do país e as mais contemporâneas são basicamente influenciadas pelo exterior, principalmente por países como a África, os Estados Unidos e até mesmo o Brasil.

O teatro era mais ativo e significativo no país no século XVI, tendo como idealizador principal Gil Vicente, dramaturgo português que também era conhecido como o “pai” do teatro. Nessa época, o teatro era difundido apenas entre pessoas de classes sociais mais altas, mas a partir do século XX ele passou a se popularizar. A dança nos dias de hoje tem uma tendência erudita, sendo difundida por bailarinos profissionais.

A culinária do país é bastante destacada e evidente, sendo conhecida em todo o mundo. Ela conta com muitas influências de regiões mediterrâneas e atlânticas, tornando por exemplo o peixe, um alimento muito tradicional em Portugal.

Rosto Típico Português

As características físicas de uma pessoa também pode ser entendida como “fenótipo”, já que eles são a composição física e as características que foram resultado da interação do genótipo com o meio em que se vive. Dessa forma, é possível traçar um fenótipo médio de uma região, como por exemplo um rosto mais típico de pessoas portuguesas.

O que é mais comum nos portugueses é a fisionomia mais uniforme e simétrica. Nos homens o crânio tende a ser mais retangular, e nas mulheres mais triangular. As bochechas são mais ressaltadas e o rosto é alongado. Os olhos tendem a ser mais profundos e os narizes estreitos. Os lábios dos portugueses tendem a ser finos e pequenos.

De modo geral os homens tem a face com uma expressão mais modesta e as mulheres mais delicadas e suaves. A maioria da população tem cabelos e olhos castanhos. Cabelos e olhos claros possuem ainda alguma decorrência, porém, os cabelos ruivos são notados com baixíssima frequência.

É importante ressaltar que essas são apenas tendências, e que existem muitos portugueses que não seguem essa linha estética.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.