Resiliência na Gestão de Carreiras

Conceito de Resiliência

A definição da palavra resiliência pode ser descrita, pela maneira como a energia acumulada em um corpo é devolvida quando termina a tensão que causa uma deformação elástica nesse corpo.

Adaptando esse termo para a área de comportamento humano ele pode ser usado para definir indivíduos com capacidade de vencer adversidades e superar suas dificuldades, se recompondo e saindo de uma situação conflitante ainda mais fortalecidos.

Todas as pessoas conhecem vários casos de indivíduos que sofreram tragédias ou dramas familiares ou doenças graves ou falência de suas empresas, e conseguiram se recuperar surgindo ainda mais fortes depois dessas tragédias.

Retornar

Segundo estudos científicos de uma psicoterapeuta que entrevistou cerca de cento e oitenta pessoas que sofreram algum tipo de situação conflitante, foi observado que elas tinham determinadas características pessoais e algumas habilidades em comum, como por exemplo: Eram pessoas persistentes, tinham muita autoconfiança, flexibilidade, criatividade e um bom humor constante perante a vida e suas adversidades.

Características dos Resilientes na Gestão de Carreira e Marketing Pessoal

Segundo especialistas em gestão empresarial, as competências profissionais e pessoais para a gestão de uma carreira são a automotivação, a capacidade de liderança, a criatividade,a produção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para se sobressair no mercado de trabalho.

Automotivação

Se forem observadas com detalhes essas características é possível deduzir que atualmente o mercado de trabalho está voltado para profissionais resilientes, ou seja, pessoas capazes de vencer os obstáculos, se adaptando às novas situações com bom humor e uma boa dose de esperança.

O ambiente corporativo moderno, necessita de profissionais que sejam competitivos mas que ao mesmo tempo apresentem um equilíbrio emocional constante diante dos acontecimentos dentro da empresa.

Qualidades Desenvolvidas

Os profissionais especializados em comportamento empresarial, revelam que as qualidades apreciadas pelo mercado de trabalho, como capacidade de vencer conflitos mantendo uma boa condição psicológica podem ser desenvolvidas pelo profissional.

No entanto, para que isso aconteça é necessário que cada indivíduo analise sua condição em relação às competências que são exigidas e tente buscar meios de desenvolvê-las para suprir as demandas do mercado de trabalho.

Na opinião dos especialistas, a resiliência cada vez mais será uma habilidade que deverá ser incorporada ao comportamento do profissional dentro do ambiente corporativo para que seu trabalho fique muito mais satisfatório e produtivo.

Realizações

As competência pessoais são responsáveis dentro do ambiente corporativo por proporcionarem aos profissionais alcançar um desenvolvimento que trará benefícios não só para eles como também para as empresas em que atuam como funcionários.

A resiliência é uma qualidade cada vez mais procurada nos profissionais pelos gestores das empresas, pois um trabalhador resiliente é aquele que está preparado para lidar com todo tipo de situação adversa no mercado de trabalho, e conseguir vencer essas adversidades com equilíbrio e bom senso.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.