Química Orgânica

A química orgânica é um dos segmentos da química que estuda os compostos ou as moléculas orgânicas, assim entendidas todas aquelas que possuem na sua estrutura moléculas de carbono. Vale ressaltar que todas as substâncias orgânicas possuem carbono, mas nem todas as substâncias que possuem carbono são orgânicas, daí surge a subdivisão entre química orgânica e química inorgânica. Segundo os cientistas a química orgânica pode ser definida resumidamente como a química da vida, uma vez que tudo o que contém vida contém em sua composição carbono.

Química Orgânica

Química Orgânica

Compostos orgânicos

As substâncias e os compostos orgânicos fazem parte do nosso cotidiano desde a pré-história, de uma forma tão natural que nem percebemos. Tal teoria pode ser comprovada com a fermentação do suco de uva que dá origem ao vinho surgindo daí o álcool etílico. Orgânico refere-se a vida e o carbono está presente em grande parte da composição do nosso organismo assim como de todos os seres vivos, desta forma a química orgânica esta diretamente ligada ao nosso cotidiano e as nossas funções vitais, como por exemplo através da produção de uréia e da glicose. A princípio os cientistas acreditavam que os compostos orgânicos só poderiam ser sintetizados naturalmente, até que se descobriu que poderiam também ser sintetizados em processos artificiais realizados pelo homem, com o uso de tecnologia, assim podem ser encontrados compostos orgânicos na produção das cores de tintas, nos combustíveis, na fabricação de sabões e também nos medicamentos.

Exercícios

Exercícios

Síntese e moléculas orgânicas

As fontes dos compostos orgânicos pode ser naturais e artificiais, as fontes naturais são obtidas na natureza através dos animais, plantas, carvão e petróleo, de onde são obtidas as moléculas simples que são transformadas em outras. A síntese dos compostos orgânicos se dá através dos compostos orgânicos ou inorgânicos, sendo que as moléculas orgânicas naturais são sintetizadas através de processos naturais dando origem aos estudos da bioquímica, enquanto que as moléculas orgânicas artificiais são aquelas sintetizadas pelo homem em processos artificiais, com uso de tecnologia avançada, como o que produz o plástico e outros produtos.

Introdução

Introdução

Importância e aplicação da química orgânica

O estudo da química orgânica, como estudo de todos os compostos orgânicos, é vital para diversas áreas humanas e industriais. Sua aplicação na medicina é fundamental para entender os complexos processos que acontecem no corpo humano e também para a fabricação de medicamentos, vacinas e para uma imensa gama de exames laboratoriais que tem seus resultados apurados através de reações do organismo a algumas substâncias. Com a evolução da síntese artificial das moléculas de carbono o homem desenvolveu compostos de diferentes aplicações, um exemplo clássico desta evolução é o plástico que é feito de cadeias carbônicas muito extensas, chamadas de polímeros.

Assim, podemos perceber o quanto o estudo da química orgânica é importante para o desenvolvimento da indústria, da área da saúde humana e também para a preservação e controle do meio ambiente, pois nem tudo o que é orgânico quer dizer natural, e produtos descartáveis como garrafas pets, copos, sacola, etc., levam séculos para se degradarem no meio ambiente sendo poluentes e uma ameaça ambiental.

Um comentário

  1. a quimmica organica e importante no nosso dia dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>