Produção de Alimentos Orgânicos

Os alimentos são muito importantes para a nossa saúde. Logicamente, sem alimento, sem comida, não há vida plena e saudável. Mas é claro que devemos optar pelos alimentos mais saudáveis para que nosso corpo fique sempre saudável.

Mas, muita gente opta por alimentos não muito saudáveis, como os enlatados, os congelados, e outros por causa da falta de tempo que, atualmente, implicam na vida de uma família onde o patriarca e a matriarca dedicam a maior parte de seu tempo ao trabalho.

Alimentos Orgânicos

Alimentos Orgânicos

O melhor mesmo é a escolha de alimentos frescos e sem adição de conservantes, corantes e outros produtos químicos. É o que oferece os alimentos orgânicos, que, ultimamente, vem ganhando mais espaço na mesa do brasileiro. Neste artigo, saberemos mais sobre os alimentos orgânicos, e o imenso bem que ele faz ao nosso organismo. Vamos lá?

Os Alimentos Orgânicos

Os alimentos orgânicos se caracterizam por utilizar, desde a sua produção até a chegada a mesa métodos sustentáveis e que não agridam nem o meio ambiente e nem o consumidor final. É intuitivo pensar então que, agrotóxicos e outros pesticidas estão longe de serem utilizados em tais alimentos. Devemos destacar que o alimento orgânico é mais saudável a aqueles onde produtos químicos são adicionados para melhorar o aspecto do alimento, por exemplo.

Os alimentos são feitos no sistema dito acima (a produção dos alimentos orgânicos deve estar de acordo com a saúde ambiental e a saúde do consumidor final). Mas não pense que os alimentos orgânicos são cheios de pragas e outras doenças pela ausência de agrotóxicos e pesticidas. As fazendas que cultuam os alimentos orgânicos se preocupam em levar para a casa das pessoas produtos de boa qualidade para conquistar os clientes. Os tratamentos da terra e das plantas são feitas através de sistemas naturais, sem química, que proporciona plantas fortes e resistentes. Embora os alimentos inorgânicos ainda apresentem propriedades nutritivas, o conceito positivo vai para os alimentos orgânicos, visto que são mais saudáveis e saborosos.

Até Mesmo na Pecuária, Os Orgânicos ‘’Batem Cartão’’.

Para quem pensava que os orgânicos existiam somente na agricultura, estão enganados. Há ovos e carnes orgânicas, obviamente, mais saudáveis que os comuns.  As carnes cultivadas organicamente são muito mais nutritivas e seguras para o consumo humano, visto que as carnes comuns são cheios de hormônios, antibióticos e anabolizantes.  Algumas pesquisas indicam que o consumo de carne contendo tais substâncias podem causar problemas de saúde em humanos em longo prazo.

A Classificação de Um Produto Orgânico

Para que um alimento seja considerado orgânico é necessário que apenas 5% de produtos que não sejam de origem orgânica. Para ser considerado um produto semi-orgânico, a porcentagem de elementos orgânicos que devem estar presentes no alimento é de 70%. Mas os alimentos que conterem uma porcentagem menor de compostos orgânicos não podem ser considerados orgânicos.

Alguns agricultores abriram mão dos alimentos ‘’normais’’ para apostar nos alimentos orgânicos, segmento que cresce a cada dia. Alguns conseguiram reduzir o custo de produção em até 40%, sendo que o lucro também aumenta. A América Latina, para se ter noção. Fica em terceiro lugar na lista dos continentes que mais tem hectares voltados para o cultivo de produtos orgânicos de todo mundo, ficando atrás da Europa e Oceania (2º e 1º lugar, respectivamente). Entre os 3 países que mais produzem orgânicos no mundo, o Brasil ocupou o terceiro lugar, atrás de Argentina e Austrália.

O produtor só tem a ganhar com o cultivo de orgânicos, e o único cuidado que ele deve tomar ao decidir se dedicar a esse tipo de alimento é mesmo saber manejar as propriedades destinadas ao cultivo e também cuidar para que a planta se desenvolva de forma saudável, sem o uso de químicos.

O Que Está Possibilitando o Crescimento das Vendas de Alimentos Orgânicos?

São vários os motivos que incidem para o crescimento do consumo de alimentos como este. A população está ficando consciente de como uma alimentação inadequada e não saudável faz mal para a saúde, geralmente em longo prazo. É perceptível, também, várias pessoas deixarem de consumir, por exemplo, refrigerantes e dando preferência ao bom e velho suco.

O mesmo ocorre aos alimentos orgânicos. Por ser mais saudável que o restante dos alimentos oferecidos, ele pode proporcionar uma alimentação mais balanceada e de acordo com as regras que devem ser seguidas (proteção ao meio ambiente, sem uso de agrotóxicos, enfim).

Saiba Mais

Saiba Mais

Mas o que dificulta a comercialização por completo desses alimentos é o seu preço. Isso é inevitável negar, já que eles são dois ou três vezes mais caros que os alimentos convencionais. E devemos perceber também que nem todos os brasileiros podem ter acesso a esses alimentos, seja por causa do preço ou da indisponibilidade de tais alimentos na região onde mora.

Meio Ambiente: Um Assunto Importante Defendido

Como dissemos incansavelmente nesse artigo, um dos principais motivos para a escolha dos alimentos orgânicos é pelo fato de os mesmos serem produzidos de uma forma que o meio ambiente não é afetado, ou seja, é praticado de uma maneira sustentável.  E isso não inclui somente a exclusão do uso de química como agrotóxicos e pesticidas, mas sim a valorização dos recursos naturais disponíveis. Uma é que os alimentos orgânicos são cultivados variavelmente no solo, evitando que o mesmo fique pobre de sais e outros minerais e pereça, coisa que a agricultura comum não acontece. Mesmo se o alimento não for orgânico, o ideal é sempre variar nos cultivos, por exemplo: Um período o agricultor planta batata; no outro, cenoura, no outro, beterraba, e assim por diante.

Muitos especialistas argumentam que ainda não há muitos incentivos governamentais para se praticar a agricultura e a pecuária orgânica.  Pesquisas indicam que o crescimento dessa prática no Brasil cresceu aproximadamente 300%, em um período de 10 anos. As informações indicam ainda que, desses cultivos existentes no país, mais de 70% deles vem da cultura familiar, ou seja, sem o uso de máquinas modernas para o auxílio na plantação e colheita.

Apresentamos, aí, um pouco mais sobre os alimentos orgânicos, bem como alguns fatos relevantes.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.