Por Que a Pimenta Arde?

A pergunta para a resposta de por que a pimenta arde é bem simples: por causa das capsaicinas. Não tão simples assim se pudéssemos saber exatamente o que essa substância. Apesar do nome estranho e de ser a responsável pelo ardido da pimenta, a substância não tem sabor e nem cheiro. Porém, tem o poder de estimular as células nervosas que ficam localizadas na nossa boca. E daí aquela sensação, que para algumas pessoas é agradável e para outras, nem tanto.

As capsaicinas ficam exatamente na placenta das pimentas e o que chamamos de substâncias, na verdade são glândulas do tempero. E são bem visíveis, porque é onde ficam as sementinhas, coladas numa espécie de tecido esbranquiçado.

O que explica uma pimenta ser mais ou menos ardida que a outra é exatamente a quantidade dessa glândula existente nela. Aliás, existe um órgão que tem a função de medir o quanto é ardida cada tipo de pimenta. É o SHU, nome que faz uma homenagem ao seu inventor, Wilbur L. Scoville.

O farmacologista chegou aos dados fazendo testes bioquímicos com máquinas cujo os líquidos atingem alta pressão.

No livro dos recordes, o famoso “Guinness Book”, a pimenta mais ardida do mundo é a red savina habanero. A seleção foi feita com dados do teste SHU, que dá para esse tipo de pimenta o número de 580 mil. Em termos de comparação, a nossa pimenta malagueta, tem 200 mil SHU, menos que a metade e já é bem ardida. Imagine a a red savina habanero!

Veja a Classificação de Alguns Tipos de Pimenta em Relação ao Quanto Fazem a Boca Arder:

  • Da Jamaica e também encontrada nas Ilhas do Caribe: jamaican hot, como a nossa malagueta, 200 mil SHU.
  • Do Caribe, de Belize e também da Jamaica: poder de fogo, com 250 mil SHU.
  • A americana, mais precisamente da Califórnia, que está no livro dos recordes, a red savina habanero, com 580 mil SHU.
  • Do Caribe e do México: a habanero,chega a 300 mil SHU.
  • Também da Califórnia e do sudeste da Ásia: thai, menos ardida que a nossa malagueta, 100 mil SHU.

O que Fazer Quando Você sem Querer Ingere Pimenta Demais e a Boca Começa a Arder?

Agora que você já chama por que a pimenta faz a boca arder, aprenda a saber se defender desse ardido.

Algumas pessoas acabam sendo pegas de surpresa com um prato que pensavam que não tinha pimenta. Outro caso muito comum é alguém mesmo sabendo que você não gosta de pimenta, resolve se fazer de engraçado e te faz provar um alimento com o condimento. Ou ainda, você até gosta de pimenta, mas não naquela quantidade. E em todos os casos, a boca começa arder. O que você faz? Bebe água? Errado, não é isso que deve ser feito para contornar o mal estar de sentir a boca ardendo.

Coma uma colher de iogurte natural. O mesmo pode ser feito, caso você tenha exagerado na quantidade de pimenta do prato que estava preparando. Outra opção é beber um copo de leite.

Ambas opções são ditas com base em dados que comprovam cientificamente que derivados do leite ou a própria bebida possuem substância que consegue envolver aquela que tem na pimenta e que provoca a sensação de ardido.

Porém, vale lembrar que somente as moléculas da substância que dá o ardido a pimenta é que serão eliminadas serão aquelas que ainda estão na língua e que não foram completamente ingeridas. Neste caso, dá para sentir a diminuição do efeito, mas não a eliminação do ardido por completo.

A Pimenta faz Bem Para Saúde?

Você pode até não gostar do ardido da pimenta, porém, ela pode ser boa para sua saúde. Além de ajudar a diminuir a dor, esse tempero pode ajudar no emagrecimento e na proteção do coração.

No caso da ajuda para perder peso é que a capsaicina, justo aquela glândula que dá o ardido da pimenta, tem o poder de acelerar o metabolismo. Metabolismo acelerado menos gordura no corpo. De acordo com estudos sobre o uso da pimenta na dieta. Se a pimenta for consumida todos os dias, no fim de uma semana é possível ter perdido 100 calorias.

Outra vantagem na luta contra balança é que a pimenta não age somente quando está sendo consumida, mas horas depois, diminuindo a sensação de fome. Já as cápsulas que são vendidas, segundo os médicos, não possuem o mesmo efeito do que a ingestão da própria pimenta.

Os Benefícios da Pimenta Para o Coração

Não é só acelerando o metabolismo e ajudando na dieta que a pimenta faz bem para saúde. Ela também é uma ótima amiga do coração. Pesquisas revelaram que sempre aquele ardido da pimenta, isto é, graças a glândula, o coração pode se beneficiar.

As pimentas ingeridas diariamente conseguem reduzir as taxas de colesterol, segundo pesquisas. E mais, elas diminuem a probabilidade da pessoa que faz a ingestão de sofrer com doenças como a aterosclerose e doenças arteriais. Esses estudos já foram feitos dentro e fora do Brasil e os resultados apontam para o mesmo caminho.

Além disso, o estudo garantiu que a ingestão da pimenta frequentemente ajuda a reduzir a pressão do sangue. Isso porque ela consegue agir aumentando a produção do óxido nítrico. Explicando melhor, se trata de uma proteção dos vasos sanguíneos, que também relaxa. É uma molécula o óxido nítrico.

Para completar, sempre graças ao ardido da pimenta consequência da presença da glândula capsaicina, o consumo desse tempero tem efeito analgésico. Quem não gosta de pimenta e dependendo de quando ela arde crê até mesmo que está sentindo uma dor nas papilas gustativas. Aliás, vale ressaltar que a sensação mais intensa é normal em pessoas que possuem as papilas gustativas mais sensíveis.

Neste caso, vale um spray produzido com a capsaicina para aliviar as dores. E a substância ainda é usada em outros remédios para outros tipos de problemas, como rinite não alérgica, além de sensação de dor no nervo ciático ou lombalgias. Porém, neste caso, se trata de um produto em fase de estudos e testes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.