Pinturas Corporais

A Body Art

“Body Art” é um termo originado do inglês e que quer dizer “arte do corpo”. Esse é um exemplo de manifestação artística onde as artes de aspecto visual estão sendo manifestadas no corpo de algum modelo ou até mesmo no corpo do próprio artista, funcionando assim como um suporte ou como uma forma de se expressar. Esse tipo de manifestação surgir mais para o final dos anos sessenta, sendo uma das mais controvertidas e famosas maneiras de arte que já foram disseminadas ao redor de todo o mundo.

Várias são as culturas que são consideradas as precursoras dessa arte, principalmente quando se analisa do ponto de vista estatístico, sendo essas culturas tanto as mais antigas, quanto as mais atuais. De modo mais específico, toda essa abordagem começou a ser difundida visando dar um toma mais impessoal e minimalista a arte conceitual, que é aquela arte que abre mão do formalismo, concentrando-se apenas nos conceitos e nas idéias intrínsecas. Assim, de maneira mais ampla, a body art tem sido lida como um prolongamento desse tipo de abordagem.

Muitas vezes também é possível que a body art cumpra o papel de ser uma apresentação para a sociedade ou até mesmo um ritual, tendo assim ligações com o happening – que é um tipo de manifestação das artes visuais onde as principais características são advindas das artes cênicas, e assim, a obra que na grande maioria das vezes é antecipadamente pensada, passa a incorporar algo que transmita uma maior improvisação ou espontaneidade,que faz com que a apresentação sempre aconteça de uma maneira, nunca se repetindo – e tendo ligação também com a performance – que é o conjunto das capacidades e / ou características que demonstram o comportamento de um indivíduo. Porém, a body art pode ainda se comunicar com o público de outras maneiras, como pela documentação e divulgação, seja por meio de fotos ou vídeos.

Ainda falando sobre a divulgação e o contato com o público, muitas vezes os espectadores podem interagir com a body art além da maneira passiva com que já se está acostumada. Em alguns tipos de arte, o espectador se torna um agente de interação e por esse motivo, muitas vezes esse tipo de criação carrega consigo a missão de levar o público ao choque, ao riso ou pelo menos à reflexão.

As principais origens e referências da body art são baseadas em uma premissa dita por Marcel Duchamp, que foi um pintor, poeta e escritor francês que diz “tudo pode ser usado como obra de arte”, e quando ele apresenta isso, o corpo humano também está incluído. Por esse motivo é que Duchamp pode ser considerado como um precursor da body art, juntamente com o francês Yves Klein, que atinha como objeto de arte os corpos femininos, apelidando-os de “pincéis vivos”, e ainda outros artistas, como o italiano Piero Manzoni e o estadunidense Vito Acconci.

Pintura Corporal

A pintura corporal é uma espécie de ramificação da body art e que também é um tipo de manifestação de arte e de cultura que se encontra presente em diferentes sociedades, como as hindus, as africanas, os indígenas e ainda a sociedade ocidental – sendo que nessa última, as principais manifestações são nas tatuagens e nas maquiagens.

Os indígenas usam a pintura do corpo visando expressar várias manifestações culturais da sociedade na qual eles estão inseridos, e dessa maneira, em cada evento – seja ele de luta, de casamento, de caça, ou de morte – existe um tipo de pintura específica ou adequada, e assim, todo o ritual é retratado também no corpo dos indígenas, principalmente na forma de pintura, que é a demonstração mais intensa. A tinta utilizada por eles é feita a base de itens naturais, como o jenipapo, o urucum ou babaçu.

Os hindus também utilizam a pintura corporal em sua cultura, como por exemplo nos casamentos, onde as noivas recebem pinturas ao redor de todo o corpo, sendo assim, tela para desenhos que visam representar sorte e rompimento com o passado para aquela noiva, exibindo assim uma espécie de interrupção com a sua família – já que quando uma indiana se casa, ela deixa de ser parte de sua família, se tornando apenas parte da família de seu marido – e iniciando a sua vida com a condição de a partir dali ser uma mulher oficialmente casada. Depois de toda a cerimônia de casamento, toda a mulher que tem um marido passa a utilizar um símbolo vermelho entre suas sobrancelhas.

Hindus

Hindus

As tribos africanas – assim como as indígenas – também utilizam da pintura para dar significados a cada evento em particular, além de também usar esse artifício como forma de se embelezarem. Nas pinturas deles, a natureza é frequentemente retratada e elas são na maioria das vezes jeitas com tintas de origens naturais, como os mais variados vegetais, barro, extração de rochas vulcânicas, ocre vermelho, seiva de plantas e cal branca, que são todos itens que contem pigmentos bem fortes.

Levando em consideração todos  esses tipos de pintura corporal que são tradicionais em diferentes sociedades, é possível observar como existe um choque cultural, mas ainda assim, muitas semelhanças, e também é possível entender como o conceito de beleza é algo mutável. As semelhanças são possíveis de serem observadas no fato de que sempre as pinturas temo principio de embelezamento e de expressão.

Um artifício que sempre foi utilizado, principalmente pelas mulheres, é a maquiagem, e ela pode ser considerada um tipo de adaptação dessas formas de arte, sendo que nos dias de hoje ela cresce cada vez mais e começa a seguir padrões e tendências mais específicas. Porém, a maquiagem não é limitada somente as mulheres, podendo facilmente ser utilizada por homens, nas mais diversas situações, principalmente quando eles estão envolvidos com fotografia, teatro, cinema, entre outros fins artísticos. Desse modo, a maquiagem serve para que as ideias sejam expressas de uma maneira mais verdadeira, enfatizar o que se deseja transmitir em imagens, ou ainda referenciar algumas manifestações sociais e / ou culturais.

Outra forma de body arte e de pintura corporal que é mais utilizada hoje em dia é a tatuagem, mas que não é exclusiva da sociedade atual, mas surgiu em aproximadamente 3000 a.C, no Egito. As tatuagens eram feitas principalmente em rituais religiosos, porém, com o passar do tempo ela foi se popularizando, e assim, tornou-se uma característica da sociedade moderna, que é a que estamos inseridos atualmente, e na maioria das vezes elas apresentam significados, como a vontade de se expressar, seja a respeito de opinião, estilo, entre outras coisas, e é por isso que muitas tribos ainda possuem a tatuagem como uma marca ou uma patente de seu estilo.

Tatuagem

Tatuagem

Analisando tudo o que foi apresentado, a pintura corporal está inserida há milhares de anos na vida humana, sento usada das mais variadas formas e com os mais diversos intuitos, mas sempre visando algum tipo de manifestação, contribuindo assim para a formação e adaptação da historia de muitas sociedades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.