Para Que Serve Uma Bigorna?

A bigorna pode não ser um objeto muito conhecido pela grande parte das pessoas e existe uma razão para esse “desconhecimento”. Se trata de um objeto que não faz parte do cotidiano de muitas pessoas, por isso, a falta de conhecimento sobre o assunto.

A bigorna é um bloco maciço de ferro forjado com o detalhe que a parte de cima é muito resistente e dura. O objeto, podemos dizer, tradicional, é americano e é exatamente como a bigorna que conhecemos no Brasil com uma única diferença, um corno de chifre arredondado que à a ponta. Na versão americana, um lado é reto e outro lado tem a curvatura virada para cima.

Outro modelo de bigorna que pode ser observado é aquele europeu, que também tem duas pontas, sem uma piramidal, isto é, plana e a segunda, cônica, arredondada. A parte do tronco do objeto é bem alta, enquanto a base vai se alargando para que fica mais estável e seja mais fácil fixá-la. Normalmente, essa base é formada de 4 extremidades.

A bigorna existe há muito tempo, desde da época medieval, as chamadas bigornas primitivas. Antigos também são os modelos japoneses. Porém, em ambos os casos, o número de detalhes é inferior aos das atuais e ficam mais parecidas com enormes blocos que possuem partes da superfície em forma curva.

As Bigornas Fabricadas Nos Dias de Hoje

Se antes as bigornas eram usadas para trabalhos pesados, atualmente, elas são usadas para aqueles mais leves, o que gerou uma mudança no modo de fabricá-las. Elas são feitas em ferro fundido nodular, que é mais elástico e flexível que o ferro fundido comum, aquele que antes era usado para fabricar as bigornas.

Os modelos fabricados atualmente possuem a base que é menos larga, comparada com a feita anteriormente, são mais baixos, normalmente, são com quatro pés e formam arcos. Dessa forma se observa um espaço na parte inferior vazio. Por isso, as novas bigornas não servem para realização de trabalhos pesados ou tradicionais, que eram feitos com os modelos mais antigos.

Para Que Serve a Bigorna

Conhecendo todas as características desse objeto deu para perceber que se trata de uma ferramenta. Ela é usada para fabricar e moldar outras ferramentas, grades, facas e outros tantos objetos podem ser feitos com o uso da bigorna.

A bigorna é usada aquecendo o ferro forjado e muito bem aquecido, é necessário esperar que esse calor chegue ao máximo, o correto a dizer é que ele fique “rubro”. Quando ela atinge esse grau, o metal ficará bem elástico e é hora de trabalhar com a bigorna. Dessa forma, a ferramenta pode ser manipulada dando fortes pancadas e com o auxílio dos mais variados modelos de martelo.

É mais fácil encontrar bigornas que possuem dois furos, a grande maioria se apresenta dessa forma. Sendo que um quadrado, que serve para encaixar o que será usado para corte e no outro, o que será usado para modelagem. Tem ainda um redondo, está parte é aquela capaz de fazer furos nas chapas que forem bem finas.

A bigorna é uma ferramenta que era muito usada no fim do século XIX. Nesta época, ferreiros, ferradores de cavalos eram os que mais usavam a ferramenta. Tinham também os ferreiros especializados na produção de armas e faziam com a ajuda da bigorna espadas, escudos, machados, armaduras e lanças.

Nos tempos atuais e com os processos industriais que servem para fabricar de forma mais rápida os mesmos objetos que poderiam ser produzidos com a bigorna, a ferramenta acabou caindo em desuso. Ela ainda existe, porque escultores e artistas preferem usá-la para produzir sua obra ou também para reparos ou simplesmente para passar o tempo.

Apesar de ser uma ferramenta que poucas pessoas usam, a bigorna ainda pode ser encontrada em lojas de ferramenta e também à venda de segunda mão. Basta uma busca na internet e você encontrará vários anúncios.

As Características de Um Produto Novo

Veja como e com quais características é possível encontrar uma bigorna nova para usar!

Descrição do produto: a bigorna é uma ferramenta que é para uso manual e normalmente é utilizada por ferreiros. Ela pode ser usada em serralherias, indústrias e caldearias. Sendo usada para conformação de metais tanto frio quanto quente.

Características Técnicas:

  • A bigorna é muito resistente a golpes pois é formada de um bloco maciço em ferro fundido de boa qualidade.
  • A bigorna possui duas pontas: uma delas é pontiaguda e a outra é rombuda. Atenção: neste caso, você pode encontrar essa característica diferenciada, depende do fabricante.
  • A bigorna é formada de uma base de ferro fundido densa que é suportada por uma outra base que é feita de dupla cônica invertida, muito larga e extremamente forte nas pontas. Enquanto a sua parte de cima tem a forma plana, chamada plataforma. Toda essa estrutura que garante que o ferreiro dê golpes quando estiver usando a ferramenta sem danificá-la e conseguia realizar o seu trabalho.
  • Composição: Em geral, a bigorna nova é feita em ferro fundido nodular cuja série é FE60003. Para o acabamento é usada uma pintura a pó eletrostática e texturizada.
  • Medidas: Peso 40 quilos e 22 mm furos.

Obviamente, a bigorna não é como um martelo que todo mundo pode usar, é necessário saber como fazê-lo, para evitar acidentes, que podem ser gravíssimos. Até porque, a bigorna é uma ferramenta com fins muito específicos e o seu uso preciso de um lugar adequado. Além dos profissionais que veem na ferramenta um objeto útil para o trabalho que eles realizam, a bigorna pode ser usada por pessoas não experientes, quando o assunto é arte, porém, mesmo neste caso, é necessário cuidado.

O preço da bigorna varia muito, principalmente, se o produto é novo ou é usado. Vale consultar e fazer uma pesquisa antes de comprar. O mais importante é observar se ela é feita mesmo de um bom ferro fundido e nada melhor do que o peso para dar essa garantia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.