Papas Mais Importantes da História

Conheça um pouco da biografia dos três últimos papas, o atual e os seus antecessores. Eles são considerados pela trajetória religiosa até chegar ao Vaticano ou pelo atuação à frete da igreja, os papas mais importantes da história da igreja católica.

Papa João Paulo II (Foi o papa de número 264)

Nome: Karol Józef Wojtyla

O papa João Paulo II, nasceu em 18 de maio de 1920, na cidade de Wadowice, na Polônia. Ele foi eleito papa em 16 de outubro de 1978, sendo entronizado em 22 de outubro de 1978. Seu pontificado durou até a sua morte, em dia 2 de abril de 2005, exatamente 27 anos como papa. João Paulo II morreu com a idade de 84 anos.

O papa João Paulo II teve o terceiro maior pontificado, que foi registrado, na história até os dias atuais. Em primeiro lugar, em relação ao tempo de pontificado está o papa São Pedro, que ficou durante 34 anos e logo depois dele, durante 31 anos, Papa Pio IX. Outra particularidade em relação ao papa João Paulo II é que ele foi o único papa eslavo e polaco até os dias atuais e o primeiro papa que não era italiano, depois do papa Adriano VI, que era em holandês.

Papa João Paulo

Papa João Paulo

João Paulo II era um papa muito carismático e foi aclamado durante todo o seu pontificado por diversas autoridades mundiais, sendo por isso, considerado um dos mais influentes líderes do século XX. Ele também teve papel importante no fim do comunismo que reinava na Polônia. Além disso, João Paulo II abriu um bom diálogo entre a Igreja Católica e o líderes do judaísmo.

Entre outras coisas, que fizeram de João Paulo II um papa que merece destaque e está entre os mais importantes da história do Vaticano, ele foi um dos líderes que mais viajou, esteve em 129 países diferente durante o seu pontificado.

Como todos os religiosos da Igreja Católica, João Paulo II sabia falar várias línguas, veja quais ele falava: italiano, polaco, latim, grego clássico, inglês, espanhol, francês, ucraniano, esperanto, português, russo e servo-croata.

O papa João Paulo segundo, beatificou bem 1340 pessoas e canonizou 483 santos, uma quantidade superior aquela dos seus antecessores. Mesmo que reuníssemos todos os papas de cinco séculos que já se foram, somando as beatificações e canonizações, não chega perto daquilo que foi feito pelo João Paulo II.

O Papa João Paulo II era portador da doença de Parkinson e faleceu quando o problema se agravou. No ano de 2011, no dia 1 de maio, o seu sucessor, Bento XVI, proclamou João Paulo II Beato, na Praça de São Pedro no Vaticano.

http://www.youtube.com/watch?v=TSBklkPDASs

Papa Bento XVI (foi o papa número 265)

Joseph Aloisius Ratzinger, nasceu em 16 de abril de 1927, entrou para história, entre outras coisas, por ter renunciado ao papado, deixando o posto em 28 de fevereiro de 2013. Desde então, passou a ser Bispo emértido da Diocese de Roma. Quando foi eleito a papa, Bento XVI estava com 78 anos, no conclave do ano de 2005.

O atual Bispo que foi o papa que substitui João Paulo II, fala 6 idiomas: o próprio, alemão e mais francês, italiano, latim, castelhano e inglês, tem um discreto conhecido do português e também de hebraico e grego antigo.

Ele é membro de diversas academias científicas europeias, como por exemplo, aquela da França, Académie des sciences morales et politiques. Além disso, possui 8 doutorados honoríficos, conseguidos em universidades diferentes, entre elas a Universidade de Navarra.

O ex papa também é um pianista e entre as suas obras preferidas estão aquela de Bach e Mozart. Não foi o primeiro e nem o único papa alemão da história a igreja católica, seria o sétimo, de acordo com dados históricos.

Assim como o seu antecessor figurou na lista de líderes mais influentes do mundo. Seu nome entrou na classificação da revista Time, entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, no ano de 2005.

Papa Bentro XVI

Papa Bentro XVI

O antecessor de Bento XVI em relação ao nome, foi o papa Bento XV, que esteve a frente do pontificado entre os anos de 1914 e 1922, bem durante a Primeira Guerra Mundial.

O papa Bento XVI anunciou que deixaria o pontificado em 11 de fevereiro de 2013, em um discursso pronunciado em latim falou “No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida e a fé, para governar a barca de Pedro e anunciar o Evangelho é necessário vigor, tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminui de tal modo em mim que devo reconhecer a minha incapacidade de administrar  …”

A despedida do papa não foi exatamente uma surpresa, pessoas mais próximas dele, já afirmavam que Bento XVI tinha intenção de largar o pontificado. Antes dele, o último a renunciar, foi o papa Gregório XII, que deixou o pontificado no ano de 1414. Outros dois casos também já tinham acontecido, de Ponciano e de Celestino V.

Após a renúncia Bento XVI deixou o Vaticano em direção a Residência de Verão de Castel Gandolfo e depois da eleição do novo papa, seguiu para um mosteiro de clausura, que fica atrás dos muros do Vaticano.

Papa Francisco (o atual Papa de número 266)

Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, foi eleito papa em 13 de março de 2013, depois da renúncia do Papa Bento XVI. É o primeiro papa nascido na América e já logo nos primeiros dias de pontificado demostrou-se carismático e surpreendeu a todos com gestos simples e inesperados.

Antes de chegar ao vaticano, Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires, função que ocupava desde 28 de feveriro de 1998. Também foi cardeal-presbítero, a partir de 21 de fevereiro de 2001.

Filho de imigrantes italianos, Mario Bergolio, nasceu e foi criado em um bairo chamado Flores, em Buenos Aires. Na cidade, também fez a faculdade de química, concluído também um mestrado na matéria.

Foi em 1958, que Mario Bergoglio decidiu seguir os caminhos da igreja, entrando para um noviciado da Companhia de Jesus. Depois disso ainda fez a faculdade de Filosofia, na faculdade católica de Buenos Aires. Também foi professor de literatura e psicologia e em 1969, se formou em mais um curso, o de Teologia.

Mario Bergoglio, Papa Francisco, recebeu a ordenação presbiterial no ano de 1969.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.