Origem De Expressões Populares: 10 Tipos

As expressões populares são frequentes em todos os países do mundo. Necessário entender sobre o folclore popular para saber de maneira perfeita o legítimo significado. Por este motivo que aprender expressões populares de línguas estrangeiras representa tarefa complicada até mesmo aos linguistas.

“Só Sei Que Nada Sei”: Sócrates

Sócrates é considerado como pai da filosofia ocidental. Em sua escola sofista, apreciava a ideia de contestar as ações dos políticos gregos. Quando a crítica perguntava ao pensador sobre qual representava o melhor caminho pra resolver os problemas, Sócrates respondia “só sei que nada sei”, fazendo alusão de que os eleitos deveriam ser os mesmos a trazerem as respostas.

Por provocar a elite da época o filósofo foi condenado à morte. Na prisão, um dos discípulos concedeu o veneno que tomou no próprio suicídio. Hoje em dia o uso popular no Brasil perdeu o caráter crítico pra virar literal. Ou seja, as pessoas dizem a frase quando realmente não sabe a resposta ou não quer se envolver em brigadas.

“Só Sei Que Nada Sei”: Sócrates

“Só Sei Que Nada Sei”: Sócrates

 

“Acabar Em Pizza”

A expressão está relacionada com escândalos, com ou sem repercussão midiática, que evolvem diversos problemas e pessoas e no final ninguém recebe punição. Termo designado com frequência pela população brasileira para designar aos problemas de corrupção envolvendo políticos que quase nunca pagam pelos atos ilícitos. Existem diversas versões sobre a origem da expressão popular.

A tese aceita por grande parte dos pensadores apareceu na década de sessenta do século XX, quando cartolas do Palmeiras (clube de futebol e desportos) se reuniram para resolver problemas relacionados com as frequentes crises enfrentadas pelo time profissional de futebol de campo. Depois de discutirem por mais de quatorze horas seguidas os dirigentes seguiram á pizzaria onde consumiram dezoitos pizzas grandes e litros de chopp. Após o evento, os diretores foram para casa e estabeleceram a paz absoluta. O dia seguinte, Milton Peruzzi, jornalista do Jornal Gazeta Esportiva, publicou a seguinte manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza!”.

“Acabar Em Pizza”

“Acabar Em Pizza”

 

“Bode Expiatório”

Termo utilizado em grande parte dos países no mundo. Utilizada para indicar algum inocente para levar a culpa por outra pessoa. A história aponta que a origem da sentença remota à cultura dos hebreus, conhecidos por serem povos dispostos em realizar sacrifícios em animais como maneira de purificar os próprios pecados. Conforme a tradição dos judeus, sacerdotes colocavam as mãos no bode antes de sacrificar no sentido do animal carregar todos os pecados do povo à morte. Por causa do respectivo ritual a expressão ficou conhecida em nível mundial.

“Casa Da Mãe Joana”

Expressão originada no começo do século XIV, quando a rainha de Nápoles e Condessa de Provença, Joana, foi refugiada em Avignon, território francês. Com 21 anos de idade a Joana regulamentou os bordeis da cidade com o lema de que todas as casa deveriam ter passagens nas quais qualquer pessoa poderia ultrapassar sem problemas. Transportando para Portugal a expressão que virou significado de prostíbulo foi: Paço da mãe Joana. Quando chegou ao Brasil no seio popular a frase se modificou como “casada mãe Joana” para indicar o local onde as pessoas podem fazer o que bem entendem sem ordem ou organização moral.

“Guardado a Sete Chaves”

No século XIII os reis portugueses possuem formatos interessantes de sistemas para arquivar documentos importantes e as joias da coroa que consistia no uso de baús com quatro fechaduras. Cada unidade era distribuída entre funcionários do reino para aumentar nível de segurança. Com o passar do tempo o número sete entrou na expressão popular por causa do valor místico, quando a sentença começou a ser usada para designar algo que está guardado de maneira segura.

“Dor-de-Cotovelo”

Utilizada de maneira frequente para designar pessoas que sofreram com problemas amorosos que estão ao bar para afogar as mágoas no álcool, com as mãos no queixo e cotovelo no balcão. De tanto ficar na mesma posição os cotovelos ficam doloridos. Conforme o tempo passou a origem começou a ser usada às pessoas que sentem inveja ou ciúmes e por isso fica colocando defeito nas realizações dos conhecidos.

“Entrar Com o Pé Direito”

Expressão utilizada quase que no mundo inteiro para designar sorte. De acordo com historiadores a tradição remota aos tempos das celebrações romanas quando donos de festas acreditavam que entra com o pé direto evitaria agouros durante os festejos. A palavra esquerda também designava aos eventos sinistros, por este motivo as pernas esquerdas acabaram pagando o parto. No auge do cristianismo na Roma clássica as pessoas eram medidas como hereges apenas por serem canhotas.

“Lágrima De Crocodilo”

Ao afirmar que alguém está com lágrimas de crocodilos existe a menção de o choro na verdade é fácil, principalmente em consequência da falta de excesso de gotas no rosto. Expressão utilizada em todo o globo terrestre. Quando os crocodilos se alimentam de presas acontece forte pressão no céu da boca que estimula as glândulas lacrimais, causando a impressão de que o animal está chorando enquanto trucida a vítima.

“Motorista Barbeiro!”

Interessante notar que até o século XIX os barbeiros não possuíam objetivo apenas de fazer o cabelo ou barba. Também retiravam os dentes, cortavam calos, entre outras atividades. Como não eram profissionais especializados não era de se esperar que o serviço prestado fosse considerado desqualificado em grande parte das vezes, gerando fortes marcas nas pessoas. Por causa deste motivo todos os tipos de serviços mal feitos passaram a serem atribuídos à figura dos barbeiros. A expressão chegou ao Brasil por Portugal. Não se pode ignorar o fato que somente no Brasil existe a relação direta com os motoristas que não dirigem bem.

“Onde Judas Perdeu As Botas”

Expressão utilizada para designar locais que estão distantes, incessíveis ou desconhecidos. Existem diversas origens para o surgimento do termo. Uma delas está na história de Judas Iscariotes, que após trair Jesus, se arrependeu e com excesso de remorso acabou se enforcando em uma árvore sem nada nos pés, visto que tinha colocados as moedas de prata que ganhara pela informação nas botas no sentido de esconder o fato dos outros discípulos.

Quando os soldados viram que Judas estava sem seus sapatos, saíram em busca dos mesmos e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se tais botas foram achadas. Depois de achar o corpo, soldados romanos foram em busca das mesmas para resgatar o dinheiro, mas elas nunca mais foram achadas.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.