Origem da Comemoração de Aniversário

Dia de celebração do nascimento. Aniversários são comemorados em inúmeras culturas, muitas vezes encarados inclusive em formato de ritual de passagem. As grandes religiões celebram o nascimento de seus fundadores, como no natal, que é celebrado amplamente por cristãos, sendo este exemplo mais proeminente. Em contrapartida, certos grupos religiosos, como no caso das Testemunhas de Jeová, não existe comemoração de aniversários. Conheça informações sobre o respectivo tema, desde a origem até a modernidade.

Traços da Origem

As origens do aniversário remontam ao domínio da religião e magia, ambos os elementos que dominaram o mundo por milhares de anos. Desde a antiguidade existe tendência de comemorar a data de nascimento. Cada tribo possuía calendário próprio, fator que torna ainda mais difícil a missão de delimitar datas específicas para o surgimento das comemorações de aniversários.

Aniversário

Aniversário

A própria cultura de acender velas remonta aos tempos antigos. Historiadores apontam que a tradição está relacionada com o objetivo de proteger o aniversariante contra ataques de demônios, garantindo assim vitalidade na vida por pelo menos um ano. Até o quarto século após o nascimento de Cristo o cristianismo rejeitava a celebração do aniversário natalino, categorizando este como evento e costume pagão.Não se sabe ao certo qual representa a origem correta do aniversário. No entanto, tanto gnósticos como a própria bíblia cristianista aponta algumas passagens relacionadas com a tematização. No texto sagrado dos cristãos existem duas narrativas que caracterizam a celebração do aniversário: Gênesis 40:20 e Mateus 14:6.Pensadores antigos apontam que quase nenhum santo registra celebrações para as datas nas quais nasceram. Para grande parte do panteão católico, somente os pecadores em larga escala, caso dos romanos e faraós, apreciam a ideia de realizar festejos no dia de nascimento, como se fossem grandes deuses que merecem a atenção geral da população dominada.

Origem, Costume e Etnias!

Os povos gregos afirmavam que cada pessoa possuía algum espírito protetor que assistia o nascimento, além de proteger e vigiar pela vida inteira. Os espíritos tinham ligações com os deuses, após elaborações matemáticas entre a data e os planetas do cosmo solar. O povo romano endossava o mesmo ideal, visto que parte da cultura grega foi adaptada ao mundo de Roma após o domínio do Império na Grécia. O próprio costume de acender velas conforme a idade vem da cultura greco-romana.Os judeus consideram os aniversários como parte de adorações idólatras que são celebradas em honra dos deuses padroeiros do exato dia em que o judeu nasceu. Surgindo assim analogias entre o mundo abstrato e concreto.

Costumes Comemoração

Costumes Comemoração

Não se pode deixar de notar que em algumas doutrinas satanistas se celebram a data de nascimento por causa da crença do nascimento de um deus, visto que normalmente as pessoas ligadas ao profano acreditam que devem assumir postos importantes no mundo obscuro, chamado também de “inferno”.

Aniversário e Responsabilidade

Em grande parte dos sistemas legais no momento em que os cidadãos atingem maioridade legal existem diversos direitos e deveres especificados de acordo com regras constitucionais. Nas determinadas idades, o cidadão se torna objeto de alistamento militar, podendo concorrer a um cargo eleito, comprar legalmente, consumir álcool e tabaco, adquirir bilhetes de loteria, obter carteira de motorista, entre outras prerrogativas.

Magia e Religião

Hoje em dia a crença está relacionada com pedidos de desejos. Pensadores gregos apontam que bolos de mel feitos de forma redonda, como se fosse uma lua, eram iluminados por velas colocadas nos altares dos tempos. Grande parte da população acreditava que o aniversário representava passagem para o poder ao bem ou para o mal, visto que as pessoas estavam no mundo espiritual supostamente.Neste sentido, diversas obras antigas apontam que as celebrações tinham objetivo de afastar os maus espíritos. Os convidados que traziam presentes ao homenageado estavam ao mesmo tempo ajudando na energia positiva contra energias negativas. A refeição em conjunto se faz ainda mais necessário no intuito de dar bênção aos bons espíritos.

Aniversário: Pecado Capital

Os romanos comemoram os aniversários com festas hedonistas e presentes generosos. Em contraste, os primeiros cristãos rejeitaram a prática como inerentemente pagã. No judaísmo, a perspectiva em festas de aniversário é contestada por vários rabinos. Na Bíblia hebraica a menção única de uma festa que está sendo realizada em comemoração ao dia de alguém de nascimento é para o egípcio faraó, registrado em Gênesis 40: 20.As celebrações modernas, na qual o “aniversário” é elemento que muitas vezes ofusca a essência do rito do espírito, estão presentes em diversos tipos de religiões há milhares de anos. No entanto, os primeiros cristãos não celebraram o nascimento de Cristo porque consideravam a celebração como formato pagão. Orígenes, pensador levita, escreve que os cristãos não só devem abster-se de celebrar seus aniversários, como também de criar o sentimento asco diante o evento.Testemunhas de Jeová não comemoram eventos do gênero, assim como fizeram os primeiros cristãos da época de Cristos, na base de que eles são retratados em uma luz negativa na Bíblia e têm ligações históricas com a magia, superstições e paganismo, todos considerados eventos condenáveis por Deus segundo as leis divulgas por Moisés.Os muçulmanos praticantes também não possuem o costume de celebrar o aniversário por causa do mesmo motivo. Porém, alguns árabes que vivem no Ocidente adotam o costume para pelo menos comemorar os aniversários das crianças que estão vivendo outra cultura. A discussão religiosa do gênero fica atenuada por causa da comemoração em consequência do nascimento de Maomé.

Oriente e Comemoração do Aniversário

Os hindus somente celebram a data de aniversário quando existe coincidência da data junto com o mês correspondente aos meses lunares e solares. No budismo moderno existe a respectiva celebração da data de nascimento do Buda, no qual sua estátua ganha banhos de vinhos.Na Coreia do Norte não se comemora aniversários nos dias oito de julho e dezessete de dezembro porque foi nestas datas que morreram Kim Il-sung e Kim Jong-il, respectivamente. Quem nasceu nas respectivas datas pode mudar o dia de aniversário com reconhecimento oficial.No Reino Unido, cartas da família real são enviadas para aqueles que comemoram o aniversário de cem anos.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.