O Astronauta

O Que Faz um Astronauta?

Quando olhamos para o céu, enxergamos apenas o essencial, o mínimo. É como se víssemos apenas uma metade de um grão de açúcar dentro de um açucareiro. Ou seja, há muito mais do que enxergamos no firmamento.

O espaço sempre foi motivo de desconfiança, de admiração, enfim, de várias coisas. Muitos tentam decifrar ou apenas imaginar o que há mais nesse vasto e infinito universo. Com a tecnologia hoje existente, podemos conhecer novas estrelas, constelações, galáxias, enfim, e procurar exoplanetas que tem fortes chances de abrigar vida, seja com a forma que nós conhecemos ou as mais primitivas.

Astronauta

Astronauta

E uma peça chave da exploração espacial é, justamente, o próprio homem. No caso, o astronauta. Ele é responsável por muitas coisas, desde viagens espaciais, que podem ser de exploração de astros (Como foi a conquista da Lua pelos estadunidenses, em 1969) ou apenas a permanência no espaço, que atualmente é na Estação Espacial Internacional, que está em órbita na Terra.

Mas, o que é, na verdade, um astronauta? Quais são os requisitos para se tornar um? Essas e outras dúvidas serão sanadas no nosso artigo de hoje. Aqui iremos conhecer o que é preciso para se tornar um profissional desse tipo, bem como outras características. Vamos lá?

O Astronauta

O astronauta, também podendo ser um cosmonauta, é uma pessoa altamente e rigorosamente treinada para poder ser uma pessoa apta a viagens espaciais, hipotéticos ou futuros pousos em astros, ou até mesmo guiar as naves até esses locais.

Mas, todo aquele que consegue um voo sub orbital de até 100 km de altitude pode ser considerado um astronauta. Entretanto, fica claro que somente são feitos esses voos depois de intensos treinamentos.

Assim, todo aquele que vai ao espaço, seja por questões científicas ou outras, pode ser considerada um astronauta. Desde cientistas à jornalistas e também os chamados “turistas” espaciais.

Imagem de Amostra do You Tube

Quem Pode Se Tornar Um Astronauta?

Para ser um astronauta, é necessário que o candidato tenha em mente sobre os riscos que podem ocorrer durante uma missão espacial, por exemplo. São pedidas algumas coisas que equivalem a formações superiores. Ou seja, se quiser conhecer o espaço mais profundamente, é preciso que o candidato seja:

Formado em algum curso das seguintes áreas: Ciências biológicas ou exatas. Uma graduação e pós-graduação não são exigidas; entretanto, dá certa vantagem para os candidatos que optarem pela graduação.

Ao trabalhar em alguma agência espacial, vamos dar preferência á NASA, esta por ser mais conhecida (Não se esquecendo da Agência Espacial Brasileira, que subsidia o treinamento de astronautas brasileiros na NASA). Devemos adiantar que os astronautas selecionados por ela são majoritariamente cidadãos dos EUA. Mas não impede o ingresso de pessoas de outras nacionalidades na agência. Prova disso é o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que em 2006 foi o primeiro brasileiro a chegar ao espaço.

Saiba Mais

Saiba Mais

Além da formação normal e dos cursos de graduação, outros treinamentos, como natação, astronomia e também pilotagem podem contar pontos extras para os candidatos a astronauta.

Depois da seleção, começam os exames corporais, que são conhecidos por serem bastante rígidos. Só depois dessa inspeção, é que é dado o início do treinamento do futuro astronauta.

O treinamento pode durar até extensivos 20 meses, e tem o intuito de preparar o astronauta para as condições mais adversas possíveis. Por exemplo, em um local subaquático, que pode imitar um astro que tem baixa gravidade, pode o astronauta ser treinado ali.

Imagem de Amostra do You Tube

O Dia- a Dia de Um Astronauta

Para quem pensa que a vida de um astronauta é somente viajar para o espaço, está redondamente enganado. Para se ter uma ideia, apenas 30% desse tempo é dedicado para treinos e outros para uma viagem espacial futura, mesmo que seja hipotética. Os 70 % restantes são totalmente voltados á área técnica, e, principalmente, na administração dos projetos de pesquisa espacial. Somente quando o astronauta está há cerca de um ano antes de sua viagem ao espaço, é que as coisas mudam. Os 70% passam a ser de treinamento para a viagem no espaço e os 30% passam, portanto, a somente serem voltados á administração das pesquisas espaciais.

As idades para ser um astronauta nunca foram realmente definidas. Mas se sabe que a pessoa mais jovem a se aventurar numa viagem espacial foi Gherman S. Titov, que entrou em uma missão espacial com apenas 25 anos. E a pessoa mais velha que se tem registro que viajou para desvendar o espaço foi John Glenn, na época com 77 anos.

O Que Realmente Vale a Pena em Ser Um Astronauta?

Devemos ter em mente que, para ser um astronauta, é necessário muito estudo, treinamento, e outros para se tornar um profissional de sucesso. Ou seja, ser astronauta carrega suas desvantagens, é claro, mas também tem suas vantagens: Se realmente for escalado para alguma viagem espacial, o prazer e o inesquecível momento de ver o Planeta Azul em um local privilegiado e os altos salários que são pagos aos astronautas são apenas algumas das vantagens. Para se ter uma ideia, a remuneração de um astronauta em início de carreira pode chegar a cerca de 12 mil reais mensais; já após 10 anos de prestação de serviços o valor salta para 20 mil reais mensais.

As desvantagens são justamente, a paciência, já que nunca há a certeza de uma viagem espacial, e a mudança de seu local de moradia. Se você é aqui do Brasil e foi selecionado para ser um astronauta na NASA, por exemplo, pode se acostumar a morar em outro país.

Astronautas Mais Conhecidos

Para concluir o nosso artigo, vamos falar um pouco sobre os astronautas mais conhecidos. Neil Armstrong, estadunidense que foi o primeiro astronauta a pisar na Lua, era um astronauta de sucesso. Isso porque, além de seu feito histórico, alguns atos heroicos de sua parte fizeram-no como um dos maiores de todos os tempos. Morreu em 25 de Agosto de 2012.

Yuri Gagarin, russo, que foi o primeiro homem a viajar para o espaço, ficou célebre por sua frase: “A Terra é Azul”, também é um astronauta de sucesso e respeito. Morreu  aos 34 anos, em 1968.

Por Francisco Prado

Confira aqui um artigo sobre o que um astronauta faz.

Um comentário

  1. odorei é meu sonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>