O Que é Veganismo?

Veganismo é uma filosofia de vida, a qual é motivada por convicções éticas com bases nos direitos animais, que procura evitar o abuso ou exploração do mesmo, através de produtos considerados especistas e o boicote a atividades.

Os Nutricionistas do Canadá e a Associação Dietética Americana, consideram a dieta vegetariana, uma dieta apropriada para qualquer estágio do ciclo da vida, apesar deles alertarem que um dieta vegana mal planejada pode acabar sendo deficiente em ferro, iodo, cálcio, vitamina B12, vitamina D e ácidos graxos ômega3.

Entendendo Melhor! Etimologia

O termo inglês vegan, que é pronunciado como vígan, surgiu no ano de 1944, em uma reunião organizada por Donald Astson, envolvendo 6 pessoas, onde foi decidido a criação de uma sociedade nova e a doção de um termo novo para definir si próprio.

“Trata-se de uma corruptela da palavra ‘vegetarian’, onde se considera as 3 letras primeiras e as 2 ultimas para formar a palavra vegan”. Na língua portuguesa é considerada as três primeiras e as três ultimas, (vegetariano) formando o termo vegano.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

Veganismo no Mundo

O numero de pessoas que seguem o veganismo está crescendo. No ano de 1997, 3% dos Estados Unidos declaram não ter usado nenhum produto de origem animal, durante os dois últimos anos. No ano de 2007,2% do Reino Unido, declarou-se veganos. Sendo assim o que tem crescido também, são o numero de restaurantes veganos, de acoro com o Oxford Companion to American Food and Drink.

Tem sido bastante abordado o fato de que pessoas em dietas que incluem comidas de origem animal possuem uma probabilidade maior de desenvolver doenças degenerativas, principalmente doenças que envolva o coração.

Ideologia do Veganismo

Como vimos, veganismo significa os princípios pelos quais o ser humano não explora os animais. É a busca e prática ao fim do uso de animais para alimentação, trabalho, vivissecção, apropriação, confinamento, caça, e todos os outros usos que envolvam a exploração da vida animal pelo homem.

O vegano, procura acabar com qualquer atividade a qual explore os animais, assim, zelando pela integridade e preservação da liberdade animal, praticando a não-violência, a busca por alternativas ao não consumismo, aos mais diversos produtos, entre outras práticas. Veganos recusam qualquer produtos de origem animal, seja alimentar ou não, além também de produtos que tenha qualquer forma possível de exploração animal no processo de manufactura ou nos seus ingredientes, ou produtos que sejam testados em animais.

“Para os veganos, animais não existem para serem explorados pelos humanos, assim como o negro não existe para servir o branco, nem a mulher para o homem, tampouco os baixos pelos altos, os obesos pelos magros, ou os feios pelos bonitos. Cada animal é dono da própria vida, assim tendo o direito de não ser tratado como propriedade, mercadoria, enfeite, comida, entretenimento, cobaia, etc. Sendo assim, veganos propõem uma analogia entre sexismo, racismo, especismo e outras formas de discriminação e preconceito. Preferem usar os temos ‘seres sencientes’ ou ‘animais não-humanos’, ao invés de ‘irracionais’”.

Dieta Vegetariana e Veganismo

Veganismo e Dieta Vegetariana, são as mesma coisa? Não! É bastante importante diferenciar a dieta vegetariana da ideologia vegana. Veganismo não é uma dieta e sim um conjunto de práticas totalmente focadas nos Direitos Animais, que adota uma alimentação estritamente vegetariana, por consequência. Então, conclui-se que os animais possuem o direito de não serem usados como propriedade do homem, e que a prática do veganismo é a base ética para levar esse direito dos animais á serio, pelo mínimo respeito a eles.

Uma dieta vegetariana fornece grandes quantidades de grãos, cereais, vegetais, frutos e nozes, sendo assim uma dieta rica em ômega-6, carboidratos, carotenoides, fibra dietética, vitamina E, vitamina C, ácido fólico e magnésio. Diferente da dieta vegetariana, a dieta vegana é mais restrita e tem recomendações diferentes.

VIDA

VIDA

Vida dos Veganos

Alimentação dos Veganos

As pessoas que seguem o veganismo, os veganos, excluem de sua dieta além das carnes, embutidos, vísceras, banha, gelatina, músculos, ovos, cartilagens, pele, mel e derivados, insetos, frutos do mar e qualquer alimento que seja de origem animal. Eles alimentam-se basicamente de frutas, cereais, vegetais, legumes, cogumelos, hortaliças, algas, e qualquer produto, seja ele industrializado ou não, desde que não tenha nenhum, nenhum mesmo, ingrediente de origem animal.

Veganismo e os Vestuários, Adornos e Outros

Artigos em pele, seda, couro, camurça, lã e outros materiais de origem animal, como adornos de pérolas, penas, marfim, plumas, pelos, ossos e outros, são preteridos, pois implicam na exploração e/ou mote dos animais que dão origem a esses. Sendo assim, uma pessoa que segue o veganismo, o vegano, usa apenas tecidos de origem vegetal como linho, algodão e outros, ou também os sintéticos como o poliéster, também mantendo o cuidado de não exagerar com o consumismo, mesmo que não gere degradação aos animais.

Cosméticos, Medicamento, Limpeza e Higiene

Os veganos, evitam usar medicamentos, produtos de limpeza e higiene, e cosméticos que tenham sido testados em animais. Ele também, não tomam soros ou vacinas, porém podem violar os princípios do veganismo em caso de urgência ou emergência, ou caso as alternativas não estejam disponíveis.

Um dos princípios do veganismo é defender o surgimento de alternativas para experiências laboratoriais, como cultura de tecido, testes in vitro e modelos computacionais. Nas comunidades veganas são divulgadas listas extensas de empresas e marcas de produtos de higiene e limpeza pessoal e cosméticos não testados em animais.

Mais Sobre os Veganos

Pessoas que seguem o veganismo, recusam participar ou ate mesmo frequentar circos com animais, vaquejadas, jardins zoológicos, rodeios e touradas, pois esses implicam na escravidão, deslocamento de seu habitat natural, posse, privação dos costumes e comunidades, sofrimento e adestramento forçoso dos animais.

Os veganos não promovem nenhum tipo de pesca, não caçam e recusam qualquer “desporto” que envolva os animais não-humanos. Muitos deles seguem o principio político da não-violência.

Os veganos tem até um dia deles, o Dia Mundial Vegano, que e comemorado no dia 1 de novembro, data comemorada desde o ano de 1994.

Argumento de Saúde dos Veganos

As pessoas que incluem em suas dietas comidas de origem animal, nos últimos tempos tem mostrado uma probabilidade maior em desenvolver doenças degenerativas, principalmente doenças do coração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.