O Que É A Caixa de Pandora?

É muito provável que você já tenha ouvido falar da Caixa de Pandora. Você se lembra em qual situação ouviu falar de tal coisa? Normalmente quando está acontecendo algum desastre e as pessoas (principalmente aquelas mais ligadas em história) dizem que, com toda a certeza, tal fatalidade tem alguma coisa a ver com a Caixa de Pandora. Mas você sabe o que é, afinal, a Caixa de Pandora?

Mitologia

A Caixa de Pandora faz parte de uma mitologia, mais especificamente da mitologia grega. A mitologia é um conjunto de histórias, para não dizer lendas, que formam a cultura de certas populações, como a grega, romana, entre outras.

Mitologia

Mitologia

A mitologia tem como função guiar alguns princípios em tempos remotos. Como as civilizações evoluíram, as mitologias acabaram ficando como questão de cultura e história. As mitologias tem uma crença politeísta e acreditam que cada deus ou semideus é responsável por uma área, como o vinho, a bonança, o amor, a felicidade, o sexo, e, representando o todo poderoso, existe o deus dos deuses.

Para os mais apaixonados por história e por cultura, existem muitas histórias de mitologia a serem pesquisadas, e uma que é digna de muita curiosidade é a história da Caixa de Pandora.

A Caixa de Pandora

A primeira vez que se ouviu falar de Pandora e de sua caixa foi por volta do século VIII antes de Cristo (a.C.), e a história foi contata pelo poeta (precisa mencionar de onde ele é?) Hesíodo.

Segundo a mitologia grega, Zeus, o pai de todos os deuses, criou vários deuses e semideuses. A primeira mulher criada por Zeus foi Pandora. Pandora tinha em sua posse um jarro (o que na lenda é a caixa) onde estavam todos os males do mundo. A tradução pode vir, muitas vezes, errada. Em Portugal a mitologia é conhecida como a Jarra de Pandora.

Vale ressaltar que Pandora não era uma deusa, e sim uma humana normal. Pandora foi a primeira mulher humana que Zeus criou para habitar a Terra. Com a chegada de Pandora, vieram também todos os males, já que a mesma portava consigo a caixa.

Caixa de Pandora

Caixa de Pandora

Em um mundo onde não havia mulheres, apenas homens, Zeus proibiu que os homens dominassem a natureza. Prometeu, o titã grego, criou os homens a partir da argila, mas como esses foram criados depois dos animais (que já haviam ganhado vários dons como voar, caçar, garras, entre outros), o homem ficou sem nenhum dom. Então, para que o homem tivesse algo, Prometeu ensinou o homem a fazer várias coisas como domesticar os animais, cantar, dançar, escrever, entre outras atividades.

Sentindo que ainda faltava algo de especial nos homens, Prometeu roubou o fogo dos deuses e deu aos homens como um presente. Esse ato causou a fúria de Zeus. Para se vingar, Zeus acorrentou Prometeu em uma rocha onde toda dia um urubu viria comer o fígado do mesmo, e toda noite seu fígado seria regenerado, e criou Pandora, a primeira mulher de toda a história.

Ao enviar Pandora para a Terra, Zeus deu à mulher uma caixa onde todos os deuses depositaram desgraças como as doenças, a guerra, a discórdia. Mas nessa caixa também continha apenas um único dom: a esperança. Entre os males que estavam dentro da caixa, podemos destacar o trabalho (o sacrifício de ter de fazer algo para poder ganhar o pão de cada dia), as doenças (as do corpo e as da mente), as guerras, o ódio, a ira, entre tantas outras pragas. Se encontrava na caixa tudo aquilo que podemos considerar mau.

Curiosa com o presente exótico que seu criador lhe deu, Pandora abriu a caixa e acabou por liberar todos os males do mundo. Contudo, a mulher fechou a caixa antes que o único dom ali presente também pudesse sair.

Caixa de Pandora: Metáfora

Os gregos criaram essa metáfora para poder ensinar de uma maneira mais fácil e clara alguns conceitos relacionados à criação dos homens, à natureza e beleza feminina, além dos males que podem assolar o nosso planeta.

Outras Versões

Há outras versões da história da caixa de Pandora. Uma das versões mais conhecidas é a de que Júpiter (outro nome dado a Zeus) mandou Pandora para agradar e completar o homem. Seu criador entregou-lhe, então, uma caixa como um presente de casamento. Nessa caixa continha um bem colocado por cada deus. Quando Pandora abriu o presente, apenas a esperança não escapou da caixa.

Semelhanças

Ao analisar a história da caixa de Pandora, podemos perceber certas semelhanças com a história cristã da criação do mundo. Deus criou o homem e achando que o mesmo precisava de algo para completar a sua criação, deu a ele uma mulher.

Antes de Deus criar o homem e a mulher, Ele criou o paraíso: o céu, a terra, o mar, as árvores, os pássaros, os répteis, todos os animais, as frutas, enfim, tudo o que compôs o Jardim do Éden. Quando Deus fez o homem e a mulher (Adão e Eva), Deus disse que eles poderiam comer de todas as árvores, exceto do fruto da árvore do bem e do mal. Por conta da desobediência de Eva, os dois foram expulsos do paraíso e vários “castigos” foram dados aos dois e aos seus descendentes, como forma de aprendizado.

Muitas pessoas (cristãos) chegam a culpar Eva pelo pecado inicial, porque a mulher, com toda a sua beleza, seduziu o homem a desobedecer a Deus. Assim também aconteceu com Pandora, que foi criada por vários deuses, recebendo beleza, sedução, entre outros atributos e foi enviada à Terra. Ao casar com o irmão de Prometeu, Pandora foi tomada pela curiosidade (assim como Eva teve a curiosidade de saber o que era bom e o que era mal, de saber como era ser Deus [palavras que a serpente usou para convencer Eva a comer o fruto proibido]) e abriu a caixa, liberando todos os males.

Todas essas histórias (a não ser a história em que a caixa só continha coisas boas) nos fazem pensar que a curiosidade e a desobediência humana levam às maldades que hoje reinam no mundo. Vale lembrar que a caixa de Pandora faz parte de uma mitologia, que queria que a população daquela época acreditasse em algo. Mas ainda há nos dias atuais pessoas que acreditem que pragas como a violência, por exemplo, tenham saído da caixa de Pandora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.