Novo Distúrbio Alimentar

A cada dia surgem novos problemas e diferentes tipos de distúrbios alimentares em conseqüência da busca das formas perfeitas, de um padrão de beleza ditado pelo mundo da moda e que está fora da realidade da maioria das pessoas. Muito se tem falado de anorexia, de bulimia e de drunkanorexia que é o distúrbio tratado na novela Viver a Vida, que a personagem Renata, cujo papel é feito por Barbara Paz, tem. Deixados estes de lado surge agora um novo distúrbio alimentar que é a ortorexia, uma doença bastante séria e que muito mais do que aquelas loucas Dietas para Emagrecer vem tirando o sono tanto de nutricionistas como de endocrinologistas.

Novo Distúrbio Alimentar

Novo Distúrbio Alimentar

O que é ortorexia?

De acordo com o especialista Mauro Scharf esse é um novo transtorno em que a pessoa se torna obsessiva quando se trata de ingerir alimentos saudáveis sendo que esse distúrbio em geral leva a pessoa a ingestão somente de alimentos crus ou então se torna vegetariana. A pessoa fica tão neurótica que independente de fazer Atividades Físicas, de se dedicar a prática de Esportes e ter um corpo perfeito não desiste dessa tara pela alimentação saudável a ponto de muitas vezes se tornar desnutrida uma vez que nem sempre ingere as vitaminas necessárias ao organismo. Uma mania associada a esse distúrbio alimentar é a compulsão pela análise da composição alimentar, o valor calórico e o conteúdo nutricional de tudo que vai ingerir.

Anorexia

Anorexia

Convivência social

Como todos os distúrbios este também têm serias conseqüências e a primeira delas é a convivência social que fica muito prejudicada na medida em que o doente prefere se isolar principalmente da família, pois prefere estar sozinho quando vai se alimentar ou mesmo deixar de fazê-lo. O convívio fica limitado, pois quem sofre com ortorexia se dedica com muito afinco a análise de seus alimentos esquecendo a importância de se ter Saúde e Beleza. É mais um distúrbio bastante difícil de ser tratado, não existe receitas mágicas que possam curar a doença que assim como a anorexia ou a bulimia pode também levar a morte.

Bulimia

Bulimia

Sinais de alerta da ortorexia

Sabemos que o exagero no Culto a Beleza pode levar a vários tipos de distúrbios como a ortorexia e é preciso que se fique alerta para os sinais como o fato de examinar os alimentos detalhadamente antes de ingeri-los, somente comer o que é saudável, não aceitar com naturalidade o fato de ter de comer alimentos que outra pessoa tenha preparado, além disso, a perda de peso em demasia mesmo que não esteja seguindo um Cardápio Regime e para culminar o isolamento social com o objetivo de não deixar o estranho hábito alimentar. Assim que os sintomas ou alguns deles forem detectados é preciso procurar um profissional que acompanhe e trate o doente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>