Menina Elástico

Síndrome De Ehler Danlos

A síndrome de Ehler Danlos – que também é bastante conhecida como Cutis elástica – é um grupo que reúne doenças de caráter hereditário que acontecem no tecido conjuntivo, sendo provocadas por um problema na síntese do colágeno, que é uma proteína de extrema importância para a constituição do corpo humano, contribuindo até mesmo na força da pele, músculos, articulações e ligamentos, órgãos e vasos sanguíneos.

Essa síndrome pode ser mais simples ou até mesmo colocar a vida de uma pessoa em risco, sendo que isso varia muito de pessoa para pessoa e de situação para a situação. Não existe cura para esse tipo de doença e o tratamento gira em torno da consciência corporal, incluindo também a constante monitoração do sistema digestivo, excretor e principalmente cardiovascular. Outras coisas que podem ajudar nesse momento são a terapia física e ocupacional, a cirurgia corretiva, caso existam dores ou lesões, que são muito comum serem desenvolvidas nessas circunstâncias. Vale ressaltar que ainda que possa ser grave, as doenças englobadas pela Síndrome de Ehler Danlos não são degenerativas e nem progressivas.

Os principais sinais que levam ao diagnóstico dessa síndrome são a eversão das pálpebras superiores, que clinicamente é chamado de sinal de Meténier; a capacidade de tocar a língua no nariz, que clinicamente é chamado de sinal de Gorlin; a capacidade de dobrar o punho e o polegar, os levando até o antebraço, o que clinicamente é chamado de hipermobilidade articular; a frouxidão ligamentar; a redução da força muscular; a resistência a dor; a predisposição para sangramentos abaixo da pele; entre outros fatores que devem ser devidamente analisados por um médico.

A incidência dessa doença é de cerca de um para cada três milhões de pessoas e geralmente o diagnóstico chega juntamente com a vida adulta. As características variam muito de pessoa para pessoa e também de cada classificação da doença e a gravidade e a expectativa de vida também são bastante variáveis.

Ehler Danlos

Ehler Danlos

Excesso de Flexibilidade

Ainda que especificamente a Síndrome de Ehler Danlos seja algo bastante grave e mais raro, a síndrome das pessoas elásticas – que é algo mais leve – pode atingir cerca de quarenta por cento das pessoas, ainda que em um grau menor. Esse problema pode atingir qualquer parte do corpo, fazendo com que essa parte fique um pouco mais frouxa e com uma elasticidade fora do comum, que é conseguida sem treinamento ou sem esforço.

Na maioria das vezes a flexibilidade é enxergada como um ponto positivo para a saúde, mas em algumas situações isso pode se tornar um problema sério, onde a pessoa pode contar com a tendência de ficar com mais dores frequentes e também pode ser mais incidente a possuir problemas de postura e também a desenvolver atrite reumatoide.

Os médicos apontam que a principal característica de uma pessoa com hipermobilidade e ultrapassar os limites da normalidade dos movimentos de amplitude. Quando submetidas a tratamento, as pessoas não são levadas a tentarem reduzir toda a sua flexibilidade, até por que isso é impossível. Na verdade, o tratamento consiste em uma reeducação postural, ensinando o paciente a se mover sem fazer esforços pesados e desnecessários com o corpo, evitando assim o aparecimento de problemas com os quais eles estão mais sujeitos, como é o caso da cervicalgia, artrose, tendinite, escoliose, artralgia de joelhos, entre outras.

Excesso de Flexibilidade

Excesso de Flexibilidade

O mais indicado é que uma pessoa receba tratamento ainda na infância, porém, é mais comum que a doença seja observada e diagnosticada já na fase adulta. Muitas vezes a pessoa que possui hipermoblidade é vista como desastrada, já que toda essa frouxidão pode acabar levando ao deslocamento involuntário de várias partes do corpo. Além disso, essas pessoas tem a tendência de possuírem cansaço excessivo, dores no corpo e em casos mais sérios, até problemas em ficar de pé por um período de tempo mais longo.

Os médicos contraindicam muito que as pessoas com hipermobilidade utilizem dessa característica para uso competitivo ou qualquer outra utilização onde tenham que realizar esses movimentos com frequência, como é o caso de contorcionistas de circo, por exemplo. Ainda que pareça que eles tenham uma vantagem nesse aspecto, elas na verdade estão desrespeitando os limites que o corpo impõe, deixando ainda de fazer os tratamentos adequados.

Teste Para Ver Se Uma Pessoa Possui Tendências a Ser Hipermóvel

Pessoa Hipermóvel

Pessoa Hipermóvel

Como foi apresentado, o diagnostico desse tipo de doença relacionada a hipermobilidade não é fácil, e por isso é interessante que se atente a alguns pontos, para quando se necessite ir ao médico por esse motivo, já possa se ir com uma suspeita, para que já se tenha um ponto de partida. Os principais pontos que funcionam como um teste e que merecem atenção e que já servem de alerta para uma pessoa buscar ajuda profissional são:

– A pessoa deve esticar o braço direito, tendo a palma de sua mão virada para o chão. A partir disso o polegar deve ser puxado para a direção do antebraço. Caso ele chegue a encostar, vale a pena a observação.

– A pessoa deve esticar o braço direito com a palma da mão virada para cima, e analisar o cotovelo. Caso ele esteja aberto com mais de cento e oitenta graus, também vale a atenção.

– A pessoa deve colocar sua mão em uma mesa ou em alguma superfície plana, com a palma da mão voltada para o apoio. O dedo mindinho deve ser puxado em direção ao braço. Caso ele vire mais que o reto, ou seja, mais que noventa graus, também é um ponto para levar em consideração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.