Melhores Violões do Mundo

O violão é um dos instrumentos que mais fazem sucesso dentre músicos profissionais e amadores. Seja para aqueles que desejam compor as suas próprias canções ou mesmo para aqueles que apenas desejam uma distração o violão é um instrumento versátil e relativamente simples de aprender a tocar.

Saiba Quais São

Saiba Quais São

 

 

Porém, além de encontrar um bom professor para ensinar a tocar com o instrumento é importante saber como escolher o melhor exemplar para investir o seu dinheiro. Em geral as pessoas procuram pela melhor marca de violão para comprar. Devemos destacar que não existe exatamente uma marca que seja superior em tudo as demais.

Existem algumas marcas que são melhores que as demais e que se destacam nesse mercado por apresentarem mais qualidade em seus produtos. Para te ajudar a fazer a melhor escolha de violão para você, saiba um pouco mais sobre as principais marcas do mercado.

As Melhores Marcas de Violão

Yamaha

A grandiosa empresa japonesa de instrumentos, Yamaha, se tornou ao longo das últimas décadas uma das principais fornecedoras de linhas completas de instrumentos musicais. O que diferencia os violões da Yamaha dos demais do mercado é a seleção rigorosa de madeira e também o artesanato já tradicional da marca.

Além disso, a Yamaha tem grande cuidado com o acabamento sutil na construção do instrumento bem como o bom uso do conhecimento tecnológico sobre madeiras. A Yamaha conta com alguns modelos originais da marca em seu portfólio, mas em geral os seus principais modelos são cópias dos violões populares americanos. Uma marca reconhecida em todo o mundo pela qualidade das suas peças.

Ibanez

No segmento de guitarras e baixos a Ibanez é considerada uma das melhores marcas e além desses instrumentos também conta com uma linha de violão de grande qualidade. Uma dica interessante para os iniciantes é conhecer os modelos da Ibanez da série V, para muitos especialistas são os melhores para quem está começando a tocar.

Dentre as matérias-primas utilizadas pela Ibanez para fazer os seus violões estão madeiras como o mogno para o braço, laterais e fundo e ainda Jacarandá na ponte (bridge) e também na escala do violão.

Durante os anos 70 a Ibanez conheceu o seu melhor momento, pois foi nesse período que a empresa passou a contar com um moderno sistema automático de produção de instrumentos. Isso possibilitou unir qualidade a preços mais acessíveis.

Takamine

Mais uma empresa japonesa na lista das melhores marcas de violão, a Takamine, tem a experiência de mais de meio século produzindo violões acústicos. Um dos principais compromissos da marca é oferecer instrumentos inovadores e concebidos a partir de inovações da tecnologia.

Vale destacar que a Takamine, assim como outras empresas japonesas, trabalham produzindo modelos que são cópias de violões da Martin, uma empresa americana. Os preços da Takamine são razoáveis e você pode encontrar modelos finos e artesanais na linha fabricada sob a marca Hirade.

Martin

A Martin é uma das principais empresas do segmento de produção de violões tanto os clássicos como os elétricos. Os instrumentos dessa marca são bastante conhecidos pela sua qualidade superior. Trata-se de uma das marcas mais respeitadas entre os críticos, em geral é vista como a melhor marca de violão do mundo.

Uma curiosidade é que o cantor Johnny Cash tinha um violão Martin produzido especialmente para ele. Dentre as características que tornaram os violões da Martin conhecidos em todo o mundo estão o seu corpo mais alargado no melhor estilo Dreadnought Cutaway.

Taylor

Os violões da Taylor são os mais caros na média, porém, ele tem mérito para isso. O som de um violão desses é realmente excepcional principalmente devido a seleção rigorosa da madeira.

Quem deseja investir num violão dessa marca, mas não quer gastar muito pode investir nos modelos Taylor Baby Spruce BT1 ou  Taylor Baby Mahogany BT2, os exemplos de preços mais populares.

Já quem deseja um violão acústico/elétrico e está num nível intermediário ou avançado como violonista deve apostar num modelo como o Taylor 200, uma aposta sólida. Uma outra característica interessante de ressaltar em relação aos violões da Taylor é que eles tem uma escala muito rápida de ser tocada e os seus escudos tem um visual bem interessante.

Seagull

A Seagull é uma empresa canadense que produz violões ao melhor estilo artesanal. O seu tampo é sólido e isso resulta num som mais rico e com um alcance mais dinâmico. Conforme o tempo vai passando o som desse violão vai ficando melhor.

Modelos

Modelos

O braço dos violões do violão da Seagull são feitos de mogno de Honduras ou então de Silverleaf maple. A segunda opção produz uma sensação mais suave que o mogno, porém, as duas alternativas de material tem a mesma densidade. Bem difícil alguém que não goste de um violão da Silverleaf maple.

Samick

A Samick é uma empresa coreana que é responsável pela maior produção em quantidade de violões e pianos. Para se ter uma ideia por ano essa empresa pode produzir cerca de 1 milhão de violões, porém, mesmo com tanta quantidade ela consegue manter a qualidade dos seus instrumentos.

Alguns dos instrumentos produzidos pela Samick são vendidos através de outras marcas como a Silvertone, Greg Bennett e Abilene.

Gibson

A marca de violões que está a mais tempo nesse mercado é a Gibson e por isso mesmo não poderia ficar de fora dessa lista dos melhores violões do mundo. A história dessa empresa remonta a 1890.

Uma marca que faz um excelente uso de madeiras nacionais como o Jacarandá além de uma boa equipe de produção. Os seus violões oferecem uma sensação agradável para quem está tocando.

Epiphone

A Epiphone é uma empresa que tem foco na produção de violões acústicos e pertence a Gibson. Além de manter a qualidade da Gibson essa marca se destaca por oferecer preços mais acessíveis. Os seus instrumentos são fabricados a partir de madeiras como o Jacarandá ou Rosewood na escala.

Crafter

Apesar de não ser muito citada entre os críticos, a Crafter, é uma marca de qualidade reconhecida principalmente nos Estados Unidos. Assim como marcas de peso como a Taylor e a Martin os violões da Crafter possuem tampo maciço, vale dizer que alguns modelos tem tampo laminado.

Além disso, os instrumentos possuem um conjunto de equipamento de boa qualidade. A relação custo-benefício é interessante e vale a pena uma vez que os preços não são tão caros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.