Io-iôs

O ioiô é um brinquedo incrivelmente simples – realmente nada mais é que um carretel atado a um pedaço de corda. Mas nas mãos certas, pode ser algo extraordinário: um jogador de ioiô pode mandar o ioiô para todas as direções, torná-lo pairar no ar, em seguida, encaixá-lo de volta para a sua mão.

Brincar

Tanto o ioiô clássico como o sofisticado ioiô automático, que surgiu nos últimos anos são demonstrações notáveis de princípios científicos fundamentais. Neste artigo, vamos examinar esses princípios para descobrir o que faz os ioiôs se comportarem de forma inesperada. Iremos também olhar para a história dos ioiôs e ver como eles mudaram com o passar dos anos.

Ato de Jogada

O ioiô é um dos brinquedos mais populares e duradouros de todos os tempos. Os antigos gregos já brincavam com eles mais de 2.500 anos atrás, e há algumas evidências de que os chineses desenvolveram brinquedos semelhantes antes disso. Em qualquer caso, o ioiô demonstrou uma longevidade e popularidade fenomenal – é mais do que qualquer outro brinquedo, com exceção talvez da boneca.

Houve diversas variações no design do ioiô ao longo dos anos. No projeto original, que ainda era popular até o início do século 20, o cordão foi amarrado firmemente ao eixo. Esse design alcançou enorme popularidade na Europa no século 18 e 19, onde teve uma série de nomes, incluindo bandelore, quiz e L’emigrette.

Antigo

No ioiô moderno, trazido para os Estados Unidos das Filipinas em 1920, a corda só é laçada em torno do eixo. Para compreender o significado desta diferença, vamos examinar os princípios físicos em ambos os tipos de ioiôs.

Em ambos os projetos, o jogador de ioiô enrola a corda firmemente em torno do eixo. O ioiô é jogado direto da força da palma de sua mão, e você controla a força dependendo de que tipo de jogada deseja realizar.

Quando o ioiô é solto, ambas as formas de variação da energia potencial em energia cinética. O carretel do ioiô cai diretamente em direção ao solo, o que cria uma certa quantidade de movimento linear. Ao mesmo tempo, a corda se desenrola e o carretel gira, que constrói o momento angular (momento da rotação).

Adormecido na Roda

Para a maioria das pessoas, a parte mais difícil do ioiô é conseguir fazer o carretel dormir o tempo suficiente para fazer alguns truques. Para obter isso de um ioiô normal, você tem que jogar com muita força para que ele possa acumular movimento angular. Mas quando você joga um ioiô rápido, sua mão tende a fazer um empurrão, puxando o êmbolo para trás. É preciso muita prática para conseguir o equilíbrio certo para colocar o ioiô para dormir com êxito.

Pratica

Os fabricantes de ioiô tentaram uma série de coisas para tornar mais fácil manter um ioiô dormindo, e para fazê-lo acordar novamente. Uma das melhorias mais simples foi a de redistribuir o peso do ioiô a fim de alterar o seu momento de inércia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.