Quem Inventou Os Óculos?

Há muitos dilemas sobre invenção dos óculos. De acordo com algumas fontes o primeiro foi desenvolvido no século XIII, na Itália. Salvino D’Armate foi o provável inventor em torno de 1285, apesar de várias fontes sugerirem origem anterior. Ele compartilhou a invenção do novo dispositivo com Allesandro Della Spina, monge italiano, que tornou a invenção pública e por isso algumas vezes é creditado como o inventor. Os primeiros modelos tinham armações quadradas feitas de metal ou osso e tinham lentes compostas de quartzo.

Apesar de ter havido alegações de que Salvino D’Armate de Florença inventou óculos, elas foram expostas como fraudes por certos estudiosos. Embora tenha havido alegações de que Marco Polo encontrou óculos durante sua viagem à China, tal declaração não aparece nas contas.

A mais antiga evidência pictórica para o uso de óculos é de Tommaso da Modena no retrato de 1352 do cardeal de Hugh. Outro exemplo precoce seria a representação de óculos encontrados ao norte do Alpes em um retábulo da igreja de Bad Wildungen, Alemanha, em 1403.

Estes óculos primitivos tinham lentes convexas que podem corrigir tanto hipermetropia como presbiopia, que se desenvolve como sintoma de envelhecimento. Não foi até 1604 que Johannes Kepler publicou a primeira explicação correta a respeito de porque das lentes convexas e côncavas poderem corrigir a presbiopia e miopia.

No século XIII, os artesãos venezianos estavam fazendo “discos para os olhos”. As primeiras lentes foram convexas, abaulada para fora do meio. No século XV encontraram o caminho para a China.

Em 1451, Nicolau de Cusa, na Alemanha, produziu óculos para ajudar pessoas que estavam míopes usando lentes côncavas que eram mais finas no centro e grossas nas extremidades.

Quem Inventou Os Óculos?

Quem Inventou Os Óculos?

Óculos Antigos

Em torno de 1000AD, a ajuda da primeira visão foi inventada, chamada pedra de leitura, o qual era uma esfera de vidro, que foi colocada em cima do material a ser lido para a ampliação das letras.

Óculos primitivos tinham lentes de vidro fixadas em armações pesadas de chumbo, madeira ou cobre. Materiais naturais de osso, couro e chifre foram utilizados para a produção de quadros posteriormente. No início do século XVII, foram inventados os quadros leves de aço. O estilo moderno de armação, que pode ser colocada sobre as orelhas e nariz, foi inventado em 1727, pelo britânico Edward Scarlett.

A mais antiga referência histórica a ampliação pode remontar aos antigos egípcios em hieróglifos no século IVAC. O registro mais antigo de ampliação remonta ao século 1DC, quando um tutor do imperador Nero de Roma , escreveu: “As letras, no entanto pequenas e indistintas, são vistas alargadas através de um globo de vidro cheio de água”. Historiadores apontam que Nero (reinou de 54-68 AD) via os jogos de gladiadores usando esmeralda como lente corretiva.

O inglês Robert Grosseteste, no tratado De Iride, escrito entre 1220 e 1235, menciona o uso de ótica de “ler as letras menores a distâncias incríveis”. Alguns anos mais tarde, Roger Bacon ficou conhecido por ter escrito sobre as propriedades de ampliação das lentes, em 1262.

Óculos de sol, na forma de painéis em planos de quartzo enfumaçados, foram utilizados na China. No entanto, a utilização pelos historiadores do termo “óculos de sol” é anacrônica antes do século XX.

Óculos Antigos

Óculos Antigos

Óculos e Correções

Cientista e filósofo americano Benjamin Franklin é creditado pela invenção de óculos bifocais, dividindo suas lentes para visão de longe e de perto. Elas foram mantidas em conjunto numa estrutura de metal. Sir George Airy Biddle, um astrônomo e matemático Inglês, inventou óculos para corrigir o astigmatismo, em 1827.

Construção de armações também melhorou ao longo dos séculos. Hoje são feitas em grande variedade de estilos e modelos. Os quadros, produzidos em metal ou plástico, trazem lentes de vidro ou de plástico. Em 1955, as lentes inquebráveis foram inventadas. No ano de 1971, foi desenvolvida lentes com propriedades combinadas de plástico com vidro.

Óculos De Sol

Por volta do ano 1752, o designer James Ayscough apresentou espetáculos com peças de dobradiça dupla. As lentes foram feitas de vidro colorido, bem como claras. Ayscough sentiu que o branco criou uma luz ofensiva flagrante, considerada ruim para os olhos. Ele aconselhou o uso de lente verde e azul. Estes foram os primeiros óculos de sol. Não foram feitos para proteger os olhos do sol ou corrigir problemas de visão.

Sam Foster começou a Companhia Foster Grant em 1919. No ano de 1929, Sam Foster vendeu o primeiro par de óculos de sol da história, no calçadão de Atlantic City. Se tornou popular na década de trinta do século XX.

Polarização Lentes

Edwin Land inventou um filtro de papel celofane como polarização patenteada em 1929. Este foi o primeiro tipo moderno feito para polarizar a luz. Polarização por celuloide se tornou o elemento fundamental na criação de lentes de óculos de sol feitos para reduzir o brilho da luz.

Em 1937, Edwin Land fundou a Polaroid Corporation e começou a usar filtros em óculos de sol Polaroid. No entanto, a empresa ficou mais conhecido pela invenção e comercialização da fotografia instantânea.

Óculos Bifocais

O americano cientista Benjamin Franklin, que sofria de miopia e presbiopia, inventou óculos bifocais. Historiadores sérios demonstram evidências que sugerem quê outros podem ter precedido a invenção. No entanto, uma correspondência entre George Whatley e John Fenno, editor de A Gazeta dos Estados Unidos, sugeriu que Franklin realmente inventou óculos bifocais.

As primeiras lentes para corrigir astigmatismo foram construídas pelo britânico astrônomo George Airy, em 1825. Ao longo do tempo evoluiu a construção de armações de óculos. Oculares iniciais foram desenhados para manterem a pressão sobre o nariz. Girolamo Savonarola sugeriu que as lentes podem ser mantidas no lugar por uma fita por cima da cabeça do utilizador, esta por sua garantida pelo peso de chapéu.

Dias Atuais

Apesar da crescente popularidade de lentes de contato e de cirurgia corretiva a laser, óculos permanecem comuns com as melhoras na tecnologia. Por exemplo, agora é possível comprar quadros feitos de ligas que retornam à forma correta depois de dobrados. Outras armações possuem molas dobradiças. Qualquer um dos modelos oferece capacidade muito melhor para resistir às pressões de uso diário e dos acidentes ocasionais.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.