A Invenção Do Relógio De Pulso

Hoje, o tempo voa. Não temos um horário de descanso definido, já que, com a globalização, os empregos tornaram-se mais exigentes, obrigando o funcionário ou funcionária a dispor quase que todo o dia para os trabalhos.

E o relógio é um grande aliado dessas pessoas, visto que com ele é possível saber as horas para realizar um determinado tipo de tarefa, saber qual é a hora adequada de tomar um medicamento, além de ter uma noção de dia, tarde e noite.

A Invenção Do Relógio De Pulso

A Invenção Do Relógio De Pulso

Apesar de a invenção do relógio ser de uma utilidade gigantesca para a humanidade, devemos dar créditos também á miniatura do objeto para que pudesse ser levado a qualquer lugar: o relógio de pulso. Apesar de atualmente ser mais um acessório comum tanto para homens quanto para mulheres, o relógio de pulso, antigamente, era um luxo para poucos.

Mas você conhece um pouco sobre a origem do relógio de pulso? Não? Neste artigo, iremos expor tudo isso a você, além de curiosidades acerca dos modelos mais caros da atualidade. Então, vamos lá?

http://www.youtube.com/watch?v=s4P17hCTA90

A Invenção Do Primeiro Relógio Mecânico

Antes de conhecermos a história da invenção do relógio de pulso, devemos também voltar um pouco mais no tempo, e saber a história da invenção do relógio, já que, sem ele seria impossível o aprimoramento para que as engrenagens do relógio fossem diminuídas para que conseguissem se adequar ás dimensões de um relógio pequeno.

Nós devemos ter em mente que o conhecimento das horas já veio muito tempo, muito tempo mesmo, da invenção do primeiro relógio inventado mecanicamente. Para você ter uma ideia, o primeiro relógio mecânico produzido data do século XIV, e a divisão das 24 horas em um dia já data de mais de 5 mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Embora o relógio mecânico tenha sido inventado no século XIV, somente foi difundido quatro século mais tarde, ou seja, no século XVIII.

A Invenção Do Primeiro Relógio Mecânico

A Invenção Do Primeiro Relógio Mecânico

O sistema de contagem do tempo naquela época era baseada nos movimentos astrais (movimentos dos corpos celestes do espaço), e a maior conquista para que a divisão dos horários se deu quando foi definido o meio-dia.

Voltando aos primeiros relógios, nós devemos enfatizar que as engrenagens feitas e empregadas nos relógios não tinham uma precisão muito confiável, mas foi um passo e tanto para que a medição do tempo fosse mais simplificada, e também mais precisa do que os primeiros modelos.

Antes dos relógios de engrenagens, era comum a ampulheta, que é um relógio de areia, o relógio de água e o relógio de sol, que é um dispositivo colocado em uma área externa, e, aproveitando o movimento do sol, indicava o horário.

Agora, depois de uma breve introdução sobre a invenção dos primeiros relógios de engrenagens, vamos a história do relógio de pulso.

Relógio De Pulso: A Origem

O relógio de pulso teve origem há muitos anos, mais precisamente em 1814, depois de uma encomenda de Carolina Murat, que era irmã de Napoleão Bonaparte, um líder francês que entrou para a história. De autoria de Abraham Louis Bréguet, um relojoeiro, o relógio de pulso ainda era menos difundido entre as pessoas.

Há quem indica que foram Adrien Phillipe e Anthoni Patek os reais inventores do relógio de pulso. Em 1868, fundaram uma empresa, que tem o sobrenome de ambos na nomenclatura, e começaram a produzir os primeiros relógios de pulso em escala. O modelo, de uso feminino, logo começou a se difundir, se tornando um acessório indispensável no vestuário das mulheres.

Mas o Pai Da Aviação Também Deixou Sua Marca

O brasileiro Santos Dumont, que é considerado o ‘’Pai da aviação’’ por conta do seu sobrevoo em Paris a bordo do 14-Bis também colaborou na confecção dos relógios de pulso.  Dizem que o aeronauta queria saber com exatidão o tempo de seus voos. Porém, retirar o relógio dentro do bolso era uma coisa incômoda. Assim, Dumont amarrou um lenço em cada extremidade do relógio, fixando-o no pulso.

Depois disso, foi até a relojoaria de Louis Cartier, um amigo próximo de Dumont, e pediu a ele um relógio de pulso nos padrões de um relógio compacto para que a sua colocação no pulso fosse suave. E assim, no mês de março de 1904, Cartier manda para Dumont um grande relógio feminino, sendo as pulseiras de couro, para que ele pudesse utilizá-las com mais praticidade. Foi daí que a moda de relógios para os homens surgiu. E então consideram que Santos Dumont foi o pioneiro no uso do relógio de pulso para pessoas do sexo masculino.

Variedades Do Relógio De Pulso

Há duas variedades de relógio de pulso, no qual você vai conferir logo a seguir.

*Relógio Mecânico

O relógio mecânico é o mais tradicional, sendo ele também o mais caro, isso por causa do alto custo do trabalho para fazê-lo, pois o trabalho empregado é muito complexo, visto que a construção do relógio mecânico é bastante delicada. Uma mola é necessária para que a energia suficiente possa ser cedida ao oscilador, que é uma roda comumente chamada de roda de balanço. Tal roda gira a 28 000 por hora, ou seja, o relógio pode vir a perder muitos segundos em apenas um mês.

*Relógio De Quartzo

Os relógios de quartzo são os mais comuns nas lojas, e muito mais precisos do que os relógios mecânicos. Para você ter uma ideia, o relógio de quartzo perde aproximadamente apenas 10 segundos por mês. Possui uma precisão de mais de 32.760 vibrações por segundo. Outra vantagem dos relógios de quartzo é que os mesmos não necessitam de uma corda, apenas de uma bateria que é trocada de 2 em 2 anos, aproximadamente. Há vários tipos de relógio de quartzo, sendo analógico, que é o tradicional (ponteiros), digital, onde a hora é mostrada através de um visor e o analógico-digital, onde há os ponteiros e o visor, simultaneamente.

Modelos De Relógios De Pulso Mais Caros Do Mundo

Alguns relógios de pulso se destacam, tanto pela sua beleza quanto pelo seu preço. Confira, aqui, o preço de dois dos relógios mais caros do mundo:

1-Patek Philippe’s Platinum World Time

Esse relógio custou, em um leilão, mais de 4 milhões de dólares, pelo simples fato de acreditar que apenas uma peça foi produzida. Mas também não é só por isso. Vem com várias funcionalidades e também é um dos mais confortáveis.

2-Carat Chopard

Esse é o mais caro do planeta. Vem com vários tipos de pedras preciosas, incluindo mais de 200 diamantes, incrustados no corpo do relógio. Para tanto requinte, 25 milhões de dólares parece ser um bom preço.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.