A História e o Hoje do Disco de Vinil

Os primeiros registros de gravação de áudio em mídia magnética foram em cilindros, a primeira das muitas que depois se sucederam em diversos tipos de mídias, foram feitos pelo inventor do primeiro fonógrafo, Thomas Alva Edison, em meados de 1877. Tentativas de gravação de som foram feitas muito mais cedo do que isso, mas nenhuma delas foi capaz de reproduzir a voz humana.

Em 1887, outro americano, Emile Berliner (um imigrante alemão nos Estados Unidos) registrou uma patente para um sistema de gravação baseado em um disco achatado ao invés de um cilindro.

Este foi um desenvolvimento muito significativo, porque os discos novos foram muito mais fáceis de produzir em massa do que os cilindros que eles substituíram.Isso foi importante no sentido de tornar a tecnologia disponível a um mercado mais amplo.

Pré-definições

Na virada do século, a indústria havia começado a estabelecer um diâmetro de 10 polegadas para o novo formato de disco. A velocidade de rotação variou um pouco de um fabricante para outro, mas a maioria voltou-se entre 75 e 80 rotações por minuto e as máquinas de reprodução, os Gramofones, eram capazes de alguns ajustes.

O nome “Gramofone” começou como uma marca para a nova invenção, mas os europeus o adotaram como genérico, enquanto os americanos continuaram a usar o termo Fonógrafo.

Gramofone

Uma teoria popular para a escolha de 78 rpm se chega a partir de cálculos com base na velocidade de rotação síncrona dos motores elétricos e das relações de transmissão possíveis. Isto não é tecnicamente apoiado por alguma evidência histórica.

É muito mais provável que em uma velocidade de cerca de 78 rpm, simplesmente se mostraram os melhores resultados empíricos com os materiais e tecnologias disponíveis no momento.

Materiais do Disco

Diversos materiais foram utilizados para a fabricação dos primeiros discos, mas a goma-laca (uma resina feita a partir de secreções do inseto lac) foi o material encontrado para ser o melhor no fabrico. Normalmente uma mistura de barro fino ou outro enchimento foi adicionado. No entanto, na década de 1930 a goma-laca natural começou a ser substituída por resinas sintéticas equivalentes.

Primeiros

As primeiras gravações de 78 rpm foram de lado simples, mas gravações dupla face foram introduzidas inicialmente na Europa pela gravadora Columbia. Em 1923, gravações de dupla face se tornaram uma norma em ambos os lados do Atlântico.

O disco de 78 rpm, reinou supremo como o meio de gravação melhor aceito por muitos anos, apesar de sua tendência a quebrar facilmente e ao fato de que as obras já não podiam ser escutadas sem interrupções para mudanças de faixa gravada.

Uma Novidade

Em 1948, a gravadora Columbia aperfeiçoou o disco de vinil de longa duração, ou Long Playing (LP). Girando a 33 rpm com o novo formato poderia facilmento gravar até 25 minutos por lado. Este disco novo também teve um nível muito baixo de ruído de superfície do que seus primos mais velhos de goma-laca .

LP

No entanto, a grande rival da Columbia, a gravadora RCA Victor, em seguida, produziu o disco de vinil de sete polegadas a 45 rpm. Estes podem receber tanta gravação como o de 12 polegadas e 78 rpm, mas eram muito menores e atraentes comercialmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.