Invenções Inspiradas em Pesquisas da NASA

A NASA Ajuda a Lançar Vários Produtos

A agência espacial americana vive realizando pesquisas para encontrar componentes e realizar descobertas que ajudem a exploração do espaço. Essas pesquisas revelam descobertas importantes para o progresso da ciência do mundo. No entanto nem sempre essas pesquisas dão certo, e às vezes o resultado é um produto fracassado na missão de ajudar a desvendar os mistérios do mundo. Se o objeto descoberto não serve para o dia a dia da agencia, algumas vezes serve e muito bem para outras finalidades, e passa a ser comercializado.

Maiores Descobertas

Veja Alguns Exemplos:

LEDs

Led significa “diodo emissor de luz” em inglês. Atualmente estão presentes em diversos tipos de aparelho, devido a sua economia de energia e longevidade. No entanto, você sabe a origem do LED? Ele surgiu para iluminar os painéis presentes nos ônibus artificiais, e logo que perceberam as vantagens do material começou a ser empregado em outros lugares.

Aspirador de Pó de Mão

Os aspiradores de pó em modelos mais compactos e portáteis começaram a surgir inspirados em um aparelho de pesquisa da NASA. Durante as missões na Lua, era necessário um aparelho que sugasse partículas do solo para análise posterior. O aparelho deveria ser pequeno e econômico, e um design compacto foi planejado para o equipamento. O objeto acabou inspirando os fabricantes de eletrodomésticos, que criaram aspiradores de pó com design semelhante.

Cientificas

Comida de Bebê

A comida de dos astronautas recebia um aditivo para ficar mais nutritiva e não comprometer a saúde durante as longas viagens espaciais – o nome do complemento é Formulaid. Esse aditivo é feito com base em microalgas, e está sendo utilizado atualmente para complementar a comida de bebê.

Viscoelástico

O viscoelástico é a mais famosa descoberta “doméstica” da NASA, principalmente porque está presente em colchões e travesseiros que informam no slogan ou na propaganda que o a espuma foi descoberta na agencia espacial. No entanto, o viscoelástico é mais uma das invenções da NASA que não deu certo, pelo menos para eles. Em 1966, os cientistas procuravam formular um material que fosse capaz de absorver choques. Este material seria utilizado para revestir as naves.

Invenções Inspiradas em Pesquisas da NASA

O viscoelástico foi então criado. As propriedades deste novo tipo de “espuma” eram adequadas, já que o material se comprimia quando recebia pressão e voltava ao seu tamanho e forma original quando a pressão era retirada. Mas o cheiro do material foi considerado forte demais e portanto inadequado para revestir a nave. A tecnologia foi recusada na NASA, mas Charles A. Yost (pesquisador envolvido no projeto) abriu uma empresa que começou a comercializar produtos fabricados com o viscoelástico – e o produto fracassado na NASA faz muito sucesso até hoje nos lares mundo afora.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.