Ectoplasma

Ectoplasma é uma substância estranha e elusiva que, enquanto os céticos refutam a sua existência em todos os aspectos, é relatado por estes como totalmente repugnante. É uma substância aparentemente real, de natureza gasosa, que é expelida pelo corpo do médium e pode se transformar em matéria, como rostos e até mesmo o corpo inteiro dos espíritos. O ectoplasma, muitas vezes parece ser de cor branca leitosa e cheiro característico, de acordo com a maioria dos relatórios.

Origens

O termo foi cunhado pelo cientista francês Charles Richet em 1894, para explicar um terceiro braço, que alegadamente apareceu a partir da medium Eusapia Palladino, o termo ectoplasma veio da palavra grega “ekto” e “plasma”, que significa substância exteriorizada. Estas emanações são comprovadamente quentes ao toque e muitas vezes são relatadas com uma textura coagulada, parecido com muco. Eles são expelidos por um orifício do corpo, tais como a boca, orelhas ou nariz, mas também pode vir dos olhos, umbigo e até mesmo os mamilos. Também foi relatado que o Ectoplasma desaparece quando exposto à luz e se manipulado com às mãos. O Ectoplasma é altamente sensível à luz e ao toque humano. Esta foi uma das razões que fizeram os médiuns insistirem que sessões mediúnicas devem ocorrer na escuridão e que o público não deveria se aproximar dos médiuns ou das emanações que tinha formado.

Fraude

Os críticos tinham suas próprias razões para acreditar que a escuridão e a necessidade de evitar expor o ectoplasma à investigação eram sinais mais do que claros de mais uma fraude. Análises que tinham sido efetuadas em amostras da substância produziram poucas pistas. A maioria dos críticos alegaram que era gaze, papel ou tecido, que provavelmente havia sido mastigado e logo depois regurgitado. Um investigador afirmou que o ectoplasma que ele estudou nada mais era do que manteiga. O investigador e mágico Harry Houdini encontrou a maioria dos ectoplasmas que investigou tratava de nada mais ser que artifício óbvio. Ele tinha visto médiuns que usavam bexigas de borracha para forjar o ectoplasma saindo de suas bocas e tinha encontrado outras pessoas usando algodão emplastado com gordura de ganso e outros ainda usando tiras de pano que tinha sido moldado em formas estranhas e véus.

Para Houdini foi fácil, pois ele mesmo sabia como funcionavam os meios de engolir todos os tipos de substâncias e, em seguida, regurgitá-los à vontade. Houdini muitas vezes engoliu substâncias estranhas como chaves, agulhas, fios e outros itens e logo depois voltava a fazê-las aparecer novamente. Ele e muitos outros pesquisadores, chegaram à conclusão de que as pessoas presentes nestas sessões ficaram impressionadas e acreditaram no ectoplasma, devido ao poder da sugestão. As substâncias estranhas e bizarras que apareceram no meio destas sessões parecem incrivelmente dramáticas em uma sala pouco iluminada e uma vez que as luzes se acenderam, as emanações fantasmas teriam desaparecido! Quem não ficaria impressionado?

Conclusão

Fraude ou Sobrenatural? Os crentes eram absolutamente convencidos da realidade das coisas e os céticos (alguns diriam os racionais) foram completamente do outro lado do muro. Houdini uma vez escreveu que: “Nada cruzou o meu caminho para me fazer pensar que sejam verdadeiras estas emanações do corpo humano”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Impressionante

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.