História do Jeans: A Calça Mais Famosa do Mundo

Todo mundo tem pelo menos uma peça jeans no seu guarda-roupa, trata-se de uma das únicas peças que nunca saem de moda. Quem prova a primeira peça jeans não consegue mais parar de usar. O mais interessante é que todo mundo usa jeans, uma peça absolutamente democrática.

Mesmo com mais de um século e meio de existência o jeans é atual e moderno, está sempre sendo reinventado e aparecendo em peças diferentes. Hoje em dia podemos encontrar peças jeans de todas as cores, formas, preços enfim ao acesso e gosto de todos. Não usa jeans quem não quer.

O Surgimento do Jeans

A peça é icônica entre os artistas e entre os anônimos e surgiu no século XIX, uma criação de Claude Levi-Strauss, um alemão judeu. Uma curiosidade é que nem sempre a calça mais famosa do mundo teve essa cor índigo, no começo a calça era feita de lona de barraca e não tinha uma grande variedade de modelos.

As calças foram criadas para ser resistentes e por isso não havia uma grande preocupação com o estilo da peça. Em geral os modelos tinham uma cor que ficava entre o marrom e o bege. Como Strauss era preocupado com a opinião dos seus clientes fez uma pesquisa a respeito do que as pessoas achavam daquelas calças e acabou encontrando um tecido mais adequado.

O Jeans

O novo tecido de Strauss era feito com um algodão que parecia um tipo de sarja que era muito bem trançada. Na verdade esse tecido era o brim que apresenta muita resistência, mas ainda assim flexibilidade. O tecido surgiu na cidade francesa de Nîmes, veio daí o nome Denim, uma contração de De Nîmes.

O azul do jeans foi uma criação de Strauss que resolveu tingir o brim com uma planta chamada Indigus. A raiz dessa planta possui um corante bastante forte que é o que dá a cor índigo, originalmente o brim era branco. O nome de jeans foi dado como uma referência aos marinheiros de Gênova, na Itália, que desde o século XVI chamavam as suas calças de Genes. Devido ao sotaque italiano a palavra acabou se tornando jeans.

Os Famosos e A Popularização do Jeans

Com o passar do tempo a indústria passou a incluir nas suas linhas de produção o jeans, porém, a peça ainda não era todo esse sucesso de hoje. O grande sucesso veio mesmo a partir da década de 1950 por causa de artistas como James Dean, Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley que passaram a usar muito o jeans.

Os jovens da época viram os seus ídolos trocarem as roupas que até então eram o hit da moda pela calça jeans, daí surgiu o interesse por essa peça. Provavelmente, muitos pensaram que a calça jeans seria apenas mais uma tendência que ira embora com o passar do tempo. A verdade é que essa calça mudou até mesmo o comportamento da sociedade.

Jeans

Jeans

O Jeans e A Revolução de Comportamento

O jeans se tornou ainda mais querido depois que outros artistas surgiram com a peça como os Beatles, Janis Joplin, Jimi Hendrix e Bob Dylan. Ainda teve o festival de Woodstock e outros que pregavam paz e amor e em que quase todo mundo usava alguma peça jeans. Alguns movimentos como os punks, yuppies, darks, existencialistas, hippies entre outros adotaram o jeans como o seu dress code.

O Brasil também passou por essa fase da chegada do jeans, hoje em dia nosso país é o segundo maior mercado do jeans ficando atrás somente dos Estados Unidos. O consumo do jeans no Brasil atualmente passa dos 100 milhões de peças todos os anos. A exportação brasileira de jeans também tem grande destaque.

Os Vários Tipos de Jeans

O jeans tem um conceito de liberdade, algo como a roupa informal que você pode usar sem ser julgado. Aliás, o jeans tem ganhado muitas possibilidades nas últimas décadas deixando de ser apenas uma opção de calça. Dentre as peças que fazem sucesso no guarda-roupa dos mais estilosos estão as jaquetas, vestidos, coletes, shorts entre outras possibilidades jeans. Surgiram ainda várias lavagens de jeans e outras possibilidades.

Jeans Tradicional

O modelo tradicional do jeans é aquele que tem cinco bolsos e que foi o modelo criado por Strauss, o modelo 501 concretiza isso. A cintura dessa calça está no lugar correto e a barra afunila conforme chega ao final da perna. Um modelo de calça que veste bem em qualquer tipo de corpo, de homens e mulheres.

Jeans Antifit

Um modelo que parece bastante com o 501 de Strauss, mas que tem um estilo mais despojado, um modelo que pode contar com algumas sobras de tecido sendo mais confortável. O modelo também pode ser botões ao invés de zíper entre outros toques diferentes. Ressaltamos que mesmo o modelo sendo confortável não é o mais indicado por não vestir tão bem.

Jeans Slin Fit

A calça que é bem justa e cuja cintura é muito baixa, tipo Saint-tropez. O modelo marca os quadris e valoriza o bumbum, mas é o responsável por formar os temidos culotes na cintura pelo fato de apertar o corpo empurrando as gordurinhas para cima.

Jeans Semibaggy

Um modelo de calça mais feminino ideal para quem tem cintura fina e quadril um pouco mais avantajado. Já fez um grande sucesso, mas hoje em dia foi deixada de lado.

Jeans Cigarrete

Um jeans justo no qual pode ser usado um pouco de Lycra também para oferecer mais facilidade ao vestir e uma textura confortável. Esse modelo oferece uma aderência melhor ao corpo. Quem está com uns quilinhos a mais deve evitar esse modelo para não ficar com o chamado corpo de coxinha, ou seja, com um grande volume encima e fininho embaixo.

no images were found

Jeans Oversized

Um modelo largo de calça que em geral parece ser bem maior do que o seu dono, pode ser que tenha a cintura e a boca apertados. Algumas versões desse jeans contam com uma grande quantidade de bolsos, o modelo de jeans que os skatistas mais usam. Quem está acima do peso deve evitar para não parecer mais cheinho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.